Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
Linhas de Pesquisa: Linhas de Pesquisa: Psicologia cognitiva. Psicologia da aprendizagem. Cognição, cognição social, metacognição e linguagem; Desenvolvimento metalinguístico; Contextos, condições e processos de aprendizagem, principalmente da leitura e da escrita.
Processos de aprendizagem e ensino de leitura, escrita e de ciências.
Telefone: 55 11-3091-4185 / Fax 55 11-3813-8895 | fraulein@usp.br | Lattes | Google Acadêmico |Orcid | Scopus | Research ID

Áreas e temas de trabalho: Psicologia cognitiva. Psicologia da aprendizagem. Cognição, cognição social, metacognição e linguagem; Desenvolvimento metalinguístico; Contextos, condições e processos de aprendizagem, principalmente da leitura e da escrita.

Atualmente, estou especialmente interessada em estudar e produzir conhecimento a respeito dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e aperfeiçoamento da linguagem escrita, suas relações com o desenvolvimento da linguagem oral e as peculiaridades linguísticas do idioma; aperfeiçoar estratégias metodológicas para a investigação desses temas e pensar sobre suas implicações educacionais. Meus principais temas de são: aprendizagem da escrita, conhecimento morfológico (construção do sentido das palavras), aquisição de vocabulário, desenvolvimento metalinguístico e metacognitivo, na educação infantil e no ensino fundamental. Saber ler e escrever são habilidades de importância central na sociedade contemporânea, condição para acesso a uma diversidade de conhecimentos e participação em várias atividades cotidianas. No entanto, explicar como essas são adquiridas é uma tarefa complexa que tem desafiado e gerado ampla gama de conhecimentos científicos, no âmbito da psicologia cognitiva. Nesse sentido é de suma importância sistematizar, difundir e ampliar essa produção, pois muitas são as questões e controvérsias que permanecem em aberto convidando a novas pesquisas e descobertas. Tenho colaborado com pesquisadores de universidades do país e do exterior que compartilham dessas mesmas inquietações. Participo como membro do GT Desenvolvimento Sociolinguístico e da Linguagem da ANPEPP.

Disciplinas

Graduação

PSA1200 – Psicologia da Aprendizagem
PSA2411 – Prática de Pesquisa em Psicologia I
PSA2515 – Prática de Pesquisa em Psicologia II
4701784 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia I
4701885 – Trabalho de pesquisa em Psicologia II
4702893 1 – Estágio Supervisionado I
4703691 2 – Ações Comunitárias I
4703792 2 – Ações Comunitárias II

Pós-Graduação

PSA5896 – Linguagem escrita, aprendizagem e cultura
FLC6166 – Processos de Cognição e de Linguagem: Diálogos Interdisciplinares
PSA5968 – Introdução à Neuropsicologia do Desenvolvimento
PSA5939 – Seminário Avançado de Pesquisa em Psicologia Cognitiva e Linguagem I
PSA5943 – Seminário Avançado de Pesquisa em Psicologia Cognitiva e Linguagem II
PSA5963 – Seminário Avançado de Pesquisa em Psicologia Cognitiva e Linguagem III
PSA5950 – Enfoques Teórico-Metodológicos de Pesquisa em Psicologia

Projetos

Pesquisa

– Impactos do aprendizado da leitura.
– Fluência e compreensão na leitura no ensino fundamental: qual o papel do processamento morfológico, lexical e da prosódia?
– Investigação do processo de auto regulação e o desenvolvimento de funções executivas em portadores de TEA e em crianças com desenvolvimento típico.

Extensão e Divulgação Científica

– Psicologia Cognitiva Aplicada a um Projeto de Educação Popular
– Seminários Itinerantes: Psicologia para a Escola
– Fóruns de Ética em Pesquisa na Psicologia

Laboratório

Laboratório de Estudos sobre o Desenvolvimento e a Aprendizagem (LEDA)