Apresenta-se, aqui, o Plano de Formação do Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Nosso programa oferece disciplinas e conteúdos que estão totalmente relacionados com as suas cinco Linhas de Pesquisa, