Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Jogos na aprendizagem e ensino da matemática. Psicologia escolar e Educacional.
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem.
Telefones: 55 11-3091-4355/4185 | lmacedo@usp.br | Lattes |Google Acadêmico

É graduado (1966) em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto, mestre (1970), doutor (1973) e livre docente (1983) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É membro da Academia Paulista de Psicologia e docente aposentado (a partir de agosto de 2011) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo onde exercia o cargo de professor titular. É professor e orientador no Programa de Pós- graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, neste instituto, tendo orientado 70 teses de doutorado e dissertações de mestrado. Sua linha de pesquisa é sobre o valor dos jogos na Psicologia e Educação como recurso de observação e promoção de processos de aprendizagem e desenvolvimento, na visão de Piaget. Atualmente, é integrante do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil Sabará – Pensi.

Psicologia do Desenvolvimento

Minhas pesquisas realizam-se, primeiro, como professor e orientador no Curso de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, onde já orientei 60 teses e dissertações. Segundo, como coordenador do Laboratório de Psicopedagogia (LaPp), no contexto de oficinas de jogos para alunos e profissionais da Educação Básica. Em ambos os casos, duas hipóteses orientam nosso trabalho. A primeira é que os processos de desenvolvimento da criança e sua aprendizagem escolar expressam-se segundo a proposta construtivista de Piaget. A segunda é que os jogos, como o propomos, possibilitam observações e intervenções favoráveis ao desenvolvimento e à aprendizagem das crianças e adolescentes bem como de reflexão e aprofundamento do trabalho educacional de profissionais.

Disciplinas

PSA5777 – O possível e o necessário em Piaget e sua contribuição à aprendizagem escolar
PSA5868 – A Pesquisa em uma Visão Construtivista
PSA5869 – Os Jogos e a Dialética em Piaget
PSA5880 – Coordenadores cognitivos e aprendizagem escolar

Laboratórios

Laboratório de Psicopedagogia – LAPp

Projetos de Pesquisa

Competências e habilidades na Educação Básica: A lição dos jogos (CHEB)

Favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades, articulado e no contexto do ensino de conteúdos relativos às disciplinas que compõem o currículo da Educação Básica, é reconhecido como um problema muito importante, hoje. O objetivo desta pesquisa é contribuir para o enfrentamento desta questão, tendo como referência a visão teórica e metodológica de Piaget e sua escola, bem como da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem aplicadas ao contexto educacional. Jogos e quebra-cabeças serão utilizados como procedimentos de observação e proposição de problemas. Do ponto de vista das competências e habilidades serão estudados aspectos relativos aos esquemas procedimentais, simbólicos e operatórios, por sua função de desenvolver o ?saber pensar? e ?criar oportunidades?. Do ponto de vista dos conteúdos escolares, será investigado o valor dos jogos Equilíbrio, Feche a Caixa, KenKen, Pet Squares, Quarto, Set ou Sudoku na aprendizagem da leitura, escrita, cálculo, uso de tecnologia em sala de aula ou recursos cognitivos de crianças com paralisia cerebral. Os participantes da pesquisa são alunos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP, orientados, atualmente, pelo coordenador da pesquisa.

Jogo, Ensino e Aprendizagem – (JEA)

Jogos e desafios são meios de ensinar e aprender conteúdos valorizados nos currículos da educação básica. Neles enfrentam-se problemas com sentido, que demandam fazer escolha, calcular e enfrentar conseqüências. Sob a orientação de um professor, podem criar situações em que é necessário agir, interpretar, formular hipóteses, definir estratégias, validar argumentos, registrar, criar e obedecer a regras, efetuar trocas em grupo, construir conhecimentos, reunir e formalizar informações ou experiências, produzir ou reconhecer um saber coletivo. Apoiados nessas hipóteses estão sendo realizados três estudos: 1) noções aritméticas em alunos de 4 a 6 anos; 2) cálculo mental em alunos de terceira série; e 3) estruturas multiplicativas em alunos de terceira série. Os estudos são fundamentados em Meirieu, Brousseau, Piaget e Inhelder bem como nas pesquisas orientadas por Macedo.

A aprendiagem escolar em uma situação de jogo

Jogos e desafios podem ser um bom recurso à aprendizagem da Matemática na Escola de Educação Infantil e Escola Fundamental I (de primeira à quarta série)? Nossa hipótese é que sim, sobretudo se, de um ponto de vista didático, forem considerados como situações-problema, e, de um ponto de vista teórico, como resolução de problemas. Para isso, estão sendo realizados três estudos: 1) noções aritméticas em alunos de 4 a 6 anos, 2) cálculo mental em alunos de terceira série, e 3) estruturas multiplicativas em alunos da terceira série. As propostas de Macedo orientam a parte prática e as teorias de Meirieu, Vergnaud, Brousseau, Piaget e Inhelder fundamentam a parte teórica.

Publicações selecionadas

MACEDO, L. de. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
MACEDO, L. de. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Editora Artmed, 2005.
MACEDO, L. de ( em co-autoria com PETTY , A.- L. S. & PASSOS, N. C.). 4 Cores, Senha e Dominó: oficinas de jogos em uma perspectiva construtivista e psicopedagógica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
MACEDO, L. de ( em co-autoria com PETTY , A.- L. S. & PASSOS, N. C.). Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.
MACEDO, L. de ( em co-autoria com PETTY , A.- L. S. & PASSOS, N. C.). Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Editora Artmed, 2005.