A CONSTRUÇÃO CULTURAL DO SIGNIFICADO
Linha de Pesquisa: | PROBLEMAS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA PSICOLÓGICA |
Data de Início: | 01/01/2011 |
Responsável pelo projeto: | DANILO SILVA GUIMARAES |
Descrição: | Partindo da compreensão de que o ser humano nasce e se desenvolve no tecido cultural, que atravessa processos singulares de subjetivação, bem como disponibiliza campos estruturados de ação, nos propomos, através deste projeto, a sistematizar proposições oriundas do campo de investigação do construtivismo semiótico - cultural, em psicologia, a respeito das relações eu outro (mundo). Nesse sentido, buscaremos refletir a respeito de possibilidades e limites da utilização do dialogismo teórico-metodológico para a pesquisa de fenômenos psicossociais e de processos de construção simbólica de significados na experiência vivida. Situado na linha de pesquisa Problemas Teóricos da Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental, o projeto aborda questões concernentes à multiplicidade de posicionamentos pessoais em face de objetos culturais (Marková, 2003/2006); a alteridade do outro que tem uma trajetória de vida singular, internalizando referências significativas no processo de construção de conhecimento (Simão, 2007); o cruzamento de olhares entre eu e outro a partir de e para suas corporeidades; a dimensão simbólica da ação pessoal (Boesch, 1991) e a articulação entre os planos intersubjetivo e intrassubjetivo da experiência humana (Guimarães, 2011). Argumentamos que esse tipo de sistematização pode ser útil para a construção de referenciais teórico-metodológicos relevantes ao profissional e o pesquisador no estudo de questões culturais em psicologia, na leitura e intervenção sobre fenômenos psicossociais. |
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA A PAIS DE CRIANÇAS AUTISTAS (CAIS-USP)
Linha de Pesquisa: | ANÁLISE COMPORTAMENTO |
Data de Início: |
01/01/2010
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Responsável pelo projeto: | MARIA MARTHA COSTA HUBNER |
Descrição: | O projeto refere-se à pesquisa e atendimento gratuito a pais de crianças autistas, com o objetivo de ensinar pais a aplicarem os procedimentos da Análise do Comportamento Aplicada ( ABA) com seus filhos. Os atendimentos são realizados por alunos de graduação , juntamente com alunos de especialização e pós - graduação Srticto Senso. Simultaneamente ao objetivo de atendimento ( relevância social) está o objetivo de realizar pesquisas que visam verificar o efeito de programas específicos e procedimentos de ensino de linguagem.O projeto está também vinculado ao INCT - Sobre Comportamento, Cofnição e Ensino, coordenado pela professora Deisy das Graças de Sousa, da UFSCAR. |
ASSOCIAÇÃO ENTRE ALTERAÇÕES NEURAIS PRECOCES DA RETINA E FATORES DE RISCO GENÉTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE RETINOPATIA DIABÉTICA PROLIFERATIVA
Linha de Pesquisa: | SENSAÇÃO, PERCEPÇÃO E COGNIÇAO |
Data de Início: | 01/01/201o |
Responsável pelo projeto: | MIRELLA GUALTIERI |
Descrição: | A retinopatia diabética é uma das complicações mais prevalentes em pacientes com diabetes e uma das principais causas mundiais de perda visual. Sabe-se que a perda visual é devida a fatores vasculares e neurais. Contudo, não há dados acerca da interação entre esses dois fatores que levam ao prejuízo visual. A visão de cores é uma função de origem neural afetada desde os estágios mais precoces da diabetes mesmo antes do desenvolvimento de retinopatia. Dados recentes da literatura mostram correlação entre polimorfismos genéticos em indivíduos diabéticos e uma maior chance de desenvolvimento da retinopatia. O presente projeto verificará a associação entre fatores de risco genético para a retinopatia e lesões da função neural acessadas pela visão de cores em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. |
AVALIAÇÃO PSICOFÍSICA DA VISÃO
Linha de Pesquisa: | SENSAÇÃO, PERCEPÇÃO E COGNIÇAO |
Data de Início: | 01/01/2003 |
Responsável pelo projeto: | DORA SELMA FIX VENTURA |
Descrição: | O presente projeto visa o exame psicofísico de funções visuais, com a finalidade contribuir para a elucidação dos mecanismos básicos de patologias, dentre elas a de Leber's Hereditary Optic Neuropathy (LHON). É uma doença genética que causa perda bilateral de visão central numa pequena porcentagem dos membros de um pedigree. A investigação das possíveis perdas subclínicas associadas com a patologia foi iniciada por equipe internacional chefiada por Alfredo A. Sadun em 2001, tendo revelado que portadores assintomáticos do gene que causa LHON, antes considerados não afetados, mostraram perdas em funções visuais, como visão de cores Quiros et al., ARVO 2003) e potencial cortical visual provocado (Salomão et al., ARVO 2003). neural: parvo- , magno- e koniocelular. Em particular o projeto tem por objetivo: 1. refinar a avaliação de visão de cores já iniciada', usando o Cambridge Color Test 2. examinar a sensibilidade ao contraste de luminância espaço-temporal e ao contraste cromático espacial (verde-vermelho e azul-amarelo). Justificativas: 1. O refinamento da medida de discriminação de cores num grupo de indivíduos com disfunção subclínica potencial é desejável uma vez que diferentes testes de visão de cores examinam diferentes funções e estão sujeitos a diferentes variáveis. Consequentemente, a aplicação de testes novos e mais sensíveis pode ampliar o número de portadores detectados com perdas visuais e ajudar a entender os mecanismos subjacentes a essas perdas. 