14 jul 2021

Um dos pioneiros da Gestalt-Terapia no Brasil nos anos 70, Walter Ferreira da Rosa Ribeiro faleceu em 27 de maio e deixou um legado de inúmeros textos. Autor de livros, professor e estudioso dos campos da Psicologia, ministrou aulas na UNB e no CEUB – Brasília, manteve-se sempre em contato com os estudos sobre o tema ao repensar as bases e a evolução da Gestalt-Terapia.

Walter Ribeiro legou aos seus leitores inúmeros artigos, especialmente sobre a GestaltTerapia, a maioria dos quais a partir de palestras e conferências proferidas no Brasil e no exterior, além do livro Existência e Essência.

A abordagem Gestaltica mudaria inteiramente a forma de encarar a relação entre psicólogo e paciente; o ex-professor da UnB defendia apaixonadamente a Gestalt-Terapia e passou os últimos 50 anos debruçado sobre livros, teorias e artigos sobre a técnica. “No consultório, a Gestalt não é terapia, é a busca pelo autoconhecimento”, defendia o pensador, docente e escritor.

Foi por seu intermédio que a Profa. Ana Maria Loffredo, do Departamento de Psicologia da Personalidade, do Desenvolvimento e da Personalidade do IPUSP, entrou em contato com a Gestalt -Terapia, quando ambos eram professores do Departamento de Psicologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, nos anos 70, cuja proximidade lhe permitiu ser testemunha da força e da vitalidade de seus ensinamentos. Dedicava-se ao seu trabalho de forma verdadeiramente apaixonada, genuinamente sintonizado e entusiasmado com os princípios que fundamentam essa abordagem, em seu comprometimento ético na formação de mais de uma geração de gestalt-terapeutas e, muito principalmente, no crescimento de tantas pessoas, entre as quais ela se inclui, que se sentem muito gratas por terem partilhado de sua jovialidade, de seu olhar aguçado e amoroso e de sua escuta atenta, crítica e tão generosa.

Pai dedicado de 3 filhos, avô amoroso de suas queridas Beatrice e Giuliana, Walter Ribeiro era pai da Professora Doutora Marina Ferreira da Rosa Ribeiro, Professora Doutora do Departamento de Psicologia Clínica da USP e orientadora do Programa de Pós-Graduação do Departamento e além de saudades a seus familiares, o autor deixa um legado educacional imensurável e o Departamento de Psicologia Clínica da USP, por meio dos membros de seu Conselho Departamental e funcionárias, consternados, com profundo pesar expressa condolências e sentimentos à sua família

IP Comunica | Serviço de apoio institucional
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - sala 26