O Programa está estruturado em quatro áreas de pesquisa: a) Sensação, Percepção e Movimento; b) Neurotransmissores e comportamento, c) Desenvolvimento e Plasticidade e d) “História, Filosofia e Educação em Neurociências”.

Na área Sensação, Percepção e Movimento, a organização funcional do sistema visual é estudada em modelos animais, em condições normais e patológicas (Ventura e Costa). O desempenho visual humano, em bebês, crianças e adultos normais, com patologias ou com exposição a agentes tóxicos ou patológicos, é investigado em funções básicas e complexas incluindo fatores cognitivos. Os projetos de pesquisa básica pretendem desvendar o funcionamento de células sensoriais e sua relação com o comportamento e ecologia de animais não-humanos e o desenvolvimento de modelos animais não humanos para a detecção prematura de renopatias. Nos projetos que focalizam movimento, são estudados os efeitos de diferentes intervenções computarizadas sobre o controle motor e cognição de pacientes com doenças neurodegenerativas, paralisia cerebral e idosos (, o efeito de lesões encefálicas sobre controle postural , a associação de alterações de aprendizagem implícita e doença de Parkinson e o efeito da estimulação trasncraniana sobre a aprendizagem motora.

São orientadores dessas pesquisas: ANDRE FRAZAO HELENE, ANTONIO DE PADUA SERAFIM, DANIELA MARIA OLIVEIRA BONCI, DORA SELMA FIX VENTURA, JOSE EDUARDO POMPEU, LUIS AUGUSTO TEIXEIRA, MARCELO FERNANDES DA COSTA, MARIA ELISA PIMENTEL PIEMONTE, MICHELE SCHULTZ RAMOS DE ANDRADE

Na área Neurotransmissores e Comportamento são investigados os mecanismos neurais de comportamentos típicos da espécie e o produto do desenvolvimento. Em humanos, é estudado os efeitos de tratamentos neuropsicológicos sobre a doença de Parkinson, Psicofisiologia e electroencefalografia do ensino e aprendizagem, de transtornos do comportamento e da violência sexual. Em modelos animais, são é estudada a endocrinologia do comportamento, as bases neurais dos comportamentos motivados e o efeitos do estresse sobre o desempenho cognitivo.

São orientadores dessas pesquisas: ANTONIO DE PADUA SERAFIM, FÁBIO LEYSER GONÇALVES, FELIPE D ALESSANDRO FERREIRA CORCHS, JACKSON CIONI BITTENCOURT, JOSE EDUARDO POMPEU, MIRIAM GARCIA MIJARES.

Na área Desenvolvimento e Plasticidade são realizadas pesquisas que investigam processos comportamentais em um referencial de adaptação biológica na filogênese ou na ontogênese, e sua plasticidade neural e comportamental. Processos associativos de memória (, mudança na neurotransmissão por exposição a tóxicos , processos atencionais ,processos neurais envolvidos na percepção de dor , processos de alterações comportamentais na infância e adolescência, modulação de hormônios sobre as propriedades plásticas do sistema nervoso envolvidas no comportamento, bem como sobre suas funções sensoriais e cognitivas, neurodegeneração e neuroproteção no desenvolvimento ontogenético e comportamento em modelos animais.

São orientadores dessas pesquisas: FELIPE D ALESSANDRO FERREIRA CORCHS, DANIELA MARIA OLIVEIRA BONCI, ANTONIO DE PADUA SERAFIM, GUILHERME DE ARAUJO LUCAS, IVANA BRITO , JACKSON CIONI BITTENCOURT, MARIA INES NOGUEIRA, RENATO TEODORO RAMOS.

Na área “História, Filosofia e Educação em Neurociências” aborda as interfaces da Neurociência com áreas de Humanidades. São analisadas questões metodológicas das neurociências, sua história, filosofia e ética e o ensino das neurociências na educação básica e superior.

São orientadores dessas pesquisas: ANDRE FRAZAO HELENE, FRANCISCO ROMULO MONTE FERREIRA, MARCELO FERNANDES DA COSTA