………………………………………………………..

Curso integral:.

Duração ideal: 10 semestres        Duração mínima: 10 semestres        Duração máxima: 15 semestres


A psicologia é o campo do conhecimento que procura compreender o ser humano em sua relação com o mundo, incluindo as suas múltiplas formas de organizações sociais. Quem optar por esta carreira precisa não somente ser um só um bom ouvinte, mas também ser flexível e ter a mente aberta para diferentes formas de pensar e agir com as diversas situações de mundo e de vida.

O Instituto de Psicologia oferece o curso em período integral, o que significa que as aulas acontecem de manhã e a tarde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A duração do curso é de quatro a cinco anos, dependendo da habilitação escolhida, já que há três modalidades de formação: bacharel, psicólogo e licenciatura. A habilitação de ingresso no IPUSP é a de psicólogo – o estudante pode escolher também se sua formação se focará somente no Bacharelado ou se se estenderá à Licenciatura.

No curso de psicologia do IPUSP, todas as três habilitações são compostas por disciplinas obrigatórias e optativas que intentam proporcionar uma formação generalista, dando ao estudante a possibilidade de escolha entre as áreas nas quais pretende aprofundar seus estudos. Várias dessas disciplinas contam com estágios profissionais supervisionados que são oferecidos por instituições desde os primeiros anos da graduação, a fim de obter experiências profissionais logo no início do curso. Durante a graduação é possível que o estudante se envolva em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Procura-se, com isso, favorecer uma formação qualitativa que garanta uma constante reflexão crítica sobre as várias formas de pensar e fazer psicologia.

Para os ingressantes, o IPUSP tem o programa de apoio ao ensino, que é a Tutoria Científico-acadêmica, em que os estudantes recebem suporte de docentes da unidade nos espaços iniciais da vida universitária. Além disso, o estudante tem a oportunidade de realizar iniciações científicas ao longo do curso. Essas pesquisas podem ser desenvolvidas por docentes ou até mesmo por projetos próprios criados pelo estudante.

No IPUSP é possível também participar em projetos de extensão universitária responsáveis por articular o ensino e a pesquisa de modo a viabilização a interação entre a Universidade de São Paulo e a sociedade. Todas essas atividades podem ser realizadas em instituições públicas ou privadas – na esfera pública, elas acontecem no próprio Centro Escola do Instituto de Psicologia da USP.

Com tantas opções, cada estudante percorre aqui um caminho único definindo os contornos da sua própria formação, pois  A estrutura curricular do IP foi construída com o intuito de propiciar ao estudante uma formação abrangente e humana, capaz de promover a associação entre conhecimento teórico e prática profissional.

O curso de Psicologia busca:

  • Fundamentar-se numa concepção que contempla a diversidade de modelos teórico-práticos que caracterizam os campos de conhecimento e de atuação em Psicologia.
  • Promover contatos entre as diversas formas de pensar e fazer Psicologia.
  • Garantir a especificidade do conhecimento e da atuação em Psicologia.
  • Favorecer a interdisciplinaridade, estabelecendo interfaces da Psicologia com disciplinas afins/básicas.
  • Investir numa sólida formação científica, superando a dissociação entre ciência e exercício profissional. Para que isto seja possível, propõe-se:
    • Oferecer subsídios metodológicos para a análise do conhecimento e da investigação científica no âmbito das ciências humanas, biológicas e sociais, bem como fundamentar a utilização de técnicas e instrumentos de medida, análise e interpretação de dados.
    • Proporcionar o desenvolvimento de atividades de iniciação científica nas diversas áreas da pesquisa em Psicologia.
  • Contemplar as demandas sociais e da comunidade na composição e orientação de programas de ensino e de estágio.
  • Proporcionar experiências concretas de exercício profissional supervisionado, na forma de estágios, diversificados e devidamente regulamentados, nas principais áreas de atuação do psicólogo.
  • Exigir e oferecer condições para um desempenho ético, baseado na dignidade do ser humano, no respeito mútuo, na justiça e na solidariedade.
  • Proporcionar condições para que o aluno, no decorrer do curso, assuma de modo assistido e gradativo a responsabilidade por sua própria formação.

