a

Edital  – Alunos Especiais 2º Semestre de 2024: clique aqui para acessar

 

Deliberação CPG/IP nº 01/2023, de 12 de junho de 2023 – Isenção de Taxa de Matrícula

 

O vínculo como aluno especial, conforme o art. 54 do Regimento da Pós-Graduação da USP, consiste na matrícula apenas em disciplinas isoladas da pós-graduação, sem estabelecer vínculo com qualquer Programa de Pós-Graduação da USP, mas podendo aproveitar os créditos cursados em uma futura pós-graduação.

Para matrícula como aluno especial, o candidato deve conseguir primeiramente a aceitação do docente responsável pela disciplina, através de e-mail da Secretaria do Programa responsável pela mesma, conforme item “2” do edital. A autorização para matrícula deve ser solicitada à Secretaria do Programa responsável pela disciplina, até 01/07/2024, e isso pode ser conferido na lista de disciplinas abaixo:

 

Clique aqui e veja as disciplinas oferecidas no 2º semestre de 2024

 

Os formulário de matrícula estão disponíveis no final desta página, e ficarão disponíveis para preenchimento durante o período em questão. Após o preenchimento, você receberá um e-mail de confirmação da matrícula acompanhado do boleto para pagamento da taxa, se for o caso.

Para a matrícula, além do preenchimento dos dados pessoais no formulário, haverá instruções para a anexação os seguintes documentos:

1) Cópias digitalizada de um documento pessoal com foto (de preferência RG e, para alunos estrangeiros, RNE ou Passaporte);
2) Cópia digitalizada do diploma de graduação (ou documento que certifique a colação de grau); e
3) Cópia do e-mail enviado pela Secretaria do Programa responsável pela disciplina atestando o aceite como aluno especial;
4) Para as disciplinas presenciais, comprovantes de vacinação contra COVID-19, tanto do ciclo completo de duas doses quanto da primeira dose de reforço (“terceira dose”). Caso o/a aluno/a não tenha tomado a vacina por recomendações médicas, é necessário anexar o documento médico com tal indicação.

Após o devido preenchimento do formulário, será emitido um boleto referente à taxa de matrícula, no valor de R$ 100,00. Para confirmar a matrícula é necessário realizar seu pagamento até a data de vencimento.

ATENÇÃO: O aluno não pode se matricular pela segunda vez em uma disciplina que já tenha concluído anteriormente.

Haverá um formulário de matrícula próprio para alunos isentos da taxa de matrícula, conforme descrito no item “4” do edital.

Itens da deliberação para isenção:

I – Aluno(a) de Mestrado ou Doutorado vinculado a programa de pósgraduação sediado em universidade pública brasileira;
II – Aluno(a) de instituição estrangeira que possua convênio com o Instituto de Psicologia;
III – Servidores(as) da Universidade de São Paulo;
IV – Pessoas em situação de dificuldade socioeconômica, a ser comprovada por meio de um dos seguintes documentos (Deliberação CPG/IP nº 01/2023, que consta no edital)
V – Pessoas pretas, pardas ou indígenas, mediante a apresentação do formulário de autodeclaração disponível no portal eletrônico do Instituto de Psicologia;
VI – Pessoas com deficiência, mediante a apresentação do laudo médico que comprove a deficiência;
VII – Pessoas transsexuais, travestis e não-binaries, mediante a apresentação do formulário de autodeclaração disponível no portal eletrônico do Instituto de Psicologia;
VIII – Pessoas oriundas de povos e comunidades tradicionais, mediante a apresentação do formulário de autodeclaração disponível no portal eletrônico do Instituto de Psicologia;
IX – Pessoas portadoras de visto humanitário, mediante a apresentação da comprovação do referido visto.

Nesse caso, será necessário que o aluno anexe cópia do e-mail de resposta da Secretaria do Programa, autorizando a isenção da taxa.

Além disso, também haverá um formulário específico para as disciplinas que ocorrerão de forma presencial e outro para as disciplinas que serão oferecidas de forma online (essa informação pode ser consultada nas páginas com as listas das disciplinas que foram indicadas acima).


 

Formulários de Matrícula

Em breve

a

Alunos sem direito à isenção do pagamento da taxa de matrícula

 

Disciplinas Presenciais

Disciplinas On-line

a

Alunos isentos da taxa de matrícula

 

Disciplinas Presenciais

Disciplinas On-line