https://youtu.be/ya-DaJvFHhU

Olá, eu sou professora-doutora Luciana Maria Caetano

Vou apresentar para vocês o Plano de Formação do Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Nosso programa oferece disciplinas e conteúdos que estão totalmente relacionados com as suas cinco Linhas de Pesquisa, a saber:

Aprendizagem e Desenvolvimento Humano

Psicologia Escolar, Educação e Políticas Públicas

Instituições Educacionais e Formação do Indivíduo

Desenvolvimento e Avaliação Psicológica

Psicanálise e Política: Cultura e Desenvolvimento Humano

Vamos apresentar agora a estrutura curricular do Programa, juntamente com seus componentes e esta articulação com os objetivos e metas do Programa, além da articulação com as linhas de pesquisa, já citada anteriormente.

A estrutura curricular e as ementas das disciplinas oferecidas pelo programa reconhecem e valorizam a diversidade de campos teórico-metodológicos que compõem essas linhas do Programa, que são as bases de trabalho e produção, tanto para o Plano de Formação quanto para a Estrutura Curricular.

As linhas então oferecem esse espaço necessário para que um Plano de Formação Específico para cada aluno, reconhecendo e respeitando as especificidades dos objetos de pesquisa, bem como as linhas também fazem a gestão de uma série de disciplinas e atividades que visam desenvolver competências gerais e específicas, de modo a atingir os objetivos do programa.

As competências a serem alcançadas através do nosso Plano de Formação, reconhecem, portanto, as especificidades de cada aluno e de cada pesquisa, e são oito competências:

Primeiro – domínio básico de epistemologia da ciência;

Segundo – domínio da metodologia utilizada na pesquisa;

Terceiro – domínio do estado da arte do tema da pesquisa na perspectiva teórica utilizada;

Quarto – formação pedagógica para ministrar aulas;

Quinto – capacidade de desenvolver pesquisas;

Sexto – Capacidade de orientar pesquisas;

Sétimo – Capacidade de divulgação do conhecimento científico, seja através de produção bibliográfica, produtos técnicos e tecnológicos, ações de inserção social) seja em termos do domínio das ferramentas das tecnologias de informação e comunicação para a pesquisa;

Oitava – Conhecimento de diferentes perspectivas teórico-metodológicas dentro da área Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

Nosso Plano de Formação ainda prevê:

Em primeiro lugar, que o aluno escolha cursar as disciplinas que tornem possível desenvolver as competências que ele precisa para o desenvolver para a construção de seu projeto de pesquisa, levando em conta sua formação, maturidade, e os instrumentos que precisa para execução de seu projeto;

2. Para isto, o aluno deverá, junto com seu orientador, elaborar um Plano Específico de Formação, logo no início de seu ingresso na pós-graduação, cursando uma disciplina criada justamente para este fim: o Seminário Avançado de Pesquisa (SAP), oferecido por diversos professores do programa.

A partir desta disciplina o aluno é orientado não só a dedicar-se à bibliografia necessária à sua pesquisa, mas também a cursar disciplinas e a realizar um conjunto de atividades que lhe permita construir as competências devidas ao seu plano de formação.

A lista de todas as disciplinas que são oferecidas pelo programa, assim como cada competência por elas desenvolvidas, o número de créditos-disciplinas que cada mestrando ou doutorando deve obter, além de informações gerais sobre estágios para docência e práticas de orientação, estão disponíveis tanto junto a cada orientador, na própria secretaria do programa, no regulamento do programa, e também há momentos específicos em que a própria comissão de pós-graduação realiza essas informações no ingresso do aluno no curso de pós-graduação, por exemplo.

Nós temos duas grandes metas a serem atingidas no Programa de Formação:

A primeira é então a meta final, que atinge as competências relatadas anteriormente e a meta intermediária (que nos auxilia no desenvolvimento de nosso plano).

A meta intermediária acontece em meados do curso de pós-graduação, deve ser atingida quando do exame de qualificação, O mestrando e doutorando se deparam já ter construído as competências necessárias para dar continuidade à sua pesquisa, ou seja: o domínio do estado da arte do seu campo-objeto de pesquisa e o domínio dos aspectos metodológicos do seu próprio projeto.

Além disto, como parte importante do nosso Plano de Formação, Levamos em conta a necessidade e o incentivo à produção científica, estabelecendo as seguintes metas, como parte da nosso meta final:

Para o Mestrado, espera-se que, finalizada a dissertação o mestre esteja em condições de produzir um artigo, que seja síntese da sua pesquisa, publicável em periódico qualificado (B2 a A1, no novo Qualis-Periódico);

Para o doutorado, espera-se que durante o desenvolvimento da pesquisa e da Formação do aluno, ele publique ao menos um artigo em periódico qualificado (B1 a A1, no novo Qualis-Periódico; ou livro ou capítulo de livro referenciado em status bem qualificados do Qualis-Livro [L3 a L1]), como resultado parcial de sua pesquisa, e, finalizada a tese, o doutor esteja em condições de produzir um artigo, síntese da sua pesquisa, publicável em periódico qualificado (A4 a A1, no novo Qualis-Periódico).

Espera-se que essas produções sejam preferencialmente em co-autoria com o orientador ou participante do grupo de pesquisa.

Estes são compromissos que são estabelecidos desde o início do processo de orientação, portanto é informado e explicitado ao aluno já no processo seletivo, que esta é uma consigna esperada pelo nosso Programa

Sem que isto seja estabelecido como proceder obrigatório, mas sim como um acordo interno entre aluno, orientador e o próprio programa

Espero desta forma ter contribuído com maior conhecimento de todos a respeito do plano de formação do programa de pós-graduação e psicologia escolar e do desenvolvimento humano.

Muito obrigada