Departamento de Psicologia Social
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Professora Emérita é Titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Graduada em Física, Mestre, Doutora e Livre Docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo, foi Professora Visitante do Departamento de Física da Universidade de Pisa, Itália (FAPESP, USP e INFN-Istituto Nazionale di Fisica Nucleare), do LPE-Laboratoire de Psychologie Environnamentale da Universidade de Paris V (FAPESP, Acordo USP-COFECUB e CNRS), do Centre de Recherches Historiques da EHESS-Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales-Paris (EHESS e CNRS) e da UPAEP- Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla,México (FAPESP, CNPq, UPAEP e CONACYT), nos quais conduziu, como representante brasileira, investigações em cooperação internacional. É Presidente da Comissão Estadual de São Paulo do IBECC-Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura / UNESCO, do Conselho da FUNBEA-Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, foi Representante brasileira frente ao Acordo firmado entre o Ministério da Educação e Science Group Museum (Reino Unido) para a criação de um Museu de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo. Propositora e Coordenadora do Grupo de Estudos em Política Ambiental do Instituto de Estudos Avançados da USP e do LAPSI-Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção (PST/IPUSP). Suas publicações versam sobre as temáticas de Psicologia Social, Teoria Crítica, Psicologia Política, Política Ambiental, Epistemologia e Metodologia da Ciência.

Disciplinas

Graduação

PST2671- A Construção do Objeto da Psicologia Social: Problemas Históricos e Metodológicos

PST2672 – Poética do Espaço e Psicologia Social: Ambiente, Subjetividade e Identidade

Pós-Graduação

ECO5019 – Processos Psicossociais e Sustentabilidade

ICA5752 –  Pesquisa em Meio Ambiente e Interdisciplinaridade

PST5737 – Intervenção Social e Conhecimento Científico

PST5738 – Ciência: a Constituição do Objeto da Psicologia Social

PST5739 – Metodologia da Ciência: História e Método na Psicologia Social Contemporânea

PST5796 – Pesquisa Científica em Psicologia Social: Abordagens, Métodos e Técnicas

PST5809 – Relações entre a História e a Psicologia Social no Estudo da Cidade

PST5868 – Metodologia da Ciência: A Questão da Verdade

Projetos

Cunha: Raízes Caipira. Observatório Regional de Gestão e Planejamento Participativo (2006 – 2008)

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Coletivo Educador da Região Norte da Cidade de São Paulo (2007 – 2009)

Descrição: A presente proposta visa o aprimoramento na eficiência e eficácia de produção de mudanças ambientais comprometidas com a construção de sociedades sustentáveis, pela via da educação ambiental e através da orquestração de ações e iniciativas englobando programas de: a) formação de educadores ambientais, b) educomunicação socioambiental, c) educação por meio de estruturas educadoras, e d) educação em foros e coletivos, conjugando uma interação dinâmica entre os mesmos e articulando-os em um único delineamento projectual. A denominação Coletivo Educador da Região Norte da Cidade de São Paulo inspira-se no fato de que, a presente proposta, pretende constituir um coletivo de instituições públicas e/ou da sociedade civil sediadas e/ou atuando na região norte de São Paulo, com o propósito de emular, promover e subsidiar a organização de coletivos de habitantes e/ou associações enraizando-se, propagando-se e expandindo-se na Região Norte. Co-autoria, Coordenação Acadêmica e coordenação de implementação.
Situação:Concluído; Natureza: Pesquisa. Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal – Auxílio financeiro.

Observatório Metropolitano de Redes de Educadores Ambientais (OMREA): um estudo na Região Norte da Cidade de São Paulo (2007 – 2010)

Descrição: O projeto visa acompanhar a implantação de um Coletivo Educador na Região Norte da Cidade de São Paulo, criando uma rede de educadores ambientais articulando as diferentes ações objetivando o aprimoramento das condições sociombientais vigentes na região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Formas organizativas de coletivos sociais e políticos em cidades latino-americanas. Estudo sobre o enraizamento em fronteiras urbanas – periurbanas em São Paulo ((Brasil) e Puebla (México) (2010 – Atual)

