O programa possui cinco linhas de pesquisa, a saber:

 

1. Linha Desenvolvimento Humano e Aprendizagem

https://youtu.be/wwIJEZdrbJQ

Proposta: Estudos de aspectos teóricos e empíricos dos processos de aprendizagem, de subjetivação, de desenvolvimento psicológico e neuropsicológico. Os campos investigados são: cognição, afetividade, subjetivação, moralidade, cultura, avaliação e intervenção, neuropsicologia (por professores colaboradores). De um modo geral, temos estudos sobre: o desenvolvimento cognitivo-afetivo-psicológico; os processos de aprendizagem e de solução de problemas; o processo de alfabetização; o desenvolvimento moral e da faculdade de julgamento (ou entendimento); o desenvolvimento da subjetividade como fundamento da constituição do sujeito psicológico (típico e atípico); a identificação de vulnerabilidades e riscos de produção de psicopatologias graves; os aspectos neurológicos do desenvolvimento cognitivo e afetivo. Estão aí presentes diferentes perspectivas teórico-semânticas na elaboração destes problemas e encaminhamentos de suas soluções (a epistemologia genética de Jean Piaget; a psicologia da pessoa de Walllon; a psicologia cognitiva; as neurociências cognitivas; a psicanálise e suas teorias do desenvolvimento emocional; a psicanálise com evidências empíricas), bem como, dependendo do problema, objeto e objetivo a ser alcançado na produção do conhecimento científico, diferentes metodologias (para estudos teóricos, para análises quantitativas e qualitativas em diferentes focos delimitados por “seus objetos de pesquisa associados às perspectivas teóricas”).

Composição: Maria. Thereza C. C. de Souza (coordenadora); Maria Isabel da Silva Leme , Rogério Lerner, Leopoldo Fulgencio, Luciana Maria Caetano, Fraulein V. de Paula.

Colaboradores: Betania Dell´Agli, Daniel Fuentes

 

2. Linha Desenvolvimento Humano e Avaliação Psicológica

https://youtu.be/l1vFnhFZGtk

Proposta: Estudos de técnicas e procedimentos de avaliação psicológica. Inclui a utilização de instrumentos de exame psicológico com o objetivo de proceder a uma análise diagnóstica reflexiva, compreensiva e interventiva nas várias áreas do desenvolvimento humano. Realizam pesquisas de elaboração de novas técnicas bem como adaptação, revisão e aperfeiçoamento das já existentes, com estudos de fidedignidade, validação e aferição.

Composição: Helena R. Rosa, Iraí Cristina B. Alves , Antonio de Padua Serafim

 

3. Linha Psicologia, Instituições E Sociedade: Mediações Do Desenvolvimento Humano

https://youtu.be/ftL22Cx5SO8

Proposta: Estudos no âmbito das instituições sociais (como as de saúde, educação, serviço social, jurídicas, entre outras), visando à pesquisa das práticas psicológicas, das subjetividades que nelas se constituem e da própria psicologia como instituição do conhecimento e da prática profissional. Está nesses âmbitos e alvos a contrapartida para pensar determinantes do desenvolvimento (humano) que, como recortes outros, nos permitem contribuir com diferentes perspectivas conceituais e metodológicas para o que se põe como desenvolvimento psicológico.

Composição: Marlene Guirado (coordenadora), Lineu Norio Kohatsu (coordenador), Pedro Fernando da Silva, Henriette T. P. Morato, Maria Julia Kovács, Maria Luisa Sandoval Schmidt, Laura Villares de Freitas e Ronilda Ribeiro.

 

4. Linha PSICANÁLISE E POLÍTICA: CULTURA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

 

Ementa: Esta linha pretende criar condições para a realização de um espectro de produções, na rede de articulação entre pesquisa, ensino e extensão, alojadas no campo delimitado pela definição de “desenvolvimento humano”, na perspectiva teórico-metodológica da psicanálise, práticas inclusivas na perspectiva da Educação Terapêutica, em que se destaca a questão da prevenção precoce de problemas de desenvolvimento; no campo dos direitos humanos; na área da saúde pública; no âmbito das políticas para refugiados; na temática do direito à memória; nas peculiaridades das experiências do exílio; nas investigações implicadas nos estudos sobre a memória, a angústia, o desamparo e a sublimação, no âmbito propriamente metapsicológico, em articulação com questões com outras áreas do conhecimento e outros saberes, no sentido de aprofundar o alcance contextos, tem sido possível explicitar o alcance dos desdobramentos da clínica e dos dispositivos assim nomeados como clínica extensa, clínica social, psicanálise ampliada e psicanálise implicada. Tais investigações, inseridas no campo complexo das variadas modalidades de elementos que compõem a dinâmica do “desenvolvimento humano”, permitem problematizar as peculiaridades da construção dos laços sociais na contemporaneidade, a exacerbação das expressões da violência, em seus aspectos sociais e subjetivos e as modalidades de resistência e enfrentamento dos sujeitos, em função das dimensões coletivas do traumático, do desamparo e da violação de direitos. O que se pretende demonstrar é que esse repertório conceitual em que se funda a ética da psicanálise viabiliza o acesso à heterogeneidade do campo social e cultural, cuja mobilização ao tensionamento dos laços sociais, permite recortar como objeto de investigação a dinâmica de contraposição entre razão e crença, entre saber e verdade, subjacentes às diferentes formações culturais e religiosas, que nos conduzem aos meandros da necessidade de saber e da necessidade de crer.

Composição:

Professores permanentes:

Ana Maria Loffredo (Coordenadora) (Associada),
Paulo Cesar Endo (Associado),
Maria Cristina Machado Kupfer (Associada, Aposentada)
Miriam Debieux Rosa (Titular).

 

5. LinhaPsicologia Escolar, Educação e Políticas Públicas

https://youtu.be/F_QcrBEeLk8

Proposta: Dedica-se a estudos de temas relacionados aos processos de escolarização, de inclusão social e educacional, de medicalização e patologização; à formação de profissionais nos campos da educação, saúde e assistência; à análise e intervenção no âmbito das políticas públicas.

Composição: Marilene Proença Rebello de Souza (coordenadora); Marie Claire Sekkel, Marcia Helena da Silva Melo, Adriana Marcondes Machado