Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Psicologia Escolar. História da Psicologia. Concepções do fracasso escolar. O movimento de higiene mental
infantil e a Psicologia. Escola, sociedade e desempenho escolar. A reprovação na primeira série de primeiro grau.
Telefone: 55 11-3091-4355/4185 | spmhelena@gmail.com | Lattes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo, membro da comissão editorial da revista Educação e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas e consultora ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, fracasso escolar, psicologia, psicologia escolar e pobreza.

Psicologia Social da Educação. História da Psicologia

Minhas pesquisas e publicações referem-se ao chamado “fracasso escolar” das crianças pertencentes aos segmentos mais explorados das classes populares  brasileiras e a situação atual do sistema escolar fundamental e médio brasileiro. Esta linha de investigação gerou a necessidade de incursão em áreas do conhecimento como a Filosofia, a História do Ocidente e a História da Educação na modernidade e na contemporaneidade, em geral, e no Brasil, em particular. A epistemologia das Ciências Humanas e a história social das idéias sobre o povo e sobre as diferenças sociais nas sociedades em que predomina o modo capitalista de produção; a história da Psicologia, em geral, e das explicações oficiais para os altos índices de reprovação e evasão escolar presentes entre estas crianças, em particular, reflexão que converge para a investigação mais aprofundada de duas questões fundamentais ao entendimento desta questão: o preconceito racial e social e seu papel econômico, social e político;  a relação entre Ciência e Ideologia.

Publicações selecionadas

PATTO, M.H.S. Psicologia e ideologia. Uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1984.
PATTO, M.H.S. (org.) Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1989.
PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar. Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A. Queiroz, 1990.
PATTO, M.H.S. Mutações do cativeiro. Escritos de Psicologia e Política. São Paulo: Hacker / EDUSP, 2000.
PATTO, M.H.S. Exercícios de indignação. Escritos de Educação e Psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
PATTO, M. H. S. e FRAYZE-PEREIRA, J. A. (orgs.) Pensamento cruel. Humanidades e Ciências Humanas: Há lugar para a Psicologia? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
PATTO, M.H.S.(org.) A cidadania negada. Políticas públicas e formas de viver. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
PATTO, M.H.S. (org) Formação de psicólogos e relações de poder. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.
PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar. Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Editora Intermeios, 4ª. edição revista e ampliada, 2015.

Capítulos de livros

PATTO, M.H.S. Formação de professores: o lugar das Humanidades. In: BARBOSA, R. L. L. (org.) Trajetórias e perspectivas da formação de professores. São Paulo: Editora UNESP, 2004, p. 61-78.
PATTO, M.H.S. Teoria crítica e ciências da educação. Algumas reflexões. In: CROCHIK, J.L. et al. (org.) Teoria crítica e formação do indivíduo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007, p.245-258.
PATTO, M.H.S. Vida cotidiana e preconceito. Notas a partir da antropologia marxista de Agnes Heller.  IN: CROCHIK, J. L.(org.) Perspectivas teóricas acerca do preconceito. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008, p. 9-25.
PATTO, M.H.S. Políticas atuais de inclusão escolar. Reflexão a partir de um recorte conceitual.  IN: SILVEIRA BUENO, J. G. (org.) Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara / Brasília: Junqueira & Marin/Capes, 2008, p. 25-42.

Artigos e ensaios

PATTO, M.H.S. A criança marginalizada para os piagetianos brasileiros: deficiente ou não? Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v. 51, p. 3-11, 1984.
PATTO, M.H.S. A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro. Psicologia USP, São Paulo: IPUSP, v.3, n.1/2, p.107-21, 1992.
PATTO, M.H.S. O conceito de cotidianidade em Agnes Heller e a pesquisa em educação. Perspectivas, Araraquara (SP): UNESP, 1993, v.16, p. 119-41.
PATTO, M.H.S. O elogio do trabalho. Sobre Paul Cézanne. Discurso (Revista do Departamento de Filosofia da USP), 25, 1995, p. 121-52.
PATTO, M.H.S. Teoremas e cataplasmas no Brasil monárquico. O caso da medicina social. Novos Estudos CEBRAP, n. 44, 1996,  p.180-99.
PATTO, M.H.S. Estado, ciência e polícia na Primeira República: a desqualificação dos pobres. Estudos Avançados (IEA-USP), 13 (35), 1999, p. 167-98.
PATTO, M.H.S. Psicologia e ideologia: o preconceito racial. Psicologia USP, São Paulo: IPUSP, 2006, v.17, n.1, p. 11-6.
PATTO, M.H.S. Escolas cheias, cadeias vazias. Notas sobre as raízes ideológicas do pensamento educacional brasileiro. Estudos Avançados (IEA-USP), 21(61), 2007, p. 243-266.
PATTO, M.H.S. O mundo coberto de penas. Família e utopia em Vidas Secas. Estudos Avançados (IEA-USP), 26(76), 2012, p.225-36.
PATTO, M.H.S. O ensino a distância e a falência da educação. Educação e Pesquisa (Revista da Faculdade de Educação da USP), 39 (2), 2013, p. 303-18.

Projetos

Ideias europeias em terra brasileira: teorias raciais, educação escolar e psicologia no projeto nacional (1882-1930).