Psicologia: Bacharelado

Uma vez matriculado na formação de Psicólogo, o estudante pode optar, exclusiva ou adicionalmente, pela obtenção do grau de Bacharel em Psicologia, que tem como objetivo a formação em pesquisa, que pode ser continuada na pós-graduação no mestrado e doutorado. Para tanto, o estudante deve solicitar o ingresso na habilitação a partir do 7º. semestre, ao Serviço de Graduação. Na habilitação Bacharelado, o aluno deverá cursar 146 créditos-aula (2190 horas) em disciplinas obrigatórias, correspondentes a cerca de 80% da carga horária total de aula (2760 horas), as quais serão ministradas até o 8º semestre do curso, e 38 créditos-aula (570 horas), correspondentes aos cerca de 20% restantes, que serão cumpridos em disciplinas optativas, sendo 2 créditos-aula (30 horas) em optativa eletiva e 36 créditos-aula (540 horas) em optativas livres. Atenção: o bacharel em psicologia na USP não capacita a pessoa ser psicólogo e nem a qualifica a licenciatura.

Psicologia: Licenciatura

Permite atuação de professor em qualquer nível e modalidade da educação básica, principalmente no ensino médio da rede pública ou particular do ensino ou como educador em organizações não governamentais. A Licenciatura em Psicologia no IPUSP foi reformulada segundo as exigências da Resolução CNE/CP 01/2002, com o objetivo de aperfeiçoar a formação docente e contribuir para uma educação pública de qualidade. Este novo projeto começou a ser implementado em 2006. Tendo ingressado na Formação de Psicólogo os estudantes podem optar adicionalmente pela obtenção do grau de Licenciado em Psicologia. Esta opção pode ser realizada a partir do segundo semestre do curso até, no máximo, o final do semestre letivo de conclusão na habilitação de Psicólogo e/ou Bacharel em Psicologia. Para obter o grau de Licenciado em Psicologia o estudante precisa ter feito a opção por esta habilitação e cursar 38 (trinta e oito) disciplinas e 27 (vinte e sete) disciplinas obrigatórias, a seguir, comuns à grade obrigatória da formação de Psicólogo/Bacharel em Psicologia.

Psicologia: Psicólogo

É possível trabalhar em diversos contextos como na saúde e na educação, com idosos, adultos, crianças, famílias e grupos sociais, em serviços públicos ou privado. O ingresso no curso de Psicologia da USP dar-se-á na habilitação Formação de Psicólogo, por meio do vestibular da Fuvest e do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). Para formação de Psicólogo, o aluno deve cumprir 200 créditos-aula e 51 créditos-trabalho. Para isso, o aluno cursa 138 créditos-aula e 51 créditos-trabalho em Disciplinas Obrigatórias, correspondentes a cerca de 69% da carga horária total de aula, que são ministradas até o oitavo semestre do curso. Os 31% restantes o aluno deve cursar no mínimo de 15 créditos-aula (cerca de 7,5%) em Disciplinas Optativas Eletivas e no mínimo de 47 créditos-aula (cerca de 23,5%), em Disciplinas Optativas Livres, escolhidas pelo aluno no decorrer do curso. A formação de Psicólogo requer também a realização de, no mínimo, 500 horas de estágios curriculares supervisionados. Deste total, 285 horas são realizadas como parte integrante de disciplinas obrigatórias. Portanto, os alunos devem completar pelo menos 215 horas, dentre a oferta de estágio ligado a disciplinas optativas eletivas e livres. Uma vez conferido o grau de Psicólogo, o graduado deve requerer sua inscrição no Conselho Regional de Psicologia. Este é o órgão regulador da profissão, que possibilitam o amplo exercício profissional. Como Psicólogo, o profissional pode realizar tratamentos clínicos, psicodiagnósticos, seleção e recrutamento de pessoal, conduzir trabalhos em atendimentos sociais e comunitários, oferecer consultoria em análise institucional, conduzir análises e tratamentos psicológicos em contextos de ensino e aprendizagem, fornecer assistência psicológica em contextos hospitalares e de saúde, dentre outros

