O estudante de Pós-Graduação deve efetuar a matrícula regularmente, em cada período letivo, nas épocas e prazos fixados pelos órgãos centrais da USP, em todas as fases de seus estudos, até a obtenção do título de Mestre ou de Doutor. Não é permitida a matrícula simultânea em mais de um curso de Mestrado ou de Doutorado na Universidade de São Paulo. O aluno participante de convênio celebrado pela USP, atuando em atividades de Pós-Graduação, por período igual ou superior a três meses, sob supervisão de orientador credenciado em Programa de Pós-Graduação da USP, pode ser matriculado como aluno regular no Programa ou área de concentração na qual o orientador está credenciado.

Para tanto, a matrícula do aluno na Pós-Graduação será efetivada pela PRPG e terá validade durante o período de permanência na USP. O estudante, nestas condições, estará sujeito às normas e regulamentos gerais do Curso e Programa de origem. É necessário apresentar a seguinte documentação para realizar a matrícula:

  • formulário de matrícula assinado pelo orientador (retirado após aprovação na entrevista);
  • apresentação do Diploma de Graduação e/ou Ata de defesa do Mestrado, realizados até o dia 1 de fevereiro do ano em que o candidato se inscrever.

O não cumprimento desses requisitos pelo candidato implicará em não homologação de sua matrícula e perda da vaga. Matrícula por procuração: Os formulários têm que ser obrigatoriamente assinados pelo candidato ou por seu procurador. A procuração não precisa ser reconhecida em cartório, desde que o procurador apresente o RG original no ato da inscrição e a documentação completa solicitada.
Se o candidato for estrangeiro, deverá apresentar proficiência em Língua Portuguesa.

Acesso via sistema

É fundamental ter o e-mail com a extensão USP. Caso o aluno queira manter outro e-mail, deverá entrar no sistema de e-mails da USP para solicitar encaminhamento das mensagens para o seu próprio e-mail em uso. É obrigatório o uso do e-mail com extensão USP para o aluno receber todos os comunicados referentes à Pós-Graduação. Para obter seu endereço eletrônico (e-mail USP) o aluno deverá acessar o site “pedidoemail.usp.br” e seguir as instruções. Para ter acesso ao sistema JANUS/WEB o aluno deverá acessar o site uspdigital.usp.br, clicar em sistema Janus e depois clicar em “primeiro acesso” para solicitar sua senha. A senha será enviada para o e-mail do aluno. Neste site, o aluno poderá verificar o deferimento de matrículas, notas e frequência em disciplinas, ficha do aluno, créditos, prazos etc., ou seja, acompanhar toda sua “vida acadêmica”.
Cabe ao aluno o acompanhamento de sua vida acadêmica.

Rematrícula

O aluno deverá realizar o processo de matrícula semestralmente, através do site uspdigital.usp.br, nos períodos informados por e-mail, mesmo quando tiver cumprido todos os créditos (neste caso efetuar “matrícula de acompanhamento”). A não realização de rematrícula no semestre implica em desligamento automático do curso.

Calendário de matrícula 2016

O período de matrícula de alunos regulares, que não estão com matrícula trancada, compreende 3 etapas consecutivas, recomendando-se que os alunos consultem previamente o orientador sobre a escolha das disciplinas:

Pré-matrícula do aluno
1/7/2016 a 10/7/2016
Aval do orientador
11/7/2016 a 17/7/2016
Deferimento do ministrante
18/7/2016 a 24/7/2016

Nota: Os períodos iniciam-se à 0h00 e encerram-se às 23h59, no horário de Brasília.

  • Pré-matrícula do aluno
    período para os alunos efetuarem suas pré-matrículas em disciplinas ou sua matrícula de acompanhamento, sendo a matrícula de acompanhamento obrigatória para o aluno que não se matricular em nenhuma disciplina. Toda ação confirmada pelo aluno, neste Sistema, gera um e-mail a si próprio como comprovante da ação executada;
  • Aval do orientador
    período para os orientadores avalizarem as pré-matrículas em disciplinas e aceitarem as matrículas de acompanhamento de seus orientandos. A pré-matrícula em disciplina ou solicitação de matrícula de acompanhamento não apreciada pelo respectivo orientador, neste prazo, será automaticamente aceita;
  • Deferimento do ministrante
    período para os ministrantes de disciplina deferirem as pré-matrículas avalizadas pelos orientadores. A pré-matrícula, avalizada pelo orientador, que não receber manifestação do ministrante da disciplina será automaticamente aceita.