Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de pesquisa: Pesquisas sobre relações raciais no Brasil. Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Epistemologia da Psicologia.
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Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), e reconhecimento de título de Doutor em Filosofia pela USP em 1988. Fez estágios de pós-doutorado financiados pela FAPESP, na condição de Visiting Scholar, na Universidade da California (1985, Berkeley), New School for Social Research (1989, NY) e Universidade de Columbia (2001, NY). De Novembro de 2010 a Janeiro de 2011, estagiou na UNED da Espanha, departamento de Sociologia I, com bolsa de Formação Permanente da Fundación Carolina. Lecionou e é credenciada no curso de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP. Foi pesquisadora contratada pela Universidade Paulista, de 1998 a 2008, onde exerceu a função de Coordenadora Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, preconceito racial, teoria crítica da Escola de Frankfurt, epistemologia das ciências humanas, The Princeton Radio Research Project.

Os estudos que venho realizando no Instituto de Psicologia, Dept. de Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e na Universidade Paulista, dizem respeito a duas linhas diferentes de pesquisa:Epistemologia da Psicologia, e Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Na primeira linha, em continuidade à minha formação em Lógica Matemática e Epistemologia, tenho estudado a questão dos paradigmas na Psicologia, bem como a função cognitiva da linguagem figurada ou metafórica nas teorias psicológicas. Na segunda linha, as contribuições da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, em especial de Theodor W. Adorno, aos estudos psicossociais do preconceito racial e também, da indústria cultural da música popular a partir da invenção do rádio. Por essa razão, realizei três estágios de pesquisa nas Universidades da Califórnia (Berkeley), New School for Social Research (New York) e Columbia (New York), na condição de Visiting Scholar.

Com relação à primeira linha de pesquisa, focalizei os últimos desenvolvimentos da epistemologia historicamente orientada de Thomas Kuhn, para analisar a sua influência e seu impacto na produção em Psicologia, sobretudo nos anos 80 e 90. Os estudos lingüísticos e históricos da função cognitiva da metáfora nas teorias psicológicas são muito recentes e consideram que a linguagem da Psicologia é, em grande parte, metafórica, embora nem sempre se perceba essa característica imanente. O estudo sobre a questão dos paradigmas na Psicologia foi publicado pela editora Casa do Psicólogo e FAPESP, em 2003, e se encontra na primeira reimpressão. Houve financiamento de Universidade Paulista para essas duas pesquisas. Foi apresentado um curso na pós-graduação do IPUSP, área de concentração em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, sobre a função cognitiva das metáforas nas teorias psicológicas em 2006.

Com relação à segunda linha de pesquisa, realizei um estudo sobre os aspectos psicológicos envolvidos na trama das relações raciais no Brasil, com um grupo de pesquisadores do Instituto de Psicologia da USP, de 1992 a 1996, com bolsa de Produtividade em Pesquisa e Auxilio Temático do CNPq. Esse estudo foi publicado pela Editora Vozes em 2002 e se encontra na terceira edição, pertencendo aos acervos de bibliotecas de várias universidades brasileiras e norte-americanas.

Está em andamento uma pesquisa iniciada na Universidade de Columbia, com financiamento da FAPESP e da Universidade Paulista, a respeito da participação de Theodor W. Adorno no chamado Princeton Radio Research Project, sobre a música no rádio, no período de 1938 a 1941. Essa pesquisa, inédita no Brasil, é importante por prefigurar o conceito de indústria cultural antes mesmo do mesmo ser tematizado pela Dialética do Esclarecimento. Além disso, é um conjunto de textos produzidos por T. W. Adorno, na primeira fase de seu exílio nos Estados Unidos da América do Norte, que exemplifica o método da descrição fisiognômica para se desvendar, a um só tempo, as categorias psicológicas, as tecnológicas e as sociológicas do objeto em estudo.

Esse estudo foi parcialmente apresentado em um curso de pós-graduação do IPUSP em 2007 e será reapresentado em 2008.|

Disciplinas

Pós-Graduação

PSA5876 – A função cognitiva da metáfora nas teorias psicológicas: análise de forma-conteúdo
PSA5881 – A descrição fisiognômica como método: os “cadernos científicos” de Theodor W. Adorno

Publicações selecionadas

Instituições Educacionais e formação do indivíduo
O método da descrição fisiognômica nos estudos sobre a música no rádio de Theodor W. Adorno e o impacto da indústria cultural da música popular na formação do indivíduo
Carone, I, & Bento, M. A. Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes, 2007, terceira edição.
Carone, I. A Psicologia tem paradigmas? São Paulo: Editora Casa do Psicólogo/FAPESP, reimpressão em 2007. (suporte financeiro da Universidade Paulista)
Carone, I. Fascismo on the air. In: Lua nova: Revista de Cultura e Política. São Paulo: CEDEC, n. 55-56, 2002 (p.195-217). (suporte financeiro da Universidade Paulista)
Carone, I. Adorno e a educação musical pelo rádio. In: Educação e sociedade: Revista de Ciência da Educação. Campinas: Editora Cortez, v. 24, n. 83, 2003 (p. 477-493). (suporte financeiro da Universidade Paulista e FAPESP)
Carone, I. A ciência proibida: o veto positivista à Psicologia. In: Rodrigues, M.M. P.& Menandro, P. R. M. (orgs) Lógicas metodológicas:trajetos de pesquisa em Psicologia. Vitória: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo/Editora GM, 2007 (p.225-246).
Carone, I. Democracia e exclusão social. In: Souza, L. & Trindade, Z. A. (orgs.) Violência e exclusão: convivendo com paradoxos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004 (p.7-20).