Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Psicanálise e teoria social. Teoria Política Moderna e Contemporânea. Psicanálise. Partilha,
Testemunho e Resistência: escuta psicanalítica e as formas contemporâneas do excessivo. Metapsicologia.
Telefones: 55 11-3091-4355/4185 | pauloendo@uol.com.br | Lattes |Google Acadêmico

É psicanalista, possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Realizou doutoramento no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2003) e em 2005 a publicação de seu doutorado, sob a forma de livro, intitulado A Violência no Coração da Cidade: Um Estudo Psicanalítico, foi agraciada com o Prêmio Jabuti. É coordenador do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de EStudos Avançados da USP. É membro pesquisador do GT da ANPEPP Psicanálise, Política e Cultura e do Laboratório de Psicanálise, Arte e Política(UFRGS). É psicanalista, professor doutor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e da Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Novas Legitimidades(FFLCH/USP). Atualmente é membro do GT de Direitos Humanos da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo(ADUSP). Em 2015 trabalhou como Professor Visitante na Universidade de Gdansk (Polônia) no contexto dos estudos e pesquisas sobre memória política e social. Realizou pós-doutoramento no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( CAPES) entre 2004-2005 Atuou como membro do Grupo Interdisciplinar Independente de Combate à Tortura e à Violência Institucional da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República(SEDH) entre 2009-2013 e foi membro do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e à Violência Institucional no Brasil(CNPCT) entre 2012-2013. Foi também membro da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância do Instituto de Estudos Avançados da USP(IEA) entre 2013-2015. Foi membro do Conselho Deliberativo do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre intolerâncias, diversidades e conflitos(Diversitas/USP) entre 2010-2016. Coordenou o grupo Psicanálise, Teoria Política e Psicologia Social(Diversitas/USP) entre 2013-2015.Tem experiência na área de Psicanálise atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, metapsicologia psicanalítica, teoria política e social contemporâneas, violências urbana e institucional, memória e testemunho.

a) Psicanálise e teoria política e social contemporâneas: investiga os novos campos de reflexão abertos pelo diálogo entre a Psicanálise e a teoria política e social contemporânea. Privilegia teóricos leitores de Freud e da Psicanálise com o objetivo de avançar no diálogo critico que aí se realiza. Procura incentivar em suas pesquisas o aprofundamento desse debate e os desdobramentos possíveis do exame da teoria Psicanalítica em direção à política.

b) Psicanálise e formas contemporâneas do excessivo: reúne um conjunto de estudos, pesquisas e publicações que se ocupam da teoria e da prática psicanalítica diante de situações extremas(tortura, violência urbana, extermínio de populações, linchamentos, escravidão, etc.), e ,ao mesmo tempo, das formas contemporâneas de resistência e oposição à força bruta(movimentos sociais, lutos coletivos, testemunhos, direitos humanos,etc). O objetivo é convocar a teoria e a técnica psicanalítica para a investigação e o esclarecimento do campo mudo onde a linguagem é elidida ante o desastre e o sujeito é radicalmente atravessado pela catástrofe.

Disciplinas

Graduação

PSA0382 – Psicologia e Ajustamento – Fonoaudiologia
PSA0293 – Personalidade e Ajustamento – Enfermagem

Pós-Graduação

PSA5877 – Violência e a Cidade: Sujeito, política e Psicanálise

Projetos

Instituições Educacionais e formação do indivíduo

Publicações

ENDO, P.C.(2007) As muitas mortes de João. Revista Polêmica.Disponível no endereço: http://www.polemica.uerj.br/pol19/oficinas/lipis_2.htm.
ENDO, P.C.(2006) A ambivalência como problemática particular no debate entre Psicanálise e Política. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 11(3), p. 423-431
ENDO, P.C(2005).O sujeito imaculado na cidade privatizada.Psicanálise e política em torno de totem e Tabu. Textura: Revista de Psicanálise, 5(5), p. 40-43.
ENDO, P.(2005) a Violência no Coração da Cidade: Um Estudo Psicanalítico. São Paulo, Escuta/Fapesp. (Prêmio Jabuti/2006)
ENDO, P.(2005) Freud, Hannah Arendt e o Caso do Índio Galdino. In: Identidades e crises sociais na contemporaneidade. Curitiba, Editora da UFPR, p. 245-260.
ENDO, P.(2005) O Consumo de Imagens Violentas: Pacto e Alienação. Psicologia Clínica, v. 17.1, p. 77-94.
ENDO, P.(2004) Violência para entreter. In: Endo, P.C. & Sousa, E.L. A.(Orgs)Correio da APPOA. Porto Alegre, v. 126, p. 41-47.
ENDO, P.(2003) Acidente, Trauma e Catástrofe na Clínica Psicanalítica. In:Endo et al.(Orgs) Novas Contribuições Metapsicológicas à Clínica Psicanalítica. Taubaté, Cabral Editora e Livraria Universitária, v.1, p. 115-124.
ENDO, P.(2002) Freud e a Polis: Espectros da Guerra. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Porto Alegre, v.22, p. 117-125.