Departamento de Psicologia Clínica.
Linha de Pesquisa: Intervenções clínicas em saúde mental: diagnóstico, ação terapêutica e prevenção.
Telefone: 55 11-3091-1958 | cassiterides@bol.com.br | Lattes
Sala 27  / Bloco FLaboratório Distúrbios do Desenvolvimento (LDD)

Possui graduação em Medicina pela Fundação do ABC (1974), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e livre docência pela Faculdade de Medicina da USP (1993) atualmente é Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência mental, sexualidade, psiquiatria infantil e autismo.

Psicopatologia na Infância e na Adolescência: Transtornos do Desenvolvimento – Autismo, Síndrome de Asperger, Transtornos desintegrativos, Síndrome de Rett, TDAH, Retardo Mental, Transtornos de Escolaridade. Neste tópico o interesse primordial é o diagnóstico, sob o ponto de vista clínico bem como o funcionamento cognitivo desses quadros. Assim, aspectos genéticos têm sido estudados no decorrer dos últimos anos, propiciando observar a relação dos quadros autísticos com síndromes bem definidas como Aarskog, XXX, e outras.

Também a questão do processamento dos estímulos sensoriais nesses mesmos quadros, tem se constituído em motivo de interesse propiciando o estudo de reconhecimento facial, da percepção de dor, da vivência de tempo ou de outros padrões de estímulos sensoriais.. Da mesma forma estudos sobre sintomas específicos (como estereotipias e quadros rituais ) tem se constituído em áreas de interesse bem como estudos sobre a qualidade de vida dessa população e de suas famílias ( pais e irmãos).