11 mar 2021

Na quinta-feira da Semana do Dia Internacional da Mulher, a diretoria do IPUSP homenageia Hannah Arendt, filósofa e teórica política contemporânea. Desde criança mostrou-sepoliticamente ativa desde criança – seu pai era membro do Partido Social-Democrata Alemão, e a educação conferida à filha privilegiava os assuntos políticos.

Na adolescência, Hannah liderou um boicote na escola contra um professor que havia a insultado, o que resultou na sua expulsão da instituição. Preparou-se sozinha para entrar na universidade. Em 1924, foi aprovada para o ingresso na Universidade de Berlim, onde estudou latim, grego e teologia.

Judia nascida na Alemanha, Arendt vivenciou os horrores da perseguição nazista, o que motivou a sua pesquisa sobre o fenômeno do totalitarismo. Hannah Arendt é um dos casos em que a biografia foi determinante para a constituição de sua obra. Marcada pela perseguição nazista, pelo sofrimento com o antissemitismo desde jovem e pela situação apátrida, a pensadora sentiu-se moralmente obrigada a lutar politicamente em defesa do que acreditava e, mais do que isso, a estudar a fim de entender o totalitarismo, a questão dos direitos políticos e dos Direitos Humanos e os motivos que levaram a humanidade a tomar caminhos tão obscuros no século XX.Suas principais obras são “As Origens do Totalitarismo”, “Eichmann em Jerusalém”, “Entre o Passado e o futuro” e “A Condição Humana”.

Fonte:https://mundoeducacao.uol.com.br/biografias/hannah-arendt.htm

IP Comunica | Serviço de apoio institucional