O Programa tem como finalidade, desde a sua criação, o desenvolvimento do conhecimento no campo da Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, bem como a formação de docentes e pesquisadores.
Seus objetivos específicos estão articulados com esta área de concentração, visando:
a) dar subsídios teóricos e metodológicos da Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano que possibilitem formar professores para atuar no Ensino superior e pesquisadores com competência e excelência para propor e encaminhar soluções de problemas empíricos e/ou teóricos próprios a essas áreas de conhecimento, além de fazer frente às demandas sociais e, nesse sentido, contribuir na elaboração e implementação de políticas públicas nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos;
b) fortalecer ações do corpo discente e docente para a ampliação e consolidação da pesquisa e sua divulgação, a fim de que desempenhem, com qualidade e rigor, as tarefas formativas, acadêmicas e sociais que constituem o papel do pesquisador nas áreas de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, e outras áreas afins no seu campo de conhecimento específico;
c) articular e realizar ações conjuntas com grupos de pesquisa de diferentes instituições de ensino e pesquisa, visando a ampliação da pesquisa nas áreas delimitadas, estimulando o intercâmbio acadêmico e aprimorando a formação, nacional e internacional.
A principal meta do Programa é promover a formação de mestres aptos para atuar na docência de ensino superior e doutores aptos para atuar no ensino superior, desenvolver e orientar pesquisas, atendendo aos critérios acima enunciados pelo nosso objetivo geral.
Para atender a essa meta, as ações do programa se especificam em cinco dimensões da sua realização:
• Formação (estrutura curricular);
• Pesquisa (mestrado, doutorado e pós-doutorado);
• Inovação e de Transferência de Conhecimento;
• Inserção Social (atendimento à comunidade, enfrentamento das desigualdades sociais, análise e promoção de políticas públicas)
• e Internacionalização.
Estas ações acima dimensionadas se agrupam e ganham conteúdo temático, especificidade e diversidade, a partir das linhas de pesquisa que compõem o programa.