O vínculo como aluno especial, conforme o art. 54 do Regimento da Pós-Graduação da USP, consiste na matrícula apenas em disciplinas isoladas da pós-graduação, sem estabelecer vínculo com qualquer Programa de Pós-Graduação da USP mas podendo aproveitar os créditos cursados em uma futura pós-graduação.

Para inscrição como aluno especial, o candidato deve conseguir primeiramente a aceitação do docente responsável pela disciplina. Cada disciplina tem um modo de inscrição, e isso pode ser conferido na lista de disciplinas abaixo (basta clicar no ícone “Turma” ao lado do nome de cada disciplina):

Psicologia Experimental 

Psicologia Social e do Trabalho

Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

Psicologia Clínica

Neurociências e Comportamento

Após ser aceito, o candidato precisará realizar a matrícula junto ao Serviço de Pós-Graduação. As matrículas para o segundo semestre de 2020 acontecerão do dia 20/07/2020 ao dia 24/07/2020, de maneira online. Os formulário de matrícula estão disponíveis no final desta página, e ficarão disponíveis para preenchimento durante o período em questão. Após o preenchimento, você receberá um e-mail de confirmação da matrícula acompanhado do boleto para pagamento da taxa, se for o caso.

Para a matrícula, além do preenchimento dos dados pessoais no formulário, haverá instruções para a anexação os seguintes documentos:

1) Cópias digitalizada de um documento pessoal com foto (de preferência RG);
2) Cópia digitalizada do diploma de graduação (ou documento que certifique a colação de grau); e
3) Cópia do e-mail enviado pelo docente responsável pela disciplina atestando o aceite como aluno especial.

Após o devido preenchimento do formulário, será emitido um boleto referente à taxa de matrícula, no valor de R$ 50,00. Para confirmar a matrícula é necessário realizar seu pagamento até a data de vencimento.

ATENÇÃO: O aluno não pode se matricular pela segunda vez em uma disciplina que já tenha concluído anteriormente.

Haverá um formulário de matrícula próprio para aqueles que têm direito à isenção da taxa de matrícula, que são os seguintes casos:

1) Alunos vinculados a Programas de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP ou Universidades Federais (necessário anexar comprovante de matrícula);
2) Alunos que se matricularam em disciplinas do primeiro semestre que foram canceladas por conta da pandemia (necessário anexar o comprovante de matrícula do primeiro semestre, caso não possua é necessário solicitá-lo enviando e-mail para cpgip@usp.br até o dia 23/07).

 


 

Formulários de Matrícula

 

Alunos vinculados a Programas de Pós-Graduação da UNESP, UNICAMP, Universidades Federais ou alunos que se matricularam em disciplinas do primeiro semestre que foram canceladas por conta da pandemia

 

Demais alunos