O Exame de Qualificação consiste na análise e apreciação do projeto do aluno, sendo obrigatório para Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. A inscrição deverá ser feita pelo aluno antes que se complete 50% do prazo máximo para depósito da dissertação ou tese, e o exame deverá ser realizado em até 60 dias após a data da inscrição.

O candidato deverá depositar 4 exemplares do seu projeto de pesquisa, aprovado por escrito pelo orientador, e poderá se submeter ao Exame de Qualificação após integralizar as unidades de crédito abaixo mencionadas:

Mestrado

24 créditos em disciplinas;

No Mestrado, o exame de qualificação consistirá de uma monografia de no mínimo quarenta e no máximo oitenta páginas, além de uma exposição oral sobre o projeto de pesquisa.

Doutorado

Após obtenção de título de Mestre: 16 créditos em disciplinas;

Doutorado Direto

Sem obtenção do título de Mestre: 40 créditos em disciplinas.

A Comissão Examinadora aprovada pela CCP será constituída por 3 membros com titulação mínima de doutor. O orientador e mais dois membros, sendo um membro examinador do programa ou externo e o terceiro membro externo ao Programa e que pode ser da Unidade e seus suplentes.

No Exame de Qualificação, a Comissão Examinadora arguirá sobre o projeto da dissertação ou da tese, a descrição das etapas percorridas na realização do projeto, os resultados alcançados e as tarefas remanescentes. A Comissão Examinadora facultará ao candidato a possibilidade de expor seu projeto durante, no máximo, 30 minutos.

A Comissão Examinadora é a responsável por enviar para homologação à CCP o relatório de aprovação ou reprovação do candidato, tanto de Mestrado como de Doutorado.

O aluno que for reprovado no Exame de Qualificação poderá repeti-lo apenas uma vez, no prazo máximo de noventa dias, contados a partir da data de realização do primeiro exame.

Na realização do Exame de Qualificação poderá haver, a critério da CCP, participação de apenas um membro através de videoconferência.

O exame de qualificação deverá ser realizado nas dependências da Unidade e todos os membros da comissão examinadora deverão estar presentes, exceto o membro que participará por meio de vídeo conferência.