Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade Linhas de Pesquisa: Jogos na aprendizagem e ensino da matemática. Psicologia escolar e Educacional. Desenvolvimento Humano e Aprendizagem. Telefones: 55 11-3091-4355/4185 | lmacedo@usp.br | Lattes |Google Acadêmico |
É graduado (1966) em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto, mestre (1970), doutor (1973) e livre docente (1983) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É membro da Academia Paulista de Psicologia e docente aposentado (a partir de agosto de 2011) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo onde exercia o cargo de professor titular. É professor e orientador no Programa de Pós- graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, neste instituto, tendo orientado 70 teses de doutorado e dissertações de mestrado. Sua linha de pesquisa é sobre o valor dos jogos na Psicologia e Educação como recurso de observação e promoção de processos de aprendizagem e desenvolvimento, na visão de Piaget. Atualmente, é integrante do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil Sabará – Pensi.
Psicologia do Desenvolvimento
Minhas pesquisas realizam-se, primeiro, como professor e orientador no Curso de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, onde já orientei 60 teses e dissertações. Segundo, como coordenador do Laboratório de Psicopedagogia (LaPp), no contexto de oficinas de jogos para alunos e profissionais da Educação Básica. Em ambos os casos, duas hipóteses orientam nosso trabalho. A primeira é que os processos de desenvolvimento da criança e sua aprendizagem escolar expressam-se segundo a proposta construtivista de Piaget. A segunda é que os jogos, como o propomos, possibilitam observações e intervenções favoráveis ao desenvolvimento e à aprendizagem das crianças e adolescentes bem como de reflexão e aprofundamento do trabalho educacional de profissionais.
Disciplinas
PSA5777 – O possível e o necessário em Piaget e sua contribuição à aprendizagem escolar
PSA5868 – A Pesquisa em uma Visão Construtivista
PSA5869 – Os Jogos e a Dialética em Piaget
PSA5880 – Coordenadores cognitivos e aprendizagem escolar
Laboratórios
Laboratório de Psicopedagogia – LAPp
Projetos de Pesquisa
Competências e habilidades na Educação Básica: A lição dos jogos (CHEB)
Jogo, Ensino e Aprendizagem – (JEA)
Jogos e desafios são meios de ensinar e aprender conteúdos valorizados nos currículos da educação básica. Neles enfrentam-se problemas com sentido, que demandam fazer escolha, calcular e enfrentar conseqüências. Sob a orientação de um professor, podem criar situações em que é necessário agir, interpretar, formular hipóteses, definir estratégias, validar argumentos, registrar, criar e obedecer a regras, efetuar trocas em grupo, construir conhecimentos, reunir e formalizar informações ou experiências, produzir ou reconhecer um saber coletivo. Apoiados nessas hipóteses estão sendo realizados três estudos: 1) noções aritméticas em alunos de 4 a 6 anos; 2) cálculo mental em alunos de terceira série; e 3) estruturas multiplicativas em alunos de terceira série. Os estudos são fundamentados em Meirieu, Brousseau, Piaget e Inhelder bem como nas pesquisas orientadas por Macedo.
A aprendiagem escolar em uma situação de jogo
Jogos e desafios podem ser um bom recurso à aprendizagem da Matemática na Escola de Educação Infantil e Escola Fundamental I (de primeira à quarta série)? Nossa hipótese é que sim, sobretudo se, de um ponto de vista didático, forem considerados como situações-problema, e, de um ponto de vista teórico, como resolução de problemas. Para isso, estão sendo realizados três estudos: 1) noções aritméticas em alunos de 4 a 6 anos, 2) cálculo mental em alunos de terceira série, e 3) estruturas multiplicativas em alunos da terceira série. As propostas de Macedo orientam a parte prática e as teorias de Meirieu, Vergnaud, Brousseau, Piaget e Inhelder fundamentam a parte teórica.
Publicações selecionadas
MACEDO, L. de. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
MACEDO, L. de. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Editora Artmed, 2005.
MACEDO, L. de ( em co-autoria com PETTY , A.- L. S. & PASSOS, N. C.). 4 Cores, Senha e Dominó: oficinas de jogos em uma perspectiva construtivista e psicopedagógica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
MACEDO, L. de ( em co-autoria com PETTY , A.- L. S. & PASSOS, N. C.). Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.
MACEDO, L. de ( em co-autoria com PETTY , A.- L. S. & PASSOS, N. C.). Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Editora Artmed, 2005.