Departamento de Psicologia Clínica
Linhas de Pesquisa: Psicanálise, intersubjetividade e configurações vinculares.
Telefone: 55 11-3091-1956 | ivonise@usp.br | Lattes
Sala 22 / Bloco FLaboratório de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Psíquico e a Criatividade em Diferentes Abordagens Psicoterápicas (LAPECRI)

Fez graduação em Psicologia na Universidade de São Paulo (1976) , mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1992) . Atualmente é Professor Doutora da Universidade de São Paulo e Membro do Núcleo de Estudos da Subjetividade do Centro Universitário FIEO. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Psicológico, Prevenção.

Psicologia Clínica Preventiva

Minha linha de pesquisa atual é a da clínica psicoterápica psicanalítica relacionada ao desenvolvimento psíquico. Aprofundar o conhecimento dos passos sucessivos e gradativos contidos no caminho entre o estado de não-integração até o de integração psíquica é tarefa significativa para quem se dedica cotidianamente ao trabalho psicoterápico. A possibilidade de ampliação e aprofundamento do conhecimento do desenvolvimento psíquico pode vir a nos fornecer novas possibilidades de intervenções psicoterápicas, quer na criança ou adolescente que está em desenvolvimento, quer no adulto que busca mudança psíquica. As demandas da clínica psicoterápica atual pressionam para inovações tanto no que tange à psicoterapia psicanalítica de longa duração como nas psicoterapias abreviadas. É meu intuito continuar trabalhando nesta perspectiva de pesquisa.