2. Em pacientes com LHON disfunções do sistema nervoso central como redardo mental e epilepsia podem estar presentes. Funções que podem isolar diferentes vias de processamento neural deveriam portanto ser examinadas nesses pacientes. A avaliação das funções de contraste propostas tem esse objetivo, pois o exame de sensibilidade de contraste de luminância espacial, temporal e cromático proporciona acesso a três diferentes vias de processamento. |
COMPORTAMENTO ANIMAL: ONTOGÊNESE E FILOGÊNESE
Linha de Pesquisa: | COMPORTAMENTO ANIMAL E ETOLOGIA HUMANA |
Data de Início: | 01/01/2002 |
Responsável pelo projeto: | MARIE ODILE MONIER CHELINI |
Descrição: | Estuda-se o comportamento de diferentes espécies de animais, com o objetivo de compreender a evolução e o desenvolvimento do comportamento. |
COMPORTAMENTO VERBAL
Linha de Pesquisa: | ANÁLISE COMPORTAMENTO |
Data de Início: | 01/01/2000 |
Responsável pelo projeto: | MARIA MARTHA COSTA HUBNER |
Descrição: | Identificação de relações funcionais entre o comportamento verbal e diferentes conseqüências a ele aplicado, bem como análise das relações empiricas entre comportamento verbal e não verbal, dentro do modelo conceitual proposto por B.F.Skinner. São também investigadas as possíveis relações teóricas e metodológicas entre o modelo experimental de Murray Sidman na investigação de processos simbólicos. |
CONTRIBUIÇÕES DA CIÊNCIA COMPORTAMENTAL PARA A INVESTIGAÇÃO EPISTEMOLÓGICA
Linha de Pesquisa: | PROBLEMAS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA PSICOLÓGICA |
Data de Início: | 01/01/1992 |
Responsável pelo projeto: | GERSON APARECIDO YUKIO TOMANARI |
Descrição: | Subsídios da ciência do comportamento à investigação epistemológica, tradução do problema da indução em termos comportamentais. afinidades e diferenças entre itens da filosofia de popper e uma filosofia comportamentalista do conhecimento. |
ENFOQUE ETOLÓGICO À ONTOGÊNESE DO COMPORTAMENTO SOCIAL NA CRIANÇA
Linha de Pesquisa: | COMPORTAMENTO ANIMAL E ETOLOGIA HUMANA |
Data de Início: | 01/01/2001 |
Responsável pelo projeto: | VERA SILVIA RAAD BUSSAB |
Descrição: | Estuda-se a interação social e relações sociais na infância, privilegiando parceiros de idade, com objetivos metodológico-conceituais (desenvolvimento de procedimentos e conceitos para a descrição e análise de dados observacionais), descritivos e teóricos. Visa-se a compreensão do processo sócio-interacional como lugar de construção de conhecimento e de identidade, dentro de um enfoque psicobiológico que destaca as questões funcionais e filogenéticas pertinentes aos fenômenos investigados. Como parte deste projeto estão em andamento estudos de desenvolvimento em diferentes contextos sócio-afetivos contemporâneos , como os representados pelas investigações das brincadeiras em crianças Parakanã, e de crianças em cidades pequenas e cidades grandes (por ex: ver no livro Brincadeira e Cultura: Viajando pelo Brasil que brinca os capítulos: Em uma aldeia Parakanã 33-77 e Entre a serra e o mar, 127-156.), e um pós-doutoramento com vistas à integração conceitual e empírica das abordagens sócio-construtivista e evolucionista ao desenvolvimento (Profa Maria Lúcia Seidl de Moura) (ver o livro O bebê do século XXI e a Psicologia em desenvolvimento). Encontra-se em fase final de edição o capítulo Play in hunter-gatherer society, em Peter Smith & Antony Pellegrini (eds) The nature of play , Guilford Press, 2004. |
EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E COMPORTAMENTO VERBAL
Linha de Pesquisa: | ANÁLISE COMPORTAMENTO |
Data de Início: | 01/01/2005 |
Responsável pelo projeto: | MARIA MARTHA COSTA HUBNER |
Descrição: | Apesar da proposta de uma análise funcional do comportamento verbal estar pronta desde 1957, com a publicação do livro "Verbal Behavior" de Skinner, os processos básicos deste comportamento e suas relações com o comportamento não verbal ainda estão sendo compreendidos. (Lloyd, 2002). O livro "O Comportamento Verbal" foi apenas o início, um "exercício de interpretação", como disse seu próprio autor. Alertava Skinner, entretanto, que características especiais do comportamento verbal não requerem a busca de novos princípios comportamentais e que apesar dos estudos experimentais da Análise do Comportamento terem sido conduzidos até aquela época com outras espécies que não a humana, os resultados não impunham nenhuma restrição de espécie. Além disso, concluía Skinner, a formulação em termos de Análise do Comportamento em geral poderia ser extrapolada para o comportamento verbal, tornando-nos