O curso de graduação tem duração total de cinco anos, com aulas em período integral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O estudante tem ao seu alcance a oportunidade de desenvolver projetos de iniciação científica, de realizar estágios e de se envolver em programas de extensão universitária. A estrutura curricular do IP foi construída com o intuito de propiciar ao estudante uma formação abrangente e humana, capaz de promover a associação entre conhecimento teórico e prática profissional. Por isso, as disciplinas obrigatórias e optativas oferecidas intentam proporcionar uma formação generalista, dando ao aluno a possibilidade de escolha entre as áreas nas quais pretende aprofundar seus estudos. Procura-se, com isso, favorecer uma formação qualitativa que garanta uma constante reflexão crítica sobre as várias formas de pensar e fazer psicologia. Além da formação de psicólogo, o Instituto de Psicologia oferece ao aluno a opção de cursar as habilitações bacharelado e licenciatura. O aluno ingressa na carreira de Psicólogo e pode escolher se sua formação se focará somente no Bacharelado ou se se estenderá à Licenciatura.

Psicólogo

Podem atuar no ensino de nível médio e técnico e, dentro da política institucional de fortalecer e valorizar o papel do professor de psicologia, podem promover importantes mudanças no sistema de ensino do cenário brasileiro. A graduação em Psicologia permite o exercício de atividades profissionais em diferentes setores, nos âmbitos público, privado e terceiro setor, nas áreas de educação, saúde, trabalho, assistência social, esporte etc. Com a graduação em Psicologia, o estudante tem oportunidades de realizar estágios, desenvolver projetos de iniciação científica e envolver-se em programas de extensão universitária. A combinação entre atividades teóricas e práticas traz ao estudante uma formação abrangente que visa superar a dissociação entre ciência e exercício profissional.

Bacharel em Psicologia

Tem sua formação voltada para a pesquisa e a pós-graduação.

Infraestrutura

O Instituto de Psicologia oferece, aos alunos, um dos mais completos acervos da América Latina na área de Psicologia; uma rede de informática nas dependências da Biblioteca e na sala pró-aluno. Nas dependências do bloco de aulas, está localizado o espaço do Centro Acadêmico. Atividades práticas, que articulam ensino, pesquisa e extensão, são realizadas no Centro de Atendimento Psicológico, nas instituições conveniadas e nos projetos desenvolvidos nos diferentes Laboratórios de Estudos e Pesquisa.

Inserção profissional

Os graduados em Psicologia podem exercer atividades profissionais em diferentes setores, nos primeiro, segundo ou terceiro setor, nas áreas de educação, saúde, trabalho, assistência social, esporte, entre outras. A opção pela área acadêmica (requer que o psicólogo ou bacharel complemente sua formação em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Conheça as disciplinas obrigatórias e optativas oferecidas para obtenção dos títulos de Psicólogo, Bacharel e Licenciado:

Psicologia – Psicólogo

Psicologia – Bacharelado

Psicologia – Licenciatura