Departamento de Psicologia Experimental
Linhas de Pesquisa: Comportamento Humano e origens evolutivas. Estudos comparativos de desenvolvimento. Etologia Humana.
Psicologia Social. Apego e contextos contemporâneos de desenvolvimento.
Telefone: 55 11-3091-1938 | desenvolvimento.vsbussab@usp.br / vsbussab@usp.br | Lattes

Fez a graduação em Psicologia no Instituto de Psicologia Universidade de São Paulo (1972), graduação em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, bolsista 1 B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, membro da comissão da Sociedade Brasileira de Etologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comparativa e comparações interculturais, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem etologica, desenvolvimento, apego, creche, comportamento animal, estratégias sexuais e reprodutivas, atratividade e desconto do futuro, evolução das propensões artísticas e psicopatologia.

Etologia no Ser Humano

Nos últimos anos, meu trabalho tem se caracterizado por um interesse na aplicação da perspectiva etológica, para compreensão dos fenômenos psicológicos humanos. Este interesse se refletiu em um estudo interdisciplinar sobre a evolução natural das características humanas, culminando na disciplina de pós-graduação “Comportamento humano: Origens Evolutivas”. Por outro lado, este interesse vem norteando uma série de pesquisas a respeito da ontogênese das características psicológicas, com especial atenção ao meio social e afetivo em que nossas crianças são criadas, e aos contrastes deste com outros modos de criação e com as predisposições observadas nos sujeitos. Estas pesquisas, agrupadas no Projeto “Experiências Precoces e Desenvolvimento Integrado – aspectos da ontogênese do Comportamento sob perspectiva etológica” (CNPq – 304.640/89-1), têm dado ênfase à interação e ao contato social como contexto desse desenvolvimento e têm salientado os níveis de integração dos aspectos chamados cognitivos, afetivos e conativos neste processo.

Publicações Selecionadas

BUSSAB, V.S.R. Questões metodológicas na pesquisa social: reflexões a partir da aplicação da abordagem etológica. In: CAMINO, L.; MENANDRO, P.R., orgs. A sociedade na perspectiva da psicologia: questões teóricas e metodológicas. Rio de Janeiro, ANPEPP, 1996. p.96-108. (Coletâneas da ANPEPP, v.1, n.13)
CARVALHO, A.M.; BUSSAB, V.S.R. Caretaking behaviour among children. International Journal of Psychology, v.31, n.3/4, p.482, 1996. [Apresentado no 26. International Congress of Psychology, Montréal , Canada , 1996 – Abstracts]
OLIVEIRA, N.G.S.; BUSSAB, V.S.R. Comportamentos comunicativos do bebê como parceiro ativo na interação. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento, v.6, n.1/2, p.34-8, 1996.