 

Descrição de perfil de aluno

O graduando do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo é estimulado a contribuir para sua formação com uma postura crítica sobre a diversidade de pensamentos e fazeres no campo psicológico, amparado na ética, em conceitos, princípios e teorias psicológicas. É também incentivado a contribuir, dentro da especificidade da psicologia e em diálogo com outras áreas do conhecimento, para as demandas da comunidade.

Inserção profissional

Os graduados em Psicologia podem exercer atividades profissionais em diferentes setores, nos primeiro, segundo ou terceiro setor, nas áreas de educação, saúde, trabalho, assistência social, esporte, entre outras. A opção pela área acadêmica (requer que o psicó

logo ou bacharel complemente sua formação em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado).

O curso de Graduação em Psicologia deve dar condições para a formação de um profissional que:

  • Atue com competência, responsabilidade e ética, de acordo com as características sociais da comunidade.
  • Reflita criticamente sobre as várias formas de pensar e fazer Psicologia.
  • Compreenda sua atividade como campo permanente de pesquisa e produção de conhecimento, tomando iniciativas para a atualização constante, sempre com a flexibilidade e a eficácia requeridas pela natureza do saber psicológico como também requeridas pelas características do contexto sociocultural e do mercado de trabalho.
  • Tenha condições de orientar sua prática de acordo com referenciais teóricos consistentes e de repensá-los a partir de sua experiência.
  • Estabeleça e mantenha o diálogo interdisciplinar.
  • Seja capaz de identificar em Psicologia os diversos pressupostos epistemológicos das diversas orientações teóricas e das técnicas daí decorrentes.

Psicologia – Psicólogo

O ingresso no curso de Psicologia da USP dar-se-á na habilitação Formação de Psicólogo, por meio do vestibular da Fuvest e do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). Para formação de Psicólogo, o aluno deverá cumprir 200 créditos-aula e 51 créditos-trabalho. Para isso, o aluno cursará 138 créditos-aula e 51 créditos-trabalho em Disciplinas Obrigatórias, correspondentes a cerca de 69% da carga horária total de aula, que serão ministradas até o oitavo semestre do curso. Os 31% restantes o aluno deverá cursar no mínimo de 15 créditos-aula (cerca de 7,5%) em Disciplinas Optativas Eletivas e no mínimo de 47 créditos-aula (cerca de 23,5%), em Disciplinas Optativas Livres, escolhidas pelo aluno no decorrer do curso. A formação de Psicólogo requer também a realização de, no mínimo, 500 horas de estágios curriculares supervisionados. Deste total, 285 horas são realizadas como parte integrante de disciplinas obrigatórias. Portanto, os alunos deverão completar pelo menos 215 horas, dentre a oferta de estágio ligado a disciplinas optativas eletivas e livres. Uma vez conferido o grau de Psicólogo, o graduado deverá requerer sua inscrição no Conselho Regional de Psicologia. Este é o órgão regulador da profissão, que possibilitará o amplo exercício profissional. Como Psicólogo, o profissional poderá realizar tratamentos clínicos, psicodiagnósticos, seleção e recrutamento de pessoal, conduzir trabalhos em atendimentos sociais e comunitários, oferecer consultoria em análise institucional, conduzir análises e tratamentos psicológicos em contextos de ensino e aprendizagem, fornecer assistência psicológica em contextos hospitalares e de saúde, dentre outros