Descrição: Este projeto visa contribuir para a compreensão do processo de formação e da dinâmica psicossocial de grupos territorializados, bem como da maneira como estes grupos evoluem e se relacionam com seu entorno. Como problema geral, esta pesquisa ocupa-se da participação popular em fronteiras urbanas-periurbanas no Estado de São Paulo e busca situar as causas e consequências psicossociais do associativismo civil, à luz do conceito teórico de enraizamento, buscando apreender, ademais, aspectos referentes à formação de uma identidade, quer individual, quer coletiva, como fator de emergência e manutenção de uma força de coesão entre indivíduos e grupos, constituindo formas organizativas permanentes ou efêmeras de coletivos sociais e políticos. Seu objetivo principal é o de gerar conhecimentos a respeito do tema, mediante o desenvolvimento de uma investigação empírica, baseada em um estudo de caso do território conurbado da cidade de Jacareí-SP, situada no Vale do Paraíba, em sua fronteira norte com os limites da cidade de São Paulo. São alvos de nosso interesse as causas e consequências das dinâmicas psicossociais da aproximação ou afastamento de indivíduos e grupos, identificando seus determinantes endógenos e exógenos e suas inter-relações, delineando o âmbito de sua atuação sobre coletivos sociais e políticos. O substrato das análises constitui-se em dados retirados da história das formas organizativas em estudo e de histórias de vida de participantes nesses coletivos, visando-se à apreensão de possíveis relações entre elementos biográficos, trajetórias territoriais, características dessas formas organizativas e seus eventuais elos poéticos. O método do estudo está sendo estruturado conduzido pela hipótese de que uma articulação das informações históricas coletadas subsidiará uma descrição qualificada da participação política envolvendo a integração das contribuições advindas das diferentes áreas científicas que compõem o estudo interdisciplinar (psicologia social, urbanismo, demografia, geografia, engenharia computacional, cinema) e que terá como referência central vinculações entre identidade e ambiências territoriais / paisagísticas. Os coletivos serão descritos através de um sistema de categorias de informações sobre suas características institucionais formais ou informais e a história de sua constituição, segundo coleta de informações primárias e secundárias, através de provas documentais e / ou testemunhais. Os procedimentos de coleta de informações sobre os participantes dos coletivos serão os advindos de entrevistas em profundidade, através de memórias e reminiscências oferecidas espontaneamente pelos depoentes aos entrevistadores. As entrevistas serão gravadas e transcritas subsequentemente, mediante consentimento livre e esclarecido dos entrevistados. O conteúdo das transcrições do desenrolar das entrevistas será objeto de análise tendo em vista chegar-se ao estabelecimento de classes semânticas organizadoras das informações nele contidas, representadas por palavras ou expressões que sintetizem, para os analistas, categorias semânticas relevantes para a caracterização das histórias de vida em função de referências teóricas e conceituais pré-estabelecidas e derivadas dos próprios testemunhos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Financiador(es): Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

Coletivos Sociais e Políticos em cidades latino-americanas (2010 – Atual)

Extensão

Série de Vídeo-documentários para a Educação Ambiental Popular (2008 – 2010)
Descrição: Visa desenvolver uma série de documentários voltados à educação ambiental popular mediante subvenção concedida pela UNESCO através do Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Integrantes: Eda Terezinha de Oliveira Tassara – Coordenador.
Exposição Científica Itinerante ?Água, uma viagem no mundo do conhecimento? (2002 – 2004)
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Eda Terezinha de Oliveira Tassara – Coordenador.
Financiador(es): Museu de Ciências da USP – Outra.
Realização de documentário comemorativo dos 500 anos de nascimento de Nicolau Copérnico (1976 – 1978)
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Eda Terezinha de Oliveira Tassara – Coordenador.
Financiador(es): ECAUSP – Cooperação.
Construção e Avaliação de Filmes Didáticos de Física (1970 – 1974)
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Eda Terezinha de Oliveira Tassara – Coordenador.
Financiador(es): Instituto de Física da Usp – Auxílio financeiro / Escola de Comunicações e Artes – Cooperação.
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Laboratórios

Laboratório de Estudos em Psicologia Social e Mundo Contemporâneo: Paradigmas & Estratégias (LAPSI)

A configuração atual do Laboratório de Estudos em Psicologia Social e o Mundo Contemporâneo: Paradigmas e Estratégias (Lapsi) resulta da fusão de dois Grupos de Pesquisa: 1) Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção, fundado em 1998 pela Dra. Eda Tassara; e 2) Mitopoética da Cidade, fundado em 2012 pela Dra. Sandra Patrício, institucionalizando-se assim a convergência que sempre existiu entre estas duas linhas de investigação. Uma convergência que nada tem de acidental, posto que a inspiração e ensinamentos da Dra. Eda Tassara, sobretudo aqueles concernentes ao método científico e à constituição do objeto da psicologia social, marcaram profundamente a formação e os interesses científicos da Dra. Sandra Patrício desde os idos da década de 1990, quando foi sua aluna, e durante os seguidos anos da colaboração quase ininterrupta que se estabeleceu entre ambas desde então.

O Laboratório, em continuidade às diretrizes dos grupos de pesquisa originários, tem como sua finalidade primordial a formação de pesquisadores e a produção de conhecimento na fronteira entre Psicologia Social, Ética e Política. Nesta perspectiva, seu campo universal e universalizante é o homem e o mundo contemporâneo, em suas dimensões biopsicossociais enunciadas sobre conteúdos materiais e não materiais e suas determinações ético-histórico-culturais.