Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Personalidade. Instituições Educacionais. Wilhelm Reich: bases teóricas e formulações para a área educacional.
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Professor Associado da Universidade de São Paulo (aposentado). Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1992) e livre-docência em Psicologia da Personalidade no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2015). Orientador no Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (mestrado e doutorado). Atua na área da Psicologia da Personalidade, pesquisando principalmente os seguintes temas: bases conceituais do pensamento de Wilhelm Reich; aproximações e divergências entre Reich e Freud; Reich e a técnica ativa de Ferenczi; idéias de Reich para o campo educacional.

Psicologia da Personalidade: a abordagem de Wilhelm Reich

Vinculado à area de estudos Psicologia da Personalidade, investigo a produção científica do analista autríaco Wilhelm Reich (1897-1957). Mais especificamente, pesquiso, sobretudo, três temas: a) bases conceituais da abordagem reichiana; b) aproximações e divergências entre as ideias de Reich e Freud; c) formulações reichianas endereçadas ao campo educacional.

Disciplinas

Graduação

  • PSA1302 – Psicologia da Personalidade: Fundamentos
  • PSA2516 – Psicologia da Personalidade: Reich e Freud
  • PSA0454 – A Psicologia de Wilhelm Reich
  • PSA2411 – Prática de Pesquisa em Psicologia I

Pós-graduação

  • PSA5729 – Reich: raízes do pensamento em Freud e idéias para a Educação

Projetos

Wilhelm Reich: bases teóricas e formulações para a área educacional

Descrição: Na área da psicologia, muitos psicólogos atuam profissionalmente tendo como referência a abordagem desenvolvida pelo pensador austro-húngaro, dissidente da psicanálise, Wilhelm Reich (1897-1957). Contudo, por uma série de circunstâncias – tais como, dificuldades de acesso a boa parte dos escritos originais, má qualidade de traduções para a língua portuguesa e acentuada dinâmica presente na obra -, observa-se a presença de um território ainda carente de estudos que contribuam tanto para o esclarecimento da fundamentação teórica, quanto para a produção de uma massa crítica de trabalhos que problematizem e discutam as proposições formuladas por Reich. Ciente dessa situação, este projeto tem por objetivo geral contribuir para o embasamento teórico do referencial reichiano. Em termos de objetivos específicos, focalizamos: a) na esfera dos conceitos reichianos, noções centrais, como as de caráter, couraça e autorregulação; b) no domínio das raízes teóricas associadas ao campo da filosofia, as idéias de autores como Espinosa, Rousseau e Bergson; c) no universo das propostas de intervenção social, as formulações reichianas endereçadas, sobretudo, à área educacional. Trata-se de um projeto que pauta estudos em geral teóricos, de acordo com um método de análise estrutural e histórica.

Publicações

ALBERTINI, P. Na Psicanálise de Wilhelm Reich. São Paulo: Zagodoni, 2016.
ALMEIDA, B. P.; ALBERTINI, P. A noção de couraça na obra de Wilhelm Reich: publicações de 1920 a 1933. Psicologia USP, v. 25 (2), p. 134-143, 2014
Homepage: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200134&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
ALBERTINI, P. O pensamento de Wilhelm Reich na academia [Depoimento]. Boletim de Psicologia, v. 61 (134), p. 117-125, 2011
Homepage: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432011000100010&lng=pt&nrm=iso
ALBERTINI, P. Wilhelm Reich: percurso histórico e inserção do pensamento no Brasil. Boletim de Psicologia, v. 61 (135), p. 159-176, 2011
Homepage: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432011000200004
ALBERTINI, P.;VILLARES DE FREITAS, L. (Orgs). Jung e Reich: articulando conceitos e práticas. Rio de Janeiro: Guanabara/Koogan, 2010.
BEDANI, A.; ALBERTINI, P. Política e sexualidade na trajetória de Reich: Berlim (1930-1933). Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro, v. 61, n. 2, 2009. Disponivel em: http://www.psicologia.ufrj.br/abp/
ALBERTINI, P.; SIQUEIRA, F. Z.; TOMÉ, L. A.; MACHADO, T. L. Reich e o movimento de higiene mental. Psicologia em Estudo, Maringá, v.12, n. 2, p. 393-401, 2007. Disponivel em: http://www.scielo.br/
SILVA, L. C. A.; ALBERTINI, P. A reinvenção da sexualidade masculina na paraplegia adquirida. Revista do Departamento de Psicologia – UFF, Niterói, v. 19, n. 1, p. 37-48, 2007. Disponivel em: http://www.scielo.br/
TAVARES, S. M. G. ; ALBERTINI, P. Moradia e corporeidade em espaços liminares: um estudo sobre formas de subjetividade na favela. Paidéia, Ribeirão Preto, v.15, n.31, p. 299-308, 2005. Disponivel em: http://www.scielo.br/
ALBERTINI, P. (Org.). Reich em diálogo com Freud: estudos sobre psicoterapia, educação e cultura. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.