capazes de lidar mais efetivamente com essa subdivisão do comportamento chamada verbal. Importante destacar que o fato do presente projeto e da pesquisa de Hübner & Dias (2000) darem ênfase à manipulação do comportamento verbal e à verificação de seu efeito sobre o não verbal, não significa a subestimação do papel das contingências na mudança de comportamentos não verbais. A interação de ambos os controles é um dado inquestionável nas pesquisas da área (Assis, 1995, por exemplo). Investigar tais relações tem o principal objetivo tecnológico de encontrar um procedimento de controle de comportamento não verbal que seja de fácil aplicação nas situações naturais. Motiva-se também pela necessidade de que, em determinados contextos, como o da saúde, comportamento verbais pró-saúde sejam correspondentes aos não verbais relevantes, tornando ambas as classes de respostas funcionalmente relacionadas. |
ESTUDO DO DESAMPARO APRENDIDO
Linha de Pesquisa: | ANÁLISE COMPORTAMENTO |
Data de Início: | 01/01/1998 |
Responsável pelo projeto: | MARIA HELENA LEITE HUNZIKER |
Descrição: | São investigados, em animais e humanos, os efeitos da experiência com estímulos incontroláveis sobre novas aprendizagens, bem como sobre a bioquímica do organismo. Trata-se de um modelo experimental de depressão, em que diferentes parâmetros envolvidos na incontrolabilidade dos estímulos são experimentalmente manipulados. |
ETHOCEBUS: TECHNOLOGY AND TRADITIONS IN CAPUCHIN MONKEYS
Linha de Pesquisa: | COMPORTAMENTO ANIMAL E ETOLOGIA HUMANA |
Data de Início: | 01/01/2003 |
Responsável pelo projeto: | EDUARDO BENEDICTO OTTONI |
Descrição: | This project aims the study of tool use and other social traditions in a wild group of capuchin monkeys (Cebus apella) living in Northeastern Brazil drylands in the Faz. Boa Vista, PI. It is a cooperation project including the University of Sao Paulo (Brazil; Eduardo B. Ottoni and Patrícia Izar), the University of Georgia (USA; Dorothy Fragaszy) and the CNR-Rome (Italy; Elisabetta Visalberghi), currently funded by the Leakey Foundation and by the National Geographic Foundation. |
EVOLUÇÃO DE MECANISMOS DE PREFERÊNCIAS E ESCOLHA DE PARCEIROS AMOROSOS, E RELACIONAMENTOS ESTÁVEIS EM HUMANOS
Linha de Pesquisa: | COMPORTAMENTO ANIMAL E ETOLOGIA HUMANA |
Data de Início: | 01/01/2015 |
Responsável pelo projeto: | JAROSLAVA VARELLA VALENTOVA |
Descrição: | Os aspectos evolutivos da sexualidade humana no sentido mais amplo é o foco do projeto. Uma linha aborda as preferências por parceiros sexuais e amorosos através de primeiras impressões, investigando vários traços físicos, psicologicos e comportamentais, variação inter-individual em preferências por parceiros, inclusive a dependência de contexto, orientação sexual e cultura em preferências por parceiros sexuais. A relação entre preferências de parceiros potenciais e escolhas de parceiros reais faz ponte entre a primeira linha de pesquisa e a segunda linha focada na escolha de parceiros amorosos e relacionamentos de longo prazo. A segunda linha enquadra mecanismos de escolha de parceiros reais, como homogamia, complementaridade, e estampagem. A pesquisa sobre dinâmica e qualidade de relacionamentos de longo prazo inclui conceitos de amor, satisfação de relacionamento, ciúmes, infidelidade, retenção de parceiros, e separação e divórcio. |
EVOLUÇÃO HUMANA: NATUREZA E CULTURA
Linha de Pesquisa: | COMPORTAMENTO ANIMAL E ETOLOGIA HUMANA |
Data de Início: | 01/01/2000 |
Responsável pelo projeto: | VERA SILVIA RAAD BUSSAB |
Descrição: | O objetivo desta linha de pesquisa é progredir na análise das relações entre natureza e cultura. Acumulam-se indicadores filogenéticos e ontogenéticos do processo adaptativo de evolução que tornou o ser humano biologicamente cultural. Ao mesmo tempo, ainda não foram suficientemente exploradas as implicações destas concepções para a Psicologia. A perspectiva tem sido aplicada para diversas questões do desenvolvimento e do relacionamento humano, como vinculação afetiva, sexualidade, desenvolvimento social. Desde 1996 coordeno o Grupo de pesquisa Evolução e Comportamento do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. A partir de 2004 coordeno, em conjunto com a Profa. Maria Emilia Yamamoto (UFRN) o GT Psicologia Evolucionista na ANPEPP. Um dos produtos deste GT é a elaboração de um livro sobre Psicologia Evolucionista que está em andamento e deverá ser finalizado em 2005. |
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA PSICOLOGIA: AS TEORIAS FENOMENOLÓGICAS E PSICANALÍTICAS
Linha de Pesquisa: | PROBLEMAS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA PSICOLÓGICA |
Data de Início: | 01/01/1996 |
Responsável pelo projeto: | NELSON ERNESTO COELHO JUNIOR |
