O perfil de aluno que pretendemos formar inclui três tipos diferentes de competências convergentes e complementares, sendo que somente reunidas atingem plenamente o objetivo neste quesito, a saber: Competência em ensino. Competência em pesquisa;
Competência em extensão. Comungando, com esses objetivos, a formação de Mestres e Doutores.

Competência em Pesquisa.

Desejamos formar pesquisadores aptos a propor problemas de pesquisa consistentes, em consonância com os desafios científicos contemporâneos, articulando com precisão, teoria e método, de forma a promover investigações originais, sólidas e pertinentes à área, cujos resultados promovam transformações sociais, tais como, influenciar na elaboração e implementação de Políticas Públicas de Promoção da Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos, e que, por isso devam ser amplamente divulgadas com qualidade, rigor e mérito, por meio de produção
bibliográfica e de Inovação Tecnológica, gerando produtos de Inserção Social.

Temos aqui dois eixos:
1. a formação para a pesquisa
2. a divulgação do conhecimento científico (em acordo e utilizando os meios tecnológicos atuais)

Competência em ensino
Desejamos formar professores aptos a desempenhar, com excelência, suas funções formativas, acadêmicas e sociais, o que significa  serem capazes de elaborar programas de aulas, cursos, disciplinas, treinamentos em nível de ensino superior, no campo da Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, o que implica em planejarem e utilizarem com qualidade: conteúdos de ensino, didáticas, sistemas de avaliação, estratégias de relacionamento professor e aluno, dinâmicas pedagógicas, organização bibliográfica e organização de recursos inovadores para o ensino,
atingindo objetivos previamente apresentados.

Competência em extensão
Desejamos formar pessoas que possam tornar-se multiplicadores e disseminadores do conhecimento nos campos da Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, inserindo-se efetivamente em seus contextos de formação e aplicação, para ampliar e consolidar a pesquisa como fonte de transformação social.
O Programa elegeu como foco principal a colaboração e elaboração de Políticas Públicas em Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, bem como a participação efetiva em projetos de extensão, intervenção e serviços de apoio à Escola e outras Instituições de apoio à aprendizagem, ao desenvolvimento e à formação do indivíduo.

A Formação de Mestres
Tendo finalizado o Mestrado, esperamos que o egresso seja capaz de:
Realizar todas as etapas que compõem o planejamento e execução de uma pesquisa científica;

Realizar Pesquisa bibliográfica competente, ter domínio conceitual e teórico, apropriação de metodologia compatível com seu objeto de estudo e o desenvolvimento de escrita acadêmica;
Participar de grupos de pesquisa visando a constituição de redes de colaboração entre pesquisadores;
Elaborar artigo científico;
Atuar na docência em nível superior;
Apresentar resultados de pesquisa em eventos acadêmico-científicos da área e áreas afins;
Produzir material de divulgação da pesquisa para a sociedade.

A Formação de Doutores
Tendo finalizado o Doutorado, além das competências desenvolvidas no Mestrado, esperamos que o egresso seja ser capaz de:
Ter domínio sobre o campo de estudos de sua área de pesquisa;
Desenvolver contribuição original em seu tema de pesquisa;
Ter condições de propor, elaborar e conduzir projetos de pesquisa com vistas à obtenção de fomento;
Organizar e divulgar sua produção em eventos científicos e publicações acadêmicas qualificadas;
Elaborar produtos de Inovação e Transferência de Conhecimento, promovendo a construção de evidências científicas à serviço da transformação das desigualdades sociais.