O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino tem como objetivo colocar os alunos da pós-graduação em contato com atividades de ensino, visando a preparação para o exercício da docência no ensino superior. O programa é dividido em duas etapas. A primeira é a Etapa de Preparação Pedagógica, que é dada no Instituto de Psicologia no formato de uma disciplina, oferecida em cada semestre por um programa diferente. A segunda é a Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, na qual o aluno realizará atividades de estágio acompanhando uma disciplina de graduação sob a supervisão do docente responsável.

Abaixo divulgamos mais informações sobre o programa, bem como o edital de inscrição na Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, publicado semestralmente.

Informações sobre o programa

Diretrizes do PAE

Edital da Etapa de Estágio Supervisionado – 1º Semestre de 2021

Formulário de Declaração de Renda Familiar

 

Dispensa da obrigatoriedade de realização do PAE:

 

Aqueles/as que devem participar do PAE obrigatoriamente (doutorandos que recebem bolsa da CAPES) podem solicitar dispensa dessa exigência desde que comprovem atuação profissional como docentes em cursos de nível superior. Para tanto, é necessário seguir as diretrizes que constam na deliberação da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia a respeito do tema, que pode ser acessada no link abaixo:

Deliberação sobre a dispensa da obrigatoriedade do PAE