Descrição: | Em minhas pesquisas e nas orientações de teses e dissertações tenho procurado caracterizar os fundamentos epistemológicos e éticos das teorias psicanalíticas e fenomenológicas, assim como reconsiderar o lugar que ocupam na história da constituição das idéias psicológicas. Ao lado disso, tenho enfocado a articulação dessas teorias com as práticas psicológicas que, implícita ou explicitamente, delas se originam. O estudo dos fenômenos e das noções de realidade, percepção, representação, afeto, constituição subjetiva e intersubjetividade, principalmente a partir das obras de Freud, Husserl e Merleau-Ponty e nos trabalhos de psicanalistas contemporâneos, tem buscado viabilizar bases conceituais para novas pesquisas e a afirmação de um campo de estudo que privilegie o diálogo crítico entre a filosofia e a psicologia. Em suma, busca-se resgatar a inclusão na história das idéias psicológicas e os fundamentos filosóficos destas teorias psicológicas. |
ILUSÃO DE CONTROLE E A SELEÇÃO DO COMPORTAMENTO: O PAPEL DAS VARIÁVEIS SOCIAIS E CULTURAIS
Linha de Pesquisa: | ANÁLISE COMPORTAMENTO |
Data de Início: | 01/01/2011 |
Responsável pelo projeto: | MARCELO FROTA LOBATO BENVENUTI |
Descrição: | Em certas condições, pessoas podem superestimar a probabilidade com que suas ações são efetivas em produzir alterações no ambiente, fenômeno conhecido como ilusão de controle. O presente projeto explora a possibilidade de que a base para a ilusão de controle é a coincidência entre respostas e mudanças ambientais e que essas coincidências podem ser facilitadas por variáveis sociais e culturais. O projeto envolve a realização de três experimentos em que participantes adultos irão trabalhar em uma tarefa na qual é possível emitir respostas a um retângulo colorido apresentado no centro do monitor de um computador. Quando o retângulo no monitor estiver de determinada cor, pontos serão apresentados independentemente do comportamento dos participantes, em media a cada 8 segundos (VT 8 s); com o retângulo com outra cor, pontos não serão apresentados (extinção). Ao final de casa sessão, os participantes devem estimar o grau de controle que julgam ter sobre a produção dos pontos. No primeiro subprojeto, participantes trabalham individualmente na tarefa, sem contato com outros participantes. No segundo, será avaliado o papel da imitação, quando um experimentador confederado trabalha ao lado do participante e se mantém respondendo no retângulo com a cor diante da qual os pontos são apresentados independentemente do responder. No terceiro subprojeto, três participantes trabalham individualmente na tarefa básica e ao fim de cada sessão têm que concordar com o grau de controle que tinham na tarefa. Pontos extras serão apresentados caso os participantes concordem que a tarefa experimental envolvia controle sobre a apresentação dos pontos. |
INFLUÊNCIA SOCIAL NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PERCEPÇÃO E AÇÃO
Linha de Pesquisa: | COMPORTAMENTO ANIMAL E ETOLOGIA HUMANA |
Data de Início: | 01/01/2010 |
Responsável pelo projeto: | BRISEIDA DOGO DE RESENDE |
Descrição: | Os papéis desempenhados pela imitação e pela ajuda social na aprendizagem de novas habilidades têm sido temas recorrentes em estudos experimentais do desenvolvimento infantil. Porém, há uma carência de pesquisas referentes à influência social na aprendizagem da solução de problemas físicos. O presente projeto tem como proposta contribuir para o preenchimento desta lacuna, centrando nos aspectos sociais que promovem a aquisição da ação combinatória de um objeto sobre outro para atingir uma meta. Estudos com este tema têm sido realizados em pesquisas primatológicas. A contribuição teórico metodológica destes estudos pode ser heurísica para a psicologia do desenvolvimento. Trabalharemos com crianças com idade entre 18 e 24 meses. Nos grupos experimentais, os sujeitos observarão indivíduos proficientes utilizando dois tipos de objetos para solucionar um problema: um adequado para haver sucesso e outro não-adequado, e terão oportunidade de executar a tarefa. Nos grupos controle, serão fornecidos esses mesmos objetos, mas sem demonstração. A comparação entre os grupos revelará se a exposição a um modelo determina a mais rápida aquisição da tarefa e se há repetição exata dos movimentos demonstrados. Além disso, a fim de contribuir com o debate comparativo sobre a transmissão social de informações, temos também como objetivo estudar a influência social para o uso de ferramentas por macacos-prego. Assim, com protocolo semelhante ao descrito acima, efetuaremos comparações entre um grupo que apresenta quebra espontânea de cocos e outro ingênuo para tal tarefa. |
INTERAÇÃO VERBAL E PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
Linha de Pesquisa: | PROBLEMAS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA PSICOLÓGICA |
Data de Início: | 01/01/1998 |
Responsável pelo projeto: | LIVIA MATHIAS SIMAO |
Descrição: | Trata-se de uma linha de projetos de pesquisa teórico-empírica que se desenvolve sob enfoque de teorias da açãocultural e teorias semiótico-construtivistas do desenvolvimento humano, buscando compreender processos de construção de conhecimento que se assentam nas relações eu-outro, especialmente nas que se dão através de interações verbais. Os resultados obtidos se situam tanto no nível teórico-metodológico, com respeito a processos de construção de conhecimento nas relações eu-eu e eu-outro, como no nível de reflexões histórico-filosóficas com respeito à própria construção de teorias em psicologia. |
MODELOS COMPORTAMENTAIS PARA ESTUDO DA AÇÃO DE DROGAS
Linha de Pesquisa: | PROBLEMAS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA PSICOLÓGICA |
Data de Início: | 01/01/1998 |
Responsável pelo projeto: | LIVIA MATHIAS SIMAO |
Descrição: | Trata-se de uma linha de projetos de pesquisa teórico-empírica que se desenvolve sob enfoque de teorias da açãocultural e teorias semiótico-construtivistas do desenvolvimento humano, buscando compreender processos de construção de conhecimento que se assentam nas relações eu-outro, especialmente nas que se dão através de interações verbais. Os resultados obtidos se situam tanto no nível teórico-metodológico, com respeito a processos de construção de conhecimento nas relações eu-eu e eu-outro, como no nível de reflexões histórico-filosóficas com respeito à própria construção de teorias em psicologia. |
Modelo animal de compulsão alimentar em rattus norvegicus: procedimentos operantes e farmacológicos de prevenção e tratamento
Linha de Pesquisa: | ANÁLISE COMPORTAMENTO |
Data de Início: | 01/01/2015 |
Responsável pelo projeto: | LIANE DAHAS JORGE DE SOUZA |
Descrição: | O modelo animal de Acesso Intermitente do transtorno de compulsão alimentar periódica é condizente com o a definição desse transtorno (DSM-V). Esse modelo não envolve privação alimentar, sendo a compulsão instalada pela apresentação de alimento altamente palatável (AAP) três vezes por semana. Pesquisas apontaram para a eficácia do uso do fármaco topiramato (TPM) na diminuição do comportamento compulsivo já instalado e da apresentação de quantidades limitadas de AAP (procedimento de QL) como preventiva da compulsão. Enquanto a literatura da área aponta o uso da medida de consumo total como variável dependente (VD), um estudo foi encontrado no qual o padrão de respostas de lamber um aparato contendo AAP era medido, permitindo uma análise temporal dos padrões de responder. O objetivo do presente projeto é averiguar se um tratamento farmacológico (TPM) e um ambiental (procedimento de QL) na prevenção e remediação da compulsão alimentar em ratos albinos, utilizando-se como VD os padrões de lambidas ao AAP. |
NEURODEGENERAÇÃO DO SISTEMA VISUAL DECORRENTE DE CONTAMINAÇÃO MERCURIAL
Linha de Pesquisa: | SENSAÇÃO, PERCEPÇÃO E COGNIÇAO |
Data de Início: | 01/01/2001 |
Responsável pelo projeto: | DORA SELMA FIX VENTURA |
Descrição: | Como parte de um projeto de investigação de Patologias Regionais da Amazônia avalia-se a Neurodegeneração do Sistema Visual decorrente de Contaminação Mercurial através de Métodos Psicofísicos e Eletrofisiológico. |
O PAPEL DAS EMOÇÕES: ONTOGÊNESE DE MOVIMENTOS EXPRESSIVOS
Linha de Pesquisa: | COMPORTAMENTO ANIMAL E ETOLOGIA HUMANA |
Data de Início: | 01/01/2001 |
Responsável pelo projeto: | EMMA OTTA |
Descrição: | Na área de conhecimento da Etologia Humana, venho desenvolvendo desde a década de 1980 um conjunto de pesquisas e de articulações teóricas relacionando aspectos do desenvolvimento e da funcionalidade das emoções, que culminaram em publicações como O Sorriso e Seus Significados (Ed. Vozes, 1994, pp.124) e com a tese de Livre Docência A Etologia e o estudo de movimentos expressivos: funções do sorriso na comunicação (1999). Atualmente, esta linha de pesquisa tem se ampliado na realização de vários projetos de bolsistas de IC, ME, DO e pós-doutorado, nos quais a comunicação não-verbal tem sido estudada como parte da dinâmica do processo de interação, focalizando-se diferentes aspectos (ex: aparência facial (barba vs. ausência de pilosidade facial), gestos (ilustradores, adaptadores, expressão facial de emoções) e com a utilização de diferentes metodologias (observação naturalística, pesquisa em laboratório). Estão em andamento ainda estudos sobre emoções auto-conscientes vergonha, embaraço, culpa e humilhação e sobre estados de ânimo (através de utilização da PANAS, escala para avaliação de afetos positivos e negativos) e sentimentos de bem-estar subjetivo e felicidade. O exame teórico do papel desempenhado pela emoção segundo a ótica etológica está merecendo análise especial, como exemplificado pelo tema do simpósio proposto para a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia em 2004 (Cognição e emoção na arquitetura da mente: diálogos com perspectivas evolucionistas). |
O ´EU´ E SEUS DESTINOS NOS PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA: DIMENSÕES TEÓRICAS E PSICOPATOLÓGICAS
Linha de Pesquisa: | PROBLEMAS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA PSICOLÓGICA |
Data de Início: | 01/01/2004 |
Responsável pelo projeto: | NELSON ERNESTO COELHO JUNIOR |
Descrição: | Por meio de proposições psicanalíticas e filosóficas, serão considerados os impasses colocados pela oposição identidade-alteridade para os estudos sobre os processos de constituição subjetiva e para os desenvolvimentos contemporâneos da psicopatologia psicanalítica. Nos tênues limites psíquicos entre interioridade e exterioridade encontra-se um dos grandes abalos produzidos sobre o estatuto moderno do sujeito como soberano constituidor de seus próprios conteúdos e fronteiras. |
