Departamento de Psicologia Clínica
Linhas de Pesquisa: Prevenção: programas e intervenções: pesquisas que visam o estudo teórico-crítico e o desenvolvimento de modalidades de intervenção clínica preventivas de problemas psíquicos, distúrbios mentais e de comportamento.
Telefone: 55 11-3091-4910 | Fax: 55 11-3091-4911| elisa.ops@terra.com.br | Lattes
Sala 12  / Bloco FLaboratório Chronos: Centro Humanístico de Recuperação em Oncologia e Saúde
Laboratório Sujeito e Corpo (SUCOR)


Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1973), especialização em Psicodrama pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (1977), especialização em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Regional de Psicologia (2000), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é Professora Sênior da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psico-Oncologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA, IDENTIDADE DO PSICOTERAPEUTA.

Psicologia Clínica- Psicologia da Saúde: Psicologia Hospitalar , Psico-Oncologia. Referencial Teórico: Psicanálise. Fatores Psicossociais do adoecer

Meu trabalho foca a gênese e o desenvolvimento dos processos de adoecimento por câncer entre outros.

Existem diversos fatores emocionais que podem ser identificados ao longo destes processos, fatores estes determinantes no modo de enfrentamento da doença, tanto por parte do paciente quanto por familiares e equipe de saúde. A Psiconeuroimunologia vem constatando, a partir de diversos estudos experimentais, a correlação existente entre emoção e doença, entre estados emocionais e mudanças ocorridas no organismo.

Sabemos da importância do sistema imunológico em relação à saúde em geral, e às neoplasias em particular.Meu trabalho ainda reporta-se às atividades do psicólogo junto a instituições promotoras de saúde, bem como à formação profissional necessária para isto.Apesar da impossibilidade da utilização constante das técnicas propostas pela Psicanálise, nada impede que uma escuta fundamentada neste referencial, permita uma compreensão maior e mais profunda dos fatos. Tendo realizado e publicado trabalhos a respeito de pacientes candidatos a Transplante de Medula Óssea, venho desenvolvendo pesquisas sobre as crenças que envolvem o câncer, bem como aspectos da sexualidade de portadores de C.A. Minhas publicações abrangem ainda questões relacionadas ao atendimento de pacientes terminais, tanto por parte do psicólogo quanto pelas equipes de saúde e pelos familiares.