A comprovação de proficiência em língua inglesa será exigida para inscrição em processo seletivo de mestrado, doutorado ou doutorado direto, de acordo com as regras estabelecidas no item II deste regulamento e nos editais de processo seletivo.

Para Candidatos PPI (preto, pardo ou indígena) não será exigida proficiência para inscrição em processo seletivo de mestrado, doutorado e doutorado direto.

Alunos PPI (preto, pardo ou indígena) de mestrado, doutorado e doutorado direto deverão demonstrar proficiência em inglês para a inscrição no exame de qualificação.

Em todos os níveis, mestrado, doutorado e doutorado direto serão aceitos os Exames de Proficiência TOEFL, IELTS, Cambridge (PET, FCE, CAE). Michigan (ECPE), WAP e TEAP realizados até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição do candidato no processo seletivo.

As notas ou conceitos mínimos para aceitação dos referidos exames será divulgada em edital específico de processo seletivo na página do Programa na Internet e no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

A pontuação mínima aceita de proficiência em inglês para mestrado, doutorado e doutorado direto é:

Teste IBT ITP CAE FCE PET IELTS WAP TEAP ECPE
Pontuação 79 550 B2 6,0  70 70 Certificado

 

Tanto no Mestrado quanto no Doutorado poderão ser aceitos, a juízo da CCP, outros Exames de Proficiência realizados até 5 (cinco) anos antes do prazo máximo para demonstração de proficiência em língua estrangeira.

Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

Aos alunos estrangeiros é exigida também a proficiência em língua portuguesa, demonstrada por meio da apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS, nível intermediário ou superior.

A proficiência em língua portuguesa deverá ser demonstrada para a inscrição no exame de qualificação.
Ao aluno estrangeiro que demonstrar a proficiência em língua portuguesa no Mestrado, não será exigido o exame no Doutorado.