PARÂMETROS DETERMINANTES DA RESPOSTA DE OBSERVAÇÃO
Linha de Pesquisa: | ANÁLISE COMPORTAMENTO |
Data de Início: | 01/01/1998 |
Responsável pelo projeto: | GERSON APARECIDO YUKIO TOMANARI |
Descrição: | Respostas de observação são aquelas respostas que têm como conseqüência, a produção de eventos sinalizadores das contingências em vigor. Procedimentos de respostas de observação permitem avaliar a função reforçadora secundária destes estímulos no laboratório de análise experimental do comportamento do PSE-USP, esta linha de pesquisa procura investigar os fatores determinantes das respostas de observação em sujeitos humanos e infra-humanos (especialmente ratos e pombos). No que se refere ao estudo das respostas de observação em sujeitos humanos, o projeto conta com a colaboração do pesquisador William Dube, PH.D., do E.K. Shriver Center. |
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO SOBRE LINGUAGEM ORAL, ESCRITA E DE SINAIS
Linha de Pesquisa: | SENSAÇÃO, PERCEPÇÃO E COGNIÇAO |
Data de Início: | 01/01/1994 |
Responsável pelo projeto: | FERNANDO CESAR CAPOVILLA |
Descrição: | Criação, validação e normatização de instrumentos fidedignos de avaliação de desenvolvimento de linguagem oral, escrita e de sinais; validação experimental de métodos de intervenção para prevenção e reabilitação de distúrbios de linguagem receptiva e expressiva, oral, escrita e de sinais de etiologia neurossensorial (surdez congênita e surdocegueira), neuromotora (paralisia cerebral) e neurolinguística (afasia, dislexia, discalculia); pesquisa e desenvolvimento de modelos e métodos de alfabetização de ouvintes, deficientes auditivos, cegos, surdocegos e paralisados. |
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL E ANÁLISE DE DADOS
Linha de Pesquisa: | COMPORTAMENTO ANIMAL E ETOLOGIA HUMANA |
Data de Início: | 01/01/2010 |
Responsável pelo projeto: | JOSE DE OLIVEIRA SIQUEIRA |
Descrição: | O projeto tem por objetivo discutir aspectos relacionados à elaboração das etapas do planejamento de uma pesquisa experimental, sobretudo as complexidades inerentes à formulação do problema de pesquisa. Além disso, tem por objetivo pesquisar e discutir questões estatísticas pertinentes à análise de dados experimentais. Uma das implicações do presente projeto será a criação no programa de um serviço de orientação ao pesquisador. |
PROCESSAMENTO CROMÁTICO EM CARASSIUS AURATUS (OSTARIOPHYSI, CYPRINIFORMES, CYPRINIDAE): ESTUDO DA TRANSMISSÃO SINÁPTICA ENTRE CONES UV E CÉLULAS HORIZONTAIS
Linha de Pesquisa: | SENSAÇÃO, PERCEPÇÃO E COGNIÇAO |
Data de Início: | 01/01/2009 |
Responsável pelo projeto: | CHRISTINA JOSELEVITCH |
Descrição: | A visão de cores depende não apenas da existência de múltiplas classes de fotorreceptores com sensibilidades espectrais distintas, mas também de uma circuitaria pós-receptoral apta a analisar e comparar os sinais oriundos dessas células. Essa comparação tem início já na primeira sinapse retiniana, onde fotorreceptores se comunicam com células horizontais e bipolares. Entretanto, pouco se sabe a respeito das entradas de fotorreceptores para esses neurônios de segunda ordem e das suas estratégias de codificação do sinal visual. Por exemplo, cones sensíveis a comprimentos de onda na faixa do ultravioleta (cones UV) foram descritos em um número de espécies, mas o processamento retiniano de seus sinais ainda é pouco compreendido. Além disso, em alguns ectotermos como o peixe dourado (Carassius auratus), cones UV desaparecem após a maturidade sexual, o que implica na necessidade de reorganização da circuitaria retiniana envolvida no processamento de seus sinais. O presente projeto tem por objetivo estudar a entrada de cones UV para células horizontais do peixe dourado em várias fases de seu desenvolvimento através de técnicas eletrofisiológicas, visando compreender quais os tipos celulares que se comunicam com esses fotorreceptores e quais as transformações que esses neurônios de segunda ordem sofrem quando os cones UV desaparecem. Espera-se assim contribuir para uma maior compreensão da visão de cores em geral, bem como de processos envolvendo morte celular e reorganização sináptica que ocorrem em processos de intoxicação e patologias degenerativas retinianas que levam à perda de fotorreceptores. |
Psicologia e povos indígenas: questões éticas, teóricas e metodológicas
Linha de Pesquisa: | PROBLEMAS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA PSICOLÓGICA |
Data de Início: | 01/01/2014 |
Responsável pelo projeto: | DANILO SILVA GUIMARAES |
