Programa Unificado de Bolsas (PUB)

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB) integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP. Tem o objetivo de engajar os alunos em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da Universidade, de maneira a contribuir para a formação acadêmica e profissional.
Embora as inscrições para os alunos concorrerem às bolsas só se iniciem no dia 22 de junho, os candidatos precisam estar inscritos no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), da Superintendência de Assistência Social (SAS).

Programa Santander Universidades – USP

Com o objetivo de atender a demanda de propostas de bolsas para estudantes do curso da USP para projetos de infraestrutura e modernização do ensino de graduação, a Pró-reitora de Graduação fará a gestão acadêmica e administrativa de cada um dos editais do Programa Santander Universidades – USP.

Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG)

Com o objetivo de incentivar alunos da graduação a aperfeiçoarem estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino, o Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) é voltado a estudantes de todos os cursos da USP, que tenham bom rendimento escolar, e destacado desempenho na disciplina escolhida para desenvolver as atividades de monitoria.

O PEEG atenderá a uma turma, ou a um conjunto de turmas de uma mesma disciplina, que receberá o monitor. Caberá à Comissão de Graduação receber e avaliar os projetos de cada disciplina para proceder à distribuição de bolsas. Para concorrer a uma vaga de monitor, o aluno deve se inscrever no projeto da disciplina cujo conteúdo ele domina por ter cursado a própria disciplina ou equivalente. A monitoria deve ser desenvolvida necessariamente sob supervisão de um dos docentes da disciplina.

Para mais informações sobre a bolsa PEEG, clique aqui.

Programa de Iniciação Científica (PIBIC)

Programa de Iniciação Científica (PIBIC) é oferecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade de São Paulo (USP) e destinado a alunos de graduação. O princípio que rege as atividades de Iniciação Científica é servir aos alunos como oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional.

Este programa tem por objetivo promover o desenvolvimento do pensamento científico e da pesquisa científica no Ensino Superior, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica, além da convivência com procedimentos e metodologia científicas em ciência e tecnologia.

edital com prazos, normas e requisitos para inscrição e candidatura dos interessados no PIBIC da USP está disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) é oferecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade de São Paulo (USP) e foi criado pelo CNPq para estimular estudantes do ensino técnico e superior no desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação para a sociedade. Os objetivos do programa são: contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa; desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa; contribuir para a formação de recursos humanos dedicados ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País. O edital com prazos, normas e requisitos para inscrição e candidatura dos interessados no PIBITI/CNPq/USP está disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

Programa de Pré-Iniciação Científica (PRÉ-IC)

Programa de Pré-Iniciação Científica (PRÉ-IC) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade de São Paulo (USP) que apoia projetos de pesquisa nas áreas de exatas, biológicas e humanas que possibilitem despertar e incentivar o interesse de alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, mediante o acompanhamento de atividades, a convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisa científica. Assim, são oferecidas oportunidades de complemento da formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e preparo para a vida profissional do aluno participante. O edital com prazos, normas e requisitos para inscrição e candidatura dos interessados no PRÉ-IC/ FUSP/ SEE/ SANTANDER/ USP está disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).

Programa de Pós-doutorado

O Programa de Pós-doutorado é um programa de pesquisa voltado àqueles que já possuem um título de doutor, com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica da Universidade. É regido pela Resolução nº 5868, de 23 de setembro de 2010 e tem alterado alguns dispositivos na Resolução nº 6016, de 11 de outubro de 2011. A Comissão de Pesquisa do IPUSP é responsável por administrar as pesquisas de pós-doutorado da Unidade de acordo com o proposto pelo Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo.

Mais detalhes e informações sobre as atuais Programas e Bolsas Nacionais de Iniciação Científica oferecidos pela USP estão no site da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).