Departamento de Psicologia Social e do Trabalho
Linhas de Pesquisa: Psicologia do Trabalho e das Organizações. Trabalho, Desemprego e Processos de Exclusão Social
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Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1992), Licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1998), Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2004) e Livre Docência em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor e pesquisador em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde é Coordenador do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho (CPAT). Professor visitante na Universidad Del Valle (Colômbia), Université de Savoie (França) e no CNAM (Conservatoire des Arts et Métiers – França). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações e Orientação Profissional e de Carreira, atuando principalmente nos seguintes temas: carreira, mundo do trabalho, desemprego, exclusão do trabalho, trabalho decente, carreira de populações vulneráveis no mundo do trabalho, trajetórias de vida de trabalho, identidade de trabalho, orientação profissional e de carreira, educação e informação profissional. É bolsista produtividade do CNPq – PQ-2.

Psicologia Social do Trabalho e das Organizações

O meu objeto de estudo é a relação inclusão-exclusão no trabalho e as novas formas da carreira, das trajetórias de vida no trabalho e das construções identitárias no trabalho, buscando compreender cinco eixos temáticos: (1) as mudanças no mundo do trabalho; (2) as consequências dessa nova configuração do trabalho, entre elas o desemprego e a precarização, que são geradoras de exclusão do trabalho de grupos tradicionalmente excluídos (por exemplo, pessoas com deficiência e pessoas em situação psicótica) e para novos grupos de excluídos intitulados genericamente de pessoas em situação de desemprego e vulnerabilidade psicossocial; (3) a construção de novas configurações e alternativas nesse mundo do trabalho; (4) os novos delineamentos das carreiras e trajetórias de vida no trabalho; e (5) as possibilidades de construções identitárias no trabalho na contemporaneidade.

Disciplinas

Graduação

  • PST1666 – Psicologia Social do Trabalho e das Organizações
  • PST2779 – Psicologia, Desemprego e Carreira Profissional: Campo de Investigação e Prática
  • PST3877 – Trabalho, Diversidade e Exclusão
  • 4702893 – Estágio Supervisionado I
  • 4702994 – Estágio Supervisionado II
  • ACH3577 – Políticas Públicas de Trabalho e Emprego (Curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH – Escola de Artes e Ciências Humanas)
  • PST0391 – Liderança e Comportamento Humano (Curso de Ciências Contábeis da FEA – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade)

Pós-Graduação Stricto Sensu

  • PST5827 – Trabalho, Desemprego e as Novas Formas de Carreira
  • PST5828 – Pesquisa Psicossocial da Desigualdade: Ética, Métodos e Técnicas

Pós-Graduação Lato Sensu

  • Introdução à Orientação Profissional e de Carreira no Curso de Aperfeiçoamento 470200009 – Orientação Profissional e de Carreira

Extensão

  • a) Supervisão de alunos de graduação em estágios externos no campo da Psicologia Social do Trabalho e das Organizações
  • b) Coordenação do POPE (Programa de Orientação Profissional e de Estudos) desenvolvido no Cursinho Pré-Universitário Popular do Instituto de Psicologia da USP dentro do Programa Aprender com Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP
  • c) Coordenação do projeto de orientação e planejamento de carreira oferecido a adultos através de um modelo grupal realizado no CAP (Centro de Atendimento Psicológico)

Grupos de Pesquisa

  • a) Grupo de Pesquisa do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho (CPAT) – PST-IPUSP (Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo)
  • b) Grupo de Pesquisa – Trabalhos e processos organizativos na contemporaneidade da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia)
  • c) Grupo de Pesquisa – Trabalhos e processos organizativos na contemporaneidade (CNPq)
  • d) Grupo de Pesquisa – Abordagem psicossocial da violência – PST-IPUSP (Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo)

Laboratório

LABOR (Laboratório de Estudos sobre Trabalho e Orientação Profissional) – PST-IPUSP (Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo)