Descrição: | Este projeto se propõe a identificar limites teóricos e metodológicos da psicologia cultural em sua aproximação com as questões indígenas contemporâneas e construir um campo de diálogo que proporcione a emergência de novidades teóricas e metodológicas na área, a partir da articulação interdisciplinar de trabalhos científicos e práticas profissionais em torno das questões indígenas. Partimos de desafios encontrados na realização do projeto de extensão Rede de Atenção à Pessoa Indígena, no qual tensões emergidas no contexto da atividade prática se desdobram questões teóricas e metodológicas da psicologia. Investigações no campo da psicologia cultural vêm demonstrando que as concepções clássicas da psicologia, como as que orientam as noções de self e identidade pessoal, apresentam limites para uma compreensão adequada da relação pessoa-cultura em diversas tradições. A relação psicologia e povos indígenas pressupõe, desse modo, abertura para a alteridade e disponibilidade para promover transformações em preconcepções do campo psicológico. |
RELAÇÕES INTERPESSOAIS: AGRESSÃO
Linha de Pesquisa: | COMPORTAMENTO ANIMAL E ETOLOGIA HUMANA |
Data de Início: | 01/01/1997 |
Responsável pelo projeto: | EMMA OTTA |
Descrição: | Estudo das manifestações agressivas, dos seus determinantes de desenvolvimento e dos seus desencadeadores, sob uma perspectiva etológica. Tem especial interesse na análise dos indicadores filogenéticos e ontogenéticos do processo adaptativo de evolução que tornou o ser humano biologicamente cultural. Ao mesmo tempo, ainda não foram suficientemente exploradas as implicações destas concepções para a Psicologia. A história da dicotomia inato versus adquirido nas ciências do comportamento é longa e controversa, o que reflete a complexidade da interação de efeitos e a necessidade de investimento reflexivo sistemático para superação da dicotomia e para que sejam feitos progressos conceituais e metodológicos. A herança de padrões comportamentais tem sido severamente subestimada na psicologia. O interesse centra-se na aplicação da perspectiva evolucionista à análise de temas como arquitetura da mente, integração entre razão emoção, vinculação afetiva e sexualidade. |
Reconhecimento das companheiras de ninho em insetos sociais: Adaptações cognitivas às pressões ecológicas específicas
Linha de Pesquisa: | COMPORTAMENTO ANIMAL E ETOLOGIA HUMANA |
Data de Início: | 31/01/2013 |
Responsável pelo projeto: | NICOLAS GERARD CHALINE |
Descrição: | Os insetos sociais representam modelos importantes para o estudo do comportamento animal em razão da riqueza e da complexidade do repertório comportamental, tanto coletivo quanto individual. Pesquisas recentes exemplificaram a existência de processos cognitivos complexos nesses taxa, mas frequentemente em um contexto empobrecido. Por outro lado, existem evidências de uma ampla variabilidade de respostas comportamentais correlacionada às condições ecológicas. Entretanto, os estudos que tentam relacionar esses dois aspectos fundamentais do comportamento ainda são escassos. Nesse projeto, o reconhecimento das parceiras de ninho, que representa um comportamento fundamental para a sobrevivência das colônias e a competição intraespecífica, será estudado através de uma abordagem cognitiva e ecológica. Esse comportamento se revela efetivamente mais complexo do que uma aceitação ou rejeição dum indivíduo encontrado. Comportamentos ritualizados e aprendizagens complexas parecem existir e variar em relação às condições ecológicas imediatas e evolutivas. Usaremos um conjunto de experimentos de campo e de laboratório para estudar primeiro os fatores responsáveis pelas modulações das respostas comportamentais em diferentes níveis, do indivíduo até a espécie e segundo as aprendizagens do odor colonial nas operárias adultas, tanto em sua forma quanto em seus determinantes internos e externos. Estudaremos principalmente a espécie Neopnera verenae, na qual demonstramos anteriormente a existência de respostas diferenciadas para com as não companheiras de ninho de distâncias crescentes. Posteriormente,ampliaremos o número de espécies à fim de compreender como a ecologia da espécie influi na expressão desse comportamento. |
Sistemas sociais de primatas
Linha de Pesquisa: | PROBLEMAS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA PSICOLÓGICA |
Data de Início: | 01/01/1997 |
Responsável pelo projeto: | LUIS CLAUDIO MENDONCA FIGUEIREDO |
Descrição: | Trata-se de um projeto integrado apoiado pelo CNPq em que se estuda diversos aspectos dos processos de constituição das subjetividades contemporâneas e partir da Filosofia e da Psicanálise. |
TEMPO E TEMPORALIDADE: QUESTÕES E POSSIBILIDADES PARA A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES EU - OUTRO NO DESENVOLVIMENTO DA SUBJETIVIDADE HUMANA
Linha de Pesquisa: | PROBLEMAS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA PSICOLÓGICA |
Data de Início: | 01/01/2010 |
Responsável pelo projeto: | LIVIA MATHIAS SIMAO |
