O Programa tem por objetivo formar recursos humanos para desenvolver a docência e a pesquisa de forma interdisciplinar em neurociências e comportamento, com foco nas suas inter-relações. Em outras palavras, queremos formar profissionais preparados para atuar como neurocientistas comportamentais que produzam e divulguem conhecimentos sobre os processos neurais e comportamentais dos organismos.

No campo da docência, fornecemos aos nossos alunos a possibilidade de adquirir repertórios que os habilitem a ministrar aulas teóricas e práticas. No campo da pesquisa, nossa formação é fortemente voltada para assuntos de fronteira e aborda diversos domínios, como cognitivos, comportamentais, genéticos, anatômicos, fisiológicos, computacionais. Pesquisadores formados pelo Programa de Neurociências e Comportamento realizam trabalhos de investigação científica de alto nível e inserção internacional, buscando o desenvolvimento intelectual e científico do país, com a preocupação de aplicar os conhecimentos básicos de forma translacional, fazendo a ponte entre pesquisa básica e aplicada, para solucionar problemas de nossa sociedade.

Além de saber executar pesquisas, queremos que nossos alunos aprendam a divulgar o conhecimento obtido pelos seus estudos e pesquisas. Por esse motivo fornecemos conhecimentos básicos para preparar o aluno a divulgar sua produção intelectual, seja como artigos ou livros, ou como apresentação em eventos científicos. Ainda, incentivamos os nossos alunos para apresentar seus trabalhos em eventos nacionais e internacionais, seja na forma de painel ou de exposição oral.

Por último, achamos como objetivo fundamental do programa que nossos titulados sejam profissionais com o repertório adequado para atuar como docentes e pesquisadores capazes de ensinar e produzir conhecimentos independentemente do seus tutores.

A ênfase na formação em cada uma dessas atividades, docência e pesquisa é diferencial para cada nível do programa. Durante o mestrado a prática de ensino tem um importante peso na formação, enquanto que no doutoramento, a produção e a independência científica são os focos.