O curso de graduação em Psicologia da USP é gratuito. O ingresso é realizado das seguintes formas:

FUVEST

Organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), a prova é realizada todo ano e é responsável por selecionar a maior parte dos alunos. As normas do concurso devem ser consultadas no Manual do Candidato, publicado anualmente no site da Fuvest. As informações sobre o último processo podem ser conferidas na página neste link.

ENEM-USP

No processo seletivo ENEM-USP organizado também pela Fuvest, o candidato concorre com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em até três cursos de uma das áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais, conforme a Tabela de Vagas disponível no ano. A seleção dos candidatos é feita por classificação conforme a pontuação obtida no Enem. Confira a página do Enem USP. Assista aqui ao vídeo explicativo

Nota: Nestas duas formas de ingresso, a USP adota política de cotas sociais e raciais, que envolve a reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPIs) egressos da escola pública. Saiba mais clicando aqui.

Outras Formas de Ingresso

Transferência externa

Também é possível estudar na USP a partir do processo de transferência, realizado pela Fuvest. A USP aceita transferência voluntária de estudantes de curso superior de graduação, condicionada à existência de vagas e aprovação em processo seletivo segundo normas estabelecidas pelo Conselho de Graduação. A divulgação do edital de transferência ocorre anualmente, em geral no mês de maio. Para mais informações sobre o vestibular e as provas de transferências externas, consulte o site da Fuvest e os editais do último processo neste link.

Aluno especial da graduação

As unidades também aceitam estudantes especiais, que não estejam matriculados na USP, em disciplinas isoladas. As inscrições devem ser realizadas nas Seções de Alunos responsáveis pela disciplina ou curso de interesse, nas datas estabelecidas no Calendário Acadêmico, disponível pelo Sistema JúpiterWeb.

Os critérios de admissão e seleção de estudante especial são estabelecidos em cada unidade. Clique aqui para pesquisar as disciplinas dos cursos de graduação da Universidade.

Estrangeiros

Candidatos estrangeiros também podem concorrer a uma vaga na USP, tanto por meio do vestibular da Fuvest como pelo Sisu, a partir da prova do Enem. Também há o Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) que oferece oportunidade de formação superior a estudantes de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico.

Portadores de Diploma de Nível Superior

Não há vagas para esta modalidade de ingresso, nem há previsão de vir a ter. Caso surjam, o edital de seleção será publicado nesta página.

 

Ajudando a escolher a profissão

Para ajudar o estudante na escolha da carreira profissional e se informar sobre como funciona a Universidade, existe o programa USP e as Profissões. A iniciativa organiza duas vezes por ano a Feira USP e as Profissões (uma edição na capital paulista e outra em um dos campi no interior) e realiza visitas monitoradas às escolas, faculdades, institutos, museus e órgãos da USP.

A USP também abriga cursinhos pré-vestibulares populares mantidos por estudantes que auxiliam estudantes em vulnerabilidade social e econômica a se preparar para o exame vestibular. Confira quais são eles neste link.

.

Links de interesse: