Para promover a integração entre os estudantes, a USP promove uma semana em que as aulas regulares são substituídas por palestras, gincanas, debates, mesas redondas, entre outras atividades. Durante esta semana, os alunos podem conhecer o Instituto de Psicologia da USP e firmar as novas amizades.

Disque trote

Nessas primeiras semanas do ano letivo, qualquer calouro da USP que se sentir vítima de tratamento inadequado que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade, poderá fazer a denúncia por meio dos canais de atendimento do Disque Trote.

O Disque Trote, que atende pelo número 0800-012-1090, já está funcionando e ficará ativo até o dia 3 de março, de segunda à sexta-feira, das 9 às 21 horas. Além do atendimento por telefone e pelo chat, as denúncias também poderão ser feitas pelo email disquetrote@usp.br.

O trote é proibido na USP desde 1999, quando o reitor Jacques Marcovitch instituiu que toda manifestação de recepção a novos alunos, em todos os campi, deveria estar integrada à Semana de Recepção aos Calouros. O Disque Trote foi criado em 2000, com o propósito de receber denúncias de trotes abusivos.

Como denunciar casos de discriminação, violência e assédio na USP

Trote ou Recepção de calouros?