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Conforme site do CNPq, grupos de trabalho são núcleos formados por pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação organizados por meio de uma ou mais linhas de pesquisa. Os Grupos de Pesquisa do IPUSP são registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq) e grupos da ANPPEP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). O Diretório dos Grupos de Pesquisa mantém uma base corrente, em que informações são atualizadas, continuamente, pelos líderes de grupos, pesquisadores, estudantes e dirigentes de pesquisa das instituições participantes, e o CNPq realiza censos bianuais, que são fotografias dessa base. As informações contidas no Diretório dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e aos padrões de interação com o setor produtivo. O Diretório é hoje capaz de descrever com precisão os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil. Igualmente é capaz de fornecer aos interessados uma grande e diversificada massa de informação sobre detalhes de quem realiza as atividades, como e onde se realizam e sobre o quê pesquisam. Tem sido utilizado pela comunidade científica, tecnológica em geral e pelos comitês assessores do CNPq, como ferramenta de orientação para suas atividades.
São eles os grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano:
Afetividade e Cognição – Fraulein Vidigal de Paula, Luciana Maria Caetano, Maria Isabel da Silva Leme, Maria Thereza Costa Coelho de Souza
Análise Institucional do Discurso como método de pesquisa em Psicologia – Marlene Guirado
Aprendizagem Significativa na Formação de Profissionais de Saúde e Educação – Henriette Tognetti Penha Morato, Marie Claire Sekkel
CETEC Centro de Estudos da Teoria dos Campos, Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura, Psicanálise e Clínica Ampliada – Ana Maria Loffredo
Contextos sociais de desenvolvimento: Aspectos evolutivos e culturais – Maria Thereza Costa Coelho de Souza e Maria Isabel da Silva Leme
LITEP – Laboratório Interdepartamental de Técnicas de Exame Psicológico – Irai Cristina Boccato Alves, Eda Marconi Custodio
Núcleo Ciência Pela Infancia – NCPI – Maria Thereza Costa Coelho de Souza e Rogerio Lerner
Políticas públicas e prática docente em países da latino-américa – Brasil, Cuba e México – Marilene Proença Rebello de Souza
Preconceito, Indivíduo e Cultura – José Leon Crochick, Pedro Fernando da Silva
Processos de cognição, linguagem e cultura – Fraulein Vidigal de Paula
Promoção de condições de desenvolvimento, detecção de sinais iniciais de problemas e intervenções – Rogerio Lerner
Psicologia Clínica – Henriette Tognetti Penha Morato
Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica – Marilene Proença Rebello de Souza, Marie Claire Sekkel
Transtornos do espectro de autismo: detecção de sinais iniciais e intervenção – Rogerio Lerner
Tratar e educar em tempos de autismo, LEPSI – Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância. USP-UFMG-UFOP-UNIFESP – Maria Cristina Machado Kupfer