Projetos

  1. Relação inclusão-exclusão no trabalho e as novas formas das construções identitárias no trabalho e da carreira (em andamento)
    O meu objeto de estudo é a relação inclusão-exclusão no trabalho e as novas formas da carreira e das trajetórias de vida no trabalho, buscando compreender quatro eixos temáticos: as mudanças no mundo do trabalho; as conseqüências dessa nova configuração do trabalho, entre elas o desemprego e a precarização, que são geradoras de exclusão do trabalho de grupos tradicionalmente excluídos (por exemplo, pessoas com deficiência e pessoas em situação psicótica) e para novos grupos de excluídos intitulados genericamente de desempregados; e a construção de novas configurações e alternativas nesse mundo do trabalho e os novos delineamentos das carreiras e trajetórias de vida no trabalho.
  2. A reprodução da violência através do desemprego e da precarização do trabalho entre jovens dentro do Projeto de Pesquisa – Enhancing the dissemination of the human rights and social vulnerability framework based technologies for sexual and reproductive health promotion among youth (em andamento)
    A presente proposta visa analisar o desemprego juvenil como uma das dimensões que retrata a reprodução da violência, tanto na esfera do trabalho, quanto na esfera da saúde reprodutiva. Uma vida sem trabalho, ou sem trabalho digno, é uma vida sem uma das bases centrais para o reconhecimento social e para a construção identitária, gerando uma vulnerabilidade em todas as outras dimensões psicossociais, como a saúde reprodutiva e a dificuldade de continuidade nos estudos, sendo que a falta de possibilidades de inserção laboral impacta tanto as jovens, como os jovens. Em geral, tem como resultantes nas jovens a busca de trabalhos precarizados e a construção do papel materno, e a consequente gravidez juvenil como a chance de reconhecimento de um lugar e um papel social, enquanto que nos jovens a necessidade de assumir seus filhos e auxiliar a família no complemento da renda, obriga a uma inserção precoce e precarizada no trabalho com consequente abandono dos estudos, o que levará meninos e meninas a um itinerário de vida marcado pela vulnerabilidade e maior exposição à violência.
  3. Possibilidades de trabalho e de carreira de pessoas com deficiência (concluído)
  4. Desemprego e inclusão no trabalho: a carreira das pessoas psicóticas (concluído)
  5. Evasão Universitária (concluído)
  6. Orientação Profissional para pessoas em situação psicótica (concluído)
  7. Demandas em Orientação Profissional em escolas públicas (concluído)

Publicações Selecionadas

RIBEIRO, M. A.; UVALDO, M. C. C.; SILVA, F. F. Novos rumos na investigação das carreiras e do desenvolvimento vocacional: a necessidade de uma abordagem qualitativa, etnográfica e longitudinal. In: TAVEIRA, M. C. (Org.), Estudos de Psicologia Vocacional – Readings. Coimbra: Almedina, 2011. p. 219-224.

RIBEIRO, M. A. As formas da estruturação da carreira na contemporaneidade: interfaces e articulações teórico-técnicas entre a Psicologia Organizacional e do Trabalho e a Orientação Profissional. In: ZANELLI et al. (Orgs.). Processos psicossociais nas organizações e no trabalho. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. p. 305-325.

RIBEIRO, M. A. Algumas contribuições brasileiras para a Orientação Profissional: O enfoque socioconstrucionista em Orientação Profissional – uma proposta. In: ¬_______; MELO-SILVA, L. L.(Orgs.). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira (Vol. 2): enfoques teóricos contemporâneos e modelos de intervenção. São Paulo: Vetor, 2011. p. 53-79.

RIBEIRO, M. A.; MELO-SILVA, L. L.(Orgs.). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira (Vol. 1 e 2). São Paulo: Vetor, 2011.

RIBEIRO, M. A. Reports on Career Development Public Policies – South America: Brazil. In: Policy Points, Wellington – New Zealand, p. 8, dez. 2010.

RIBEIRO, M. A. A influência psicossocial da família e da escola no projeto de vida no trabalho dos jovens. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 5, p. 120 – 130, 2010.

RIBEIRO, M. A. Estratégias micropolíticas para lidar com o desemprego: contribuições da Psicologia Social do Trabalho. Revista Psicologia Política, v. 9, p. 331 – 346, 2010.

RIBEIRO, M. A. A trajetória da carreira como construção teórico-prática e a proposta dialética da carreira psicossocial. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v.12, p. 203 – 216, 2009.

RIBEIRO, M. A. Psicologia e gestão de pessoas: reflexões críticas e temas afins (ética, competência e carreira). São Paulo: Vetor, 2009. 172p.

RIBEIRO, M. A.; RIBEIRO, F. Gestão organizacional da diversidade: um estudo de caso de um programa de inclusão de pessoas com deficiência. In: CARVALHO-FREITAS, M. N.; MARQUES, A. L. (Orgs.). O trabalho e as pessoas com deficiência: pesquisas, práticas e instrumentos de diagnóstico. Curitiba: Juruá, 2009. p. 122-141.