Departamento de Psicologia Experimental
Linhas de Pesquisa: Comportamento Animal.  Etologia. Ecologia.  Zoologia . Evolução.
Telefone: 55 11-3091-1934 | ronara@usp.br | Lattes

Professora de Etologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), Departamento de Psicologia Experimental. É graduada em Ciências Biológicas (Ênfase Ecologia) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004), mestre em Entomologia (2006) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e doutora em Etologia pela Université Paris 13, Paris Nord (2010) com diploma revalidado pela UFLA. Realizou pós-doutorado em Ecologia Comportamental e Aplicada na Universidade Federal de Lavras durante os anos de 2011 a 2014 e foi professora adjunta de Ecologia da Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre – ES. Tem interesse nas áreas de comportamento animal, etologia, ecologia e evolução de insetos sociais e besouros Scarabaeinae, atuando principalmente com interações e reconhecimento social, comunicação, tomadas de decisão e regulação de hierarquias em formigas poneromorfas e ecologia comportamental e bioindicação de besouros rola-bosta a impactos antrópicos em ambientes naturais e agroecossistemas.