O BIFE é a segunda competição com viagem da qual o IPUSP participa. É uma competição que reúne as maiores faculdades da USP (Poli, Med, FEA, SanFran etc.).

A sua história remonta o Interusp. Nos anos 1990, algumas faculdades solicitaram a participação no Interusp, mas as fundadoras da competição não permitiram a entrada. O motivo alegado, segundo contam as lendas da USP, era o de que essas faculdades seriam muita fracas e estragariam o nível competitivo da USP, além de que um número grande de faculdades lotaria demais a competição. Que lotariam a competição, talvez, mas que seriam mais fracas, o argumento, com certeza, não procede. Isso porque, se comparados com boa parte das participantes do Interusp, vários times das faculdades integrantes do BIFE têm resultados muito melhores nos campeonatos da Liga Atlética Acadêmica da Universidade de São Paulo (LAAUSP).

Voltando à formação do BIFE, algumas dessas faculdades rejeitadas do Interusp formaram, então, uma nova competição entre as faculdades da USP, e o nome dado foi criado em função das fundadoras da competição, que são Biologia, IME, FAU e ECA. Assim, com a primeira letra de cada faculdade na ordem apresentada, chegamos ao BIFE, fundado em 1999.

As modalidades atualmente presentes no BIFE são: Futebol Masculino, Futsal Feminino e Masculino, Vôlei Feminino e Masculino, Basquete Feminino e Masculino, Handebol Feminino e Masculino, Natação Feminino e Masculino, Atletismo Feminino e Masculino, Tênis de Mesa Feminino e Masculino, Rugby Masculino, Tênis Masculino e Xadrez Absoluto.

Assim como o Interpsico, o BIFE é realizado sempre numa cidade do interior de São Paulo ou proximidades. As atléticas participantes sempre fornecem o busão, o alojamento e as baladas no seu Kit BIFE, mas, assim como no Interpsico, muitas pessoas preferem ficar em casas alugadas, em hotéis ou em pousadas.

Apesar de não ser pautado na integração, como o Interpsico, essa socialização acontece naturalmente no BIFE, pois são os nossos colegas uspianos que estão lá. Assim, boa parte dos atletas e da torcida já se conhecem e até mesmo são amigos, pois dividem o CEPEUSP para treinar, competem em outros campeonatos da USP ou estudaram no mesmo colégio ou cursinho juntos.

Por outro lado, a maior diferença entre o BIFE e o Interpsico é o nível da competição. Enquanto no Interpsico já fomos campeões gerais, no BIFE a nossa melhor colocação geral foi um sexto lugar (entre dez faculdades). Isso é ruim? Não! Porque, como sempre, a diversão está garantida nas arquibancadas e nas baladas. A grande diferença é que a torcida tem que realmente empurrar nossos atletas e estes, por sua vez, têm que se superar muito para conseguirmos a vitória. Isso, na visão de muitos, torna o BIFE até mais legal que o Interpsico, pois a diversão é a mesma, mas há um desafio extra na competição.

Por isso, não perca essa competição! Você não vai se arrepender! Ela costuma acontecer por volta de outubro ou novembro. Fique atento à divulgação da Atlética Psico USP.