A Superintendência de Assistência Social da USP conta com assistentes sociais que são responsáveis pelo atendimento sócio-econômico aos discentes da Universidade de São Paulo. Esse serviço é responsável por direcionar os estudantes em situação sócio-economicamente desfavorecida aos programas de apoio da USP.

Contato

Rua do Anfiteatro, 295, térreo, Bloco E, Crusp – Próximo ao restaurante Central, no pátio interno SAS
Telefones: 3091-2036
E-mail: papfe@usp.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.

CRUSP

O Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo (CRUSP) é composto, efetivamente, por 8 blocos, que contam, ao todo, com 1.187 vagas para a graduação e 378 vagas para a pós-graduação. Os apartamentos possuem quartos individuais, banheiro e área comum. Os blocos A, B, C, D, E, F e G têm três quartos por apartamento, cozinhas comunitárias, salas de TV e salas de estudos. O bloco A1 tem 6 quartos, cozinha e dois banheiros por apartamento, bem como uma sala de TV comunitária. Além disso, o CRUSP conta com lavanderias comunitárias e com a Associação de Moradores do CRUSP (Amorcrusp), que controla uma locadora de filmes e séries, ferramentas e bicicletas disponíveis para empréstimos gratuitos. A associação também organiza eventos culturais que costumam ser realizados em sua sede, no bloco F.

A admissão no CRUSP é feita por processo seletivo, realizado anualmente, baseado em critérios sócio-econômicos, de acordo com o número de vagas disponíveis na época da seleção.
Estão habilitados à seleção:

• alunos que estejam cursando a primeira graduação, mestrado ou doutorado;
  • graduandos com renda per capita de até 03 (três) salários mínimos;
  • alunos estrangeiros sem auxílio moradia de seus países.

As inscrições são feitas, inicialmente, com comprovante de matrícula e documento de identidade e, posteriormente, com entrega de comprovantes financeiros.

Apoio Moradia

Consiste em vaga gratuita em apartamento no CRUSP. Podem se inscrever para vagas alunos que estejam cursando a primeira graduação, mestrado ou doutorado e que possuam renda per capita de no máximo 03 (três) salários mínimos. As inscrições ocorrem no início do ano, pelo Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), no Sistema Júpiter.

Auxílio Moradia

Consiste em valor mensal de R$ 400,00, com duração máxima de 12 meses, com possibilidade de renovação, que pode ser utilizado para pagamento de vaga em república ou pensão. Podem solicitar o benefícios alunos que estejam cursando sua primeira graduação. As inscrições são feitas no início do ano, pelo PAPFE, no Sistema Júpiter.

Alojamento coletivo provisório (apoio emergencial)

Vagas destinadas para atender ao atendimento de calouros no início do ano, até que seja divulgado o resultado final da seleção para os apoios. Inscrições no início do ano, pessoalmente na SAS ou pelo PAPFE, no Sistema Júpiter.

Apoio Alimentação

A Universidade de São Paulo conta com 9 Restaurantes Universitários:

Restaurante Central

Restaurante da Física

Restaurante das Químicas

Restaurante PUSP-C

Restaurante da Escola de Enfermagem

Restaurante da Faculdade de Saúde Pública

Restaurante da Faculdade de Direito

Restaurante EACH

Restaurante Lorena

As refeições dos Restaurantes Universitários são subsidiadas e custam R$ 1,90 para qualquer aluno. Entretanto, alunos que comprovem condição sócio-econômica insuficiente para o pagamento das refeições podem solicitar o Apoio-Alimentação, desde que estejam cursando a primeira graduação e possuam renda per capita de até 02 (dois) salários mínimos. As inscrições são feitas no início do ano, pelo PAPFE, no Sistema Júpiter.

Para saber sobre os restaurante da USP, acesse o Manual do Calouro

Auxílio livros

Consiste em valor mensal equivalente a R$ 150,00, em créditos para serem utilizados nas livrarias EDUSP. Tem duração de 12 meses, porém, o apoio não é pago nos meses de férias (janeiro e julho). As inscrições são feitas no início do ano, pelo PAPFE, no Sistema Júpiter.