Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da USP
Av. Prof. Mello Moraes 1721 – Sala 13
05508-030 | Cidade Universitária – São Paulo – SP
Telefones: 55 11-3091-4302/1971  cpgip@usp.br

O IP oferece cinco programas de pós-graduação stricto sensuPsicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, e Psicologia Experimental funcionam desde a criação do Instituto, em 1970; Psicologia Clínica, desde 1975; Psicologia Social, desde 1976; e Neurociências e Comportamento, desde 1992. As atividades da pós-graduação do IP são coordenadas pela Comissão de Pós-Graduação (CPG), composta por um membro de cada Programa, e pelo Serviço de Pós-Graduação, que mantém e controla a documentação do corpo docente e discente.

A Pós-Graduação Stricto Sensu compreende os cursos de Mestrado e de Doutorado. Voltada para geração do conhecimento, destina-se a formação de docentes, pesquisadores e profissionais com amplo domínio do saber e capacidade de liderança e inovação. Durante o curso de mestrado ou de doutorado, o aluno deverá realizar disciplinas e desenvolver seu projeto de dissertação ou tese. O título de mestre ou de doutor é obtido após cumprimento das exigências do curso, incluindo a defesa da Dissertação ou da Tese, respectivamente. O prazo para o mestrado varia de 24 a 48 meses e para o doutorado de 36 a 60 meses, o Doutorado Direto pode ser concluído em até 72 meses, dependendo do programa e/ou do curso.

Há ainda cursos de pós-graduação Interunidades, em geral de caráter interdisciplinar, que  desenvolvem suas atividades dentro dos programas.  Além disso, a USP promove e organiza cursos de Pós-Graduação com a participação de uma ou mais instituições de ensino superior brasileiras ou estrangeiras (Programas Interinstitucionais) – Acordos de cooperação são realizados pela USP com instituições reconhecidas internacionalmente contemplando mobilidade de estudantes e professores para desenvolvimento de estudos e pesquisas, realização de estágios de curta ou média duração, incluindo-se ainda a orientação múltipla entre USP e Instituições estrangeiras. Os cursos de pós-graduação do IPUSP recebem apoio institucional da CAPES, sob a forma de bolsas e auxílios, da FAPESP e do CNPq, sob a forma de bolsas e desenvolvimento de projetos de pesquisa de docentes.

Outras Informações