Descrição: | Desde a perspectiva das relações eu outro, em que o tema da alteridade se faz presente, o tema deste Projeto diz respeito à concomitância e ao compartilhamento possíveis ou não na vivência da temporalidade por eu e outro, no aqui e agora, nas expectativas e desejos quanto ao devir e nas rememorações reconstrutivas do passado. Nesse enquadre, o objetivo de pesquisa configura-se como um exame crítico das proposições do construtivismo semiótico cultural, das quais a noção de temporalidade parece ser parte inerente, mas não explícita. Uma das implicações desse exame crítico é refletir sobre se e como o construtivismo semiótico cultural em psicologia coloca-se diante da questão filosófica de que o tempo nos faz alteridade a nós mesmos porque nos coloca em permanente mudança, no desenvolvimento, no curso da vida, criando uma tensão intra self que pode ser algumas vezes criativa, reconstrutiva e, outras vezes, destrutiva do próprio self. Há por isso, a partir do aprofundamento no estudo desse tema, desdobramentos importantes para a psicologia das relações humanas, nos âmbitos, por exemplo, das relações parentais, das relações professor aluno, das relações entre pares, das relações cliente psicoterapeuta, etc. |
TERAPIA ASSISTIDA COM ANIMAIS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO
Linha de Pesquisa: | COMPORTAMENTO ANIMAL E ETOLOGIA HUMANA |
Data de Início: | 01/01/2010 |
Responsável pelo projeto: | MARIE ODILE MONIER CHELINI |
Descrição: | Terapia Assistida com Animais para Crianças com Autismo. |
USO DE FERRAMENTAS E TRANSMISSÃO SOCIAL DE INFORMAÇÕES EM MACACOS-PREGO (CEBUS APELLA)s
Linha de Pesquisa: | COMPORTAMENTO ANIMAL E ETOLOGIA HUMANA |
Data de Início: | 01/01/1995 |
Responsável pelo projeto: | EDUARDO BENEDICTO OTTONI |
Descrição: | O projeto visa o estudo de comportamentos de manipulação de objetos por macacos-prego, com destaque para o uso de ferramentas, tanto em condições naturalísticas quanto em situações experimentalmente induzidas. Os aspectos centrais do estudo proposto são os mecanismos de aprendizagem individual, o papel de processos de transmissão social de informação sobre estes mecanismos e a difusão social de novos comportamentos. |
VARIABLIDADE COMPORTAMENTAL APRENDIDA: ANÁLISE CONCEITUAL, ESTUDOS EXPERIMENTAIS
Linha de Pesquisa: | ANÁLISE COMPORTAMENTO |
Data de Início: | 01/01/1992 |
Responsável pelo projeto: | MARIA HELENA LEITE HUNZIKER |
Descrição: | A variabilidade do comportamento é analisada em função do seu reforçamento diferencial, através de manipulações de contingências operantes aplicadas em animais e humanos. Também são feitos estudos teóricos que relacionam o estudo da variabilidade com princípios do behaviorismo radical. |
VARIÁVEIS DETERMINANTES NA FORMAÇÃO DE CLASSES DE ESTÍMULOS EQUIVALENTES
Linha de Pesquisa: | ANÁLISE COMPORTAMENTO |
Data de Início: | 01/01/1998 |
Responsável pelo projeto: | EMMA OTTA |
Descrição: | As investigações que compõem este projeto tratam de investigar as variáveis envolvidas na formação de classes de estímulos equivalentes. Mais especificamente estão sendo estudados o estabelecimento de classes em função da exigência de baixas e do emprego de estímulos compostos. |
VISÃO DE CORES E DE CONTRASTES NO HOMEM E EM MODELOS ANIMAIS
Linha de Pesquisa: | SENSAÇÃO, PERCEPÇÃO E COGNIÇAO |
Data de Início: | 01/01/2001 |
Responsável pelo projeto: | MARCELO FERNANDES DA COSTA |
Descrição: | Estudo psicofísico e eletrofisiológico dos efeitos da contaminação mercurial e de patologias neurodegenerativas no ser humano e em modelos animais. |
Visão e comunicação celular na retina: o papel das células bipolares de entrada mista
Linha de Pesquisa: | SENSAÇÃO, PERCEPÇÃO E COGNIÇAO |
Data de Início: | 01/01/2011 |
Responsável pelo projeto: | CHRISTINA JOSELEVITCH |
Descrição: | A sensibilidade e adaptabilidade do sistema visual aos mais variados ambientes luminosos são impressionantes. Embora boa parte de nossa versatilidade visual seja resultado da existência de fotorreceptores com sensibilidades diferentes na nossa retina, os bastonetes e os cones, mecanismos pós-receptorais de adaptação são imprescindíveis para o funcionamento apropriado da visão, dadas as limitações dos bastonetes em adaptar à luz. Esses mecanismos pós-receptorais de controle de ganho, entretanto, são pouco conhecidos. Células bipolares que recebem entradas de ambos os tipos de fotorreceptores são peças-chave nesse processo de adaptação, pois precisam ajustar sua faixa dinâmica ativamente para poder transmitir sinais continuamente à retina interna em níveis escotópicos, mesópicos e fotópicos. Este projeto visa esclarecer quais os mecanismos dessas células bipolares de entrada mista que possibilitam este feito, investigando as interações entre os sinais dos fotorreceptores em estados de adaptação diferentes, sua integração e controle de ganho, o tipo de filtragem imposto pela fisiologia e morfologia das células bipolares e seus mecanismos de transmissão sináptica. Para tanto, experimentos combinando técnicas eletrofisiológicas, morfológicas, farmacológicas e de modelagem matemática serão realizados, com o intuito de compreender os mecanismos de codificação do sinal visual em células bipolares de entrada mista do tipo ON (mbON). Esses neurônios recebem substancial entrada de bastonetes e possuem, portanto, mecanismos de controle de ganho robustos.. |