O perfil de aluno que pretendemos formar inclui três tipos diferentes de competências convergentes e complementares, sendo que somente reunidas atingem plenamente o objetivo desse quesito, a saber:

·         Competência em ensino

·         Competência em pesquisa

·         Competência em extensão

Comungando então, com esses objetivos, a formação de mestres e doutores.

Competência em pesquisa

Desejamos formar pesquisadores aptos a propor problemas de pesquisa consistentes com os desafios contemporâneos, articulando com precisão teoria e método, de forma a promover investigações originais, sólidas e pertinentes à área, cujos resultados promovam transformações sociais, tais como influenciar na elaboração e implementação de Políticas Públicas de Promoção da Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos, e que, por isso, deverão ser amplamente divulgadas com qualidade, rigor e mérito, por meio de produção bibliográfica e de inovação tecnológica, gerando produtos de inserção social.

Temos aqui dois eixos

1.       A formação para a pesquisa

2.       A divulgação do conhecimento científico, em acordo e usando os meios tecnológicos atuais

 

Competência em ensino

Desejamos formar professores aptos a desempenhar, com excelência, suas funções formativas, acadêmicas e sociais, o que significa serem capazes de elaborar programas de aulas, cursos, disciplinas, treinamentos em nível de ensino superior.

No campo da Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, o que implica em planejarem e utilizarem com qualidade: conteúdos de ensino, didáticas, sistemas de avaliação, estratégias de relacionamento professor e aluno, dinâmicas pedagógicas, organização bibliográfica e organização de recursos inovadores para o ensino