Departamento de Psicologia Experimental
Linhas de Pesquisa: Relações de contingência no comportamento operante. Comportamento de observação: processos discriminativos e atencionais. Processos comportamentais, simbólicos e cognitivo-relacionais.
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Gerson Yukio Tomanari é Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), instituição em que concluiu a graduação em Psicologia, o mestrado e o doutorado em Psicologia Experimental — este último em colaboração com a Universidade de Massachusetts Medical School – Shriver Center (Boston, EUA). Atua no IPUSP coordenando o Laboratório de Análise Experimental do Comportamento e supervisionando uma equipe formada por alunos e pesquisadores do país e do exterior. A partir de uma perspectiva comparativa envolvendo humanos e não-humanos, investiga processos complexos de aprendizagem, tais como o comportamento de observação (subsídio para a compreensão dos processos atencionais e discriminativos) e o estabelecimento de repertórios simbólicos (subsídio para o pensamento relacional e linguístico). Sobre esses temas, foi convidado a proferir conferências em diversas instituições no Brasil e no exterior (Teikyo Univeristy – Japão; University of Canterbury – Nova Zelândia; West Virginia University, University of North Texas, CUNY Queens College – Estados Unidos; Akershus University – Noruega; University of Iceland – Islândia. Atuou como professor visitante na Université Charles-de-Gaulle Lille III – França (2012) e na Aichi University of Education – Japão (2014). Atualmente, é pesquisador e coordenador local do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (MCT/CNPq/FAPESP). No IPUSP, coordenou o curso de graduação em Psicologia entre 2001 e 2007. Foi eleito Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) entre 2006 e 2009. É professor honorário da Universidade Autônoma do Peru. Exerceu o cargo de Diretor do Instituto de Psicologia da USP entre 2012 e 2016. Atua como Coordenador Adjunto da Área de Psicologia na CAPES (2014-2017). É o atual Pró-Reitor Adjunto de Graduação da Universidade de São Paulo.

No Laboratório de Análise Experimental do Comportamento, buscamos compreender processos comportamentais básicos a partir da concepção de que o comportamento é função de uma conjunção de fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais inter-relacionados. Para isso, em uma perspectiva comparativa, utilizamos diferentes organismos (pessoas, pombos ou ratos) que passam por situações experimentais controladas onde características do meio ambiente são sintetizadas. Desta forma, analisamos relações em que organismo e ambiente modificam-se mutuamente. Diferentes linhas de pesquisa estão atualmente em andamento. Uma delas investiga o comportamento de observação. Nesta, particularmente, destacamos o estudo do olhar por meio do rastreamento dos movimentos oculares. Uma outra linha de pesquisa enfoca fenômenos comportamentais complexos como formação de conceito e comportamento simbólico por meio de classes de estímulos equivalentes. Nosso laboratório mantém intercâmbio científico com a Universidade de Massachusetts Medical School – Shriver Center.

Publicações Selecionadas

Tomanari, G. Y., Sidman, M., Rubio, A. R., Dube, W. V. (no prelo). Equivalence classes with requirements for short response latencies. Journal of the Experimental Analysis of Behavior.
Dube, W. V., Balsamo, L. M., Fowler, T. R., Dickson, C. A., & Tomanari, G. Y.(no prelo). Observing behavior topography in delayed matching to multiple samples. The Psychological Record.
Tomanari, G. Y. (2004). Human observing behavior maintained by S+ and S-: Preliminary data. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 4(1), pp. 155-163, 2004.
Tomanari, G. Y. & Eckerman, D. A. (2003). O rato Sniffy vai à escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 19(2), pp. 159-164.
Matos, M. A. & Tomanari, G. Y. (2002). A Análise Experimental do Comportamento no laboratório didático. São Paulo: Editora Manole.
Tomanari, G. Y. (2001). Respostas de observação controladas por estímulos sinalizadores de reforçamento e extinção. Acta Comportamentalia, 9(2), pp. 119-143.
Tomanari, G. Y., Sidman, M., Rubio, A. R., & Dube, W. V. (2000). Effects of fast-responding requirements on the development of equivalence classes in a matching-to-sample task. Experimental Analysis of Human Behavior Bulletin, 18, pp. 21-22.
Tomanari, G. Y., Machado, L. M., & Dube, W. V. (1998). Pigeons observing behavior and response-independent food presentations. Learning and Motivation, 29(2), pp. 249-260.