Psicologia – Bacharelado

Uma vez matriculado na formação de Psicólogo, o estudante poderá optar, exclusiva ou adicionalmente, pela obtenção do grau de Bacharel em Psicologia. Para tanto, deverá solicitar o ingresso na habilitação a partir do 7º. semestre, ao Serviço de Graduação. Na habilitação Bacharelado, o aluno deverá cursar 146 créditos-aula (2190 horas) em disciplinas obrigatórias, correspondentes a cerca de 80% da carga horária total de aula (2760 horas), as quais serão ministradas até o 8º semestre do curso, e 38 créditos-aula (570 horas), correspondentes aos cerca de 20% restantes, que serão cumpridos em disciplinas optativas, sendo 2 créditos-aula (30 horas) em optativa eletiva e 36 créditos-aula (540 horas) em optativas livres

Psicologia – Licenciatura

A Licenciatura em Psicologia no IPUSP foi reformulada segundo as exigências da Resolução CNE/CP 01/2002, com o objetivo de aperfeiçoar a formação docente e contribuir para uma educação pública de qualidade. Este novo projeto começou a ser implementado em 2006. Tendo ingressado na Formação de Psicólogo os estudantes poderão optar adicionalmente pela obtenção do grau de Licenciado em Psicologia. Esta opção poderá ser realizada a partir do segundo semestre do curso até, no máximo, o final do semestre letivo de conclusão na habilitação de Psicólogo e/ou Bacharel em Psicologia. Para obter o grau de Licenciado em Psicologia o estudante precisa ter feito a opção por esta habilitação e cursar 38 (trinta e oito) disciplinas e 27 (vinte e sete) disciplinas obrigatórias, a seguir, comuns à grade obrigatória da formação de Psicólogo/Bacharel em Psicologia.

Conheça as disciplinas obrigatórias e optativas oferecidas para obtenção dos títulos de Psicólogo, Bacharel e Licenciado:

Na habilitação Formação de Psicólogo, o aluno deverá cursar 2070 horas em disciplinas obrigatórias, correspondentes a cerca de 69% da carga horária total de aula (3000 horas), que serão ministradas até o 8º semestre do curso. Outras 930 horas, correspondentes a 31% do curso, serão distribuídas entre disciplinas optativas eletivas (225 horas, cerca de 7,5%) e optativas livres (705 horas, cerca de 23,5%), escolhidas pelo aluno no decorrer do curso. Adicionalmente, os alunos deverão cumprir 1530 horas em atividades de estudos (créditos-trabalho) ligados às disciplinas obrigatórias, bem como irão cumprir um número de horas de estudo correspondentes às atividades ligadas a disciplinas optativas eletivas e livres que escolherem, o qual não se pode determinar previamente.

Também para a obtenção do grau de Psicólogo, é requisito a realização de 680 horas de estágio supervisionado, das quais 245 horas serão cumpridas em disciplinas obrigatórias e 435 horas em disciplinas optativas, eletivas ou livres (v. detalhamento no Item 5 deste projeto). Finalmente, a Formação de Psicólogo, é requisito a obtenção de 60 horas em Atividades Acadêmicas Complementares – AAC, conforme Resolução CoG, CoCEx e CoPq Nº 7788, de 26 de agosto de 2019 e Portaria Interna PRG no. 135, de 08 de março de 2021 (v. detalhamento no Item 6 desse projeto).

Infraestrutura

O Instituto de Psicologia oferece, aos alunos, um dos mais completos acervos da América Latina na área de Psicologia; uma rede de informática nas dependências da Biblioteca e na sala pró-aluno. Nas dependências do bloco de aulas, está localizado o espaço do Centro Acadêmico. Atividades práticas, que articulam ensino, pesquisa e extensão, são realizadas no Centro de Atendimento Psicológico, nas instituições conveniadas e nos projetos desenvolvidos nos diferentes Laboratórios de Estudos e Pesquisa.

Conheça o curso de Psicologia com quem estudou no IPUSP

Vídeo apresentado na Feira USP e as Profissões em 2021.

Contato
Telefones: 11-3091-4177/1973
e-mail: gradip@usp.br