Desde 2016, há duas formas de ingressar no curso de graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo. Além do vestibular organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o candidato também pode concorrer à vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

Pelo vestibular da FUVEST, a seleção é feita anualmente por meio das provas da primeira e da segunda fases. O aluno ingressa na carreira de Psicólogo e pode optar pela licenciatura e/ou pelo bacharelado – consulte aqui o calendário FUVEST 2019.

Já aos candidatos que, independente da renda, cursaram o Ensino Médio integralmente em Escolas Públicas, é possível concorrer a uma vaga em Psicologia pelo SiSU. O procedimento para que o candidato ingresse no curso de graduação do IPUSP considera a nota obtida na prova do ENEM. Assim, 21 (30%) das 70 vagas oferecidas anualmente pelo IP são reservadas a estudantes selecionados pelo SiSU. Desses 21 selecionados, 11 vagas são reservadas a pessoas que se declararem pretos, pardos ou indígenas (PPI) – confira o Ingresso na USP pelo SiSU/Enem.

Outras Formas de Ingresso

Transferência Interna

Edital de Transferência Interna 2020

Retificação do Edital de Transferência Interna 2020

Formulário de Inscrição 2020

Resultado Preliminar 2019-2020

Classificação Final 2019-2020

Resultado Final 2019-2020

Transferência Externa

O processo de Transferência Externa para o curso de graduação em Psicologia é condicionado à existência de vagas. As vagas ociosas são destinadas inicialmente à Transferência Interna, e somente no caso de não serem  totalmente preenchidas neste processo, é que serão destinadas à Transferência Externa. Nos últimos anos todas as vagas foram preenchidas nos processos de Transferência Interna, por alunos de outros cursos de graduação da USP.

 

Ingresso de Portador de Diploma de Nível Superior

Não há vagas para esta modalidade de ingresso, nem há previsão de vir a ter. Caso surjam, o edital de seleção será publicado nesta página.

 

Conhecendo a Universidade de São Paulo

O USP e as Profissões é um programa da Universidade de São Paulo que auxilia na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Clique nos links para saber mais sobre as possibilidades oferecidas e escolher uma área de formação:

    • Feiras de Profissões: confira as datas e participe deste evento, que acontece duas vezes por ano; receba esclarecimentos sobre as Unidades de Ensino e suas infraestruturas, os cursos oferecidos, o vestibular, a formação acadêmica, as grades de disciplinas, os conteúdos programáticos e as especializações;
  • Visitas Monitoradas: fique atento ao calendário das atividades que são oferecidas; as visitas às Escolas, Faculdades, Institutos, Museus e Órgãos da USP vão de março a novembro; inscreva-se para ter uma visão geral dos cursos oferecidos na Universidade e conhecer as salas de aula, os laboratórios e toda a infraestrutura disponível para a formação dos alunos.

Links de interesse: