Departamento de Psicologia Clínica.
Linhas de Pesquisa: Intervenções Clínicas em Instituições e Práticas Clínicas Psicológicas: Fundamentos, Procedimentos e Interlocuções.
Telefone: 55 11-3091-4173 | Fax: 55 11-3091-4173 | eherzber@usp.br | Lattes 


 

Possui graduação em Psicologia em Instituto de Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado (1986), doutorado (1993) na área de concentração em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e título de livre-docente (2007) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é profissional autônoma – Consultório de Psicologia e Professora Associada do Departamento de Psicologia Clínica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, clinicas-psicológicas-escola, psicologia da gravidez, técnicas projetivas e formação em psicologia clinica.

Intervenções Clínicas em Instituições e Práticas Clínicas Psicológicas: fundamentos, procedimentos e interlocuções

O foco das pesquisas que realizo estão dirigidas ao trabalho do psicólogo em instituições de saúde. Tem sido realizadas especificamente (mas não exclusivamente) na Clínica Psicológica Dr. Durval B. Marcondes do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo que constitui, além de um serviço de atendimento à comunidade, um centro de treinamento e formação de profissionais e de pesquisas. A investigação abrange instrumentos de avaliação, particularmente o Desenho da Figura Humana e o Teste de Apercepção Temática e modalidades de atendimentos psicológicos adaptados a nossa realidade. Intercâmbios com pesquisadores interessados em estudos multiculturais tem trazido novo direcionamento a essas pesquisas. Para o gerenciamento das informações e dados advindos da Clínica Psicológica tem sido também desenvolvidos e utilizados os recursos da informática, tal como por exemplo o “software”, PsicoUsp, atualmente implantado na Clínica.

Disciplinas

Projetos

Em andamento

  • Avaliação psicológica e Atenção à Terceira Idade (2012 – )
  • Possibilidades de Atendimento em Clínicas (Serviços)- (2003 – )
  • Serviços-Escola de Psicologia do Brasil (2006 – )
  • Status dos instrumentos de avaliação psicológica (1995 – )

Realizados

  • Software PsicoUsp (1998 – 2008)
  • Desenvolvimento de software para o aprimoramento do funcionamento (gerenciamento) da Clínica Psicológica Durval Marcondes e também favorecer a realização de pesquisas na Instituição por profissionais da área de Psicologia Clínica – Departamento de Psicologia Clínica – Instituto de Psicologia – Universidade de São Paulo.
  • Interação entre clínicas-escola área temática de saúde mental, Álcool e drogas – Coordenadoria de Desenvolvimento da Gestão Descentralizada (COGest), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo: Plano prevenção ao comportamento suicida (2003 – 2005)
  • O psicodiagnóstico e a formação clínica (1999 – 2005)
  • Aspectos psicológicos da gravidez e suas relações com a assistência hospitalar (1983 – 1986)

Grupos de Pesquisa

Laboratórios

Laboratório Interdepartamental de Técnicas de Exame Psicológico (LITEP)

O LITEP tem por objetivo realizar estudos e pesquisas sobre as Técnicas de Exame Psicológico e a Avaliação Psicológica, centralizar as informações sobre as mesmas, promover Congressos e Cursos ligados a esse assunto. Por se tratar de campo de atuação de professores de diversos Departamentos, tem um caráter interdepartamental (PSA, PSC e PST). As Técnicas de Exame Psicológico abrangem, além dos testes psicológicos propriamente ditos, técnicas mais livres como entrevistas, observação lúdica, dinâmica de grupo, técnicas de observação, etc., que são de grande relevância para o diagnóstico psicológico.

Objetivos

Entre as atividades que o LITEP se propõe a realizar podem ser destacadas as seguintes:

  • Planejar e executar pesquisas de adaptação e padronização de instrumentos de avaliação de inteligência, aptidões, interesses, atitudes, personalidade, etc.
  • Elaborar e validar instrumentos adequados à realidade brasileira.
  • Promover a informatização da coleta e análise de dados provenientes dos instrumentos, bem como desenvolver programas para aplicação, avaliação e elaboração de relatório computadorizado dos resultados.
  • Atualizar os dados do “Projeto Banco de Dados das Pesquisas Brasileiras sobre Técnicas de Exame Psicológico” para consulta de profissionais e pesquisadores.
  • Promover a integração das diversas disciplinas relacionadas à área nos vários Departamentos do IPUSP.
  • Promover a troca de informações entre pesquisadores e psicólogos.
  • Elaborar formas de divulgação e difusão das informações sobre as técnicas para permitir a atualização dos profissionais.
  • Realizar pesquisas em colaboração com pesquisadores de outras instituições e regiões do país.

Publicações

Publicações Secionadas (para ver a lista completa, clique aqui)

Artigos completos publicados em periódicos

  • Herzberg, Eliana, Chammas, Débora, HERZBERG, E. Triagem estendida: serviço oferecido por uma clínica-escola de psicologia. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso). , v.19, p.107 – 113, 2009.
  • HERZBERG, E., MATTAR, Andrezza. Instrumentos Clínicos Utilizados no Departamento de Psicologia Clínica da USP: 10 anos depois. Boletim de Psicologia. , v.LVIII, p.39 – 54, 2008.
  • HERZBERG, E. Preliminares terapêuticos durante o processo psicodiagnóstico: vivências dos psicólogos em formação. Boletim. Academia Paulista de Psicologia. , v.XXV, p.46 – 54, 2005.
  • HERZBERG, E. Clínica Psicológica “Dr. Durval B. Marcondes”: Notas sobre o seu desenvolvimento atual. Boletim – Academia Paulista de Psicologia. , v.XXIV, p.28 – 31, 2004.
  • AGUIRRE, Ana Maria de Barros, HERZBERG, E., PINTO, E. B., BECKER, E., CARMO, H. M. S., SANTIAGO, M. D. E. A formação da atitude clínica no estagiário de psicologia. Psicologia USP. , v.11, p.49 – 62, 2000.
  • ARCARO, N., HERZBERG, E., TRINCA, W. O Psicodiagnóstico Infantil no Atendimento Psicológico A Populações Carentes. REVISTA IBEROAMERICANA DE DIAGNÓSTICO Y EVALUACIÓN PSICOLÓGICA. , v.5, p.37 – 52, 1999.
  • HERZBERG, E. Fragmentos: Memórias de Uma Infância 1939-1948. HERANÇA JUDAICA. , p.56 – 58, 1998.
  • HERZBERG, E.
  • Normas Em Tecnicas Projetivas: Necessidade Urgente. REVISTA DE LA ASOCIACION LATINO AMERICANA DE RORSCHACH. , v.3, p.65 – 69, 1995.
  • HERZBERG, E., ERDMAN, E., BECKER, E.
  • Tecnicas de Exame Psicologico Utilizadas No Departamento de Psicologia Clinica do Instituto de Psicologia da Universidade de Sao Paulo: Levantamento Realizado Em 1994.. BOLETIM DE PSICOLOGIA. , v.XLV, p.85 – 96, 1995.

Capítulos de livros publicados

  • HERZBERG, E. PsicoUsp – Programa de Gerenciamento de Clínica-Escola: Aplicações para supervisores e para a pesquisa. In: Atendimento Psicológico em Clínicas-Escola ed.CAMPINAS : EDITORA ALÍNEA, 2006, p. 43-58.
  • HERZBERG, E. Informatização da Clínica Psicológica Dr. Durval Marcondes: benefícios para usuários e profissionais In: Psicologia e Informática: desenvolvimento e progressos.1 ed.São Paulo : Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda., 2005, p. 77-89.
  • ROMARO, Rita Aparecida, HERZBERG, E., KNOBLOCH, Felícia, PAPARELLI, Rosélia Bezerra, GARCIA, Suely Aparecida Ferreira, GABRIADES, Rita Helena Cucê Nobre, FAVILLI, Andréa Paes. Reflexões e decorrências da participação das Clínicas-Escola no Projeto de Prevenção ao Suicídio da Prefeitura Municipal de São Paulo In: Formação em Psicologia: desafios da diversidade na pesquisa e na prática ed.SÃO PAULO : VETOR EDITORA, 2005, p. 323-340.
  • SOUZA, Maria Abigail de, HERZBERG, E. Apresentação da Psicologia Clínica In: 30 anos do Instituto de Psicologia da USP.1 ed.São Paulo : Instituto de Psicologia da USP, 2001, p. 1-1.
  • HERZBERG, E. Informatização de uma Clínica-Psicológica-Escola: considerações gerais e breve apresentação do programa In: Psicologia e Informática: interfaces e desafios ed.São Paulo : Casa do Psicólogo, 2000
  • HERZBERG, E. Use Of TATt in Multicultural Societies: Brazil And The United States In: Handbook of Cross-Cultural and Multicultural Personality Assessment ed.Mahwah, New Jersey, EUA : Lawrence Erlbaum Associates, Inc., Publishers, 2000, p. 447-464.
  • HERZBERG, E. Desenvolvimento Intelectual: Periodo Sensorio-Motor In: A INFANCIA INICIAL: O BEBE E SUA MAE – SERIE PSICOLOGIA DO DESENVOLVI-MENTO ed.SAO PAULO : EDITORA PEDAGOGICA UNIVERSITARIA, 1981, p. 70-90.

Softwares sem registro ou patente

  • HERZBERG, E., PINOTTI FILHO, H. F. F Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Clientes da Clínica Psicológica do Depto. de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Usp (PSICOUSP), 2000.

Banco de Teses USP – clique aqui