Av. Prof. Mello Moraes, 1721
Cidade Universitária, São Paulo, SP – CEP: 05508-030
Telefones: 55 11-3091-4173/4910 | mmelo@usp.br
Coordenação: Profa. Associada Márcia Helena da Silva Melo

O LaPPES propõe articular a pesquisa com o ensino e a extensão voltado ao desenvolvimento, à avaliação, à adaptação cultural e à difusão de programas e outras intervenções baseadas em evidências científicas para prevenção de violência escolar bem como para a promoção de saúde mental em prol da infância e adolescência, em diálogo com as políticas públicas nacionais.

O trabalho do Laboratório tem como referências fundantes, além da Psicologia, as ciências da prevenção e da implementação. A ciência da prevenção, segundo Petras e Sloboda (2014), é interdisciplinar, com foco na epidemiologia, no desenvolvimento de intervenções e na metodologia de pesquisa, envolvendo ciclos de diálogo entre pesquisa e prática. Erguida em sólida postura ética que busca o bem-estar das populações, s preservação da vida, e diminuição de iniquidades, s proteção dos direitos humanos e a promoção de justiça social (Israelashvili & Romano, 2017).

Imerso nesse contexto, o LaPPES visa contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade de ambientes mais nutridores para crianças e jovens que frequentam as escolas, num trabalho intersetorial, interprofissional, investindo na formação da equipe escolar, por meio de intervenções e programas. As intervenções alvo do Laboratório são dirigidas à prevenção de violência escolar e ao uso de drogas, por meio do fortalecimento de repertórios sociais e fatores protetivos associados à saúde mental, como habilidades sociais, habilidades de vida, habilidades socioemocionais, habilidades educativas parentais. Os contextos de aplicação incluem, predominantemente, a escola e os serviços de saúde.

Nesse sentido, as pesquisas prioritárias do Laboratório avaliam desenvolvimento de programas, seu processo de implementação e seus resultados, lançando mão de metodologias de pesquisa diversas que melhor respondam às questões formuladas. As pesquisas que envolvem o desenvolvimento e a implementação de intervenções nos campos da prevenção e promoção de saúde mental, desenvolvidas no LaPPES, se configuram como revisões sistemáticas da literatura; avaliações de necessidades; adaptação cultural de programas; avaliações de eficácia e efetividade e ainda estudos de difusão que envolvem interlocução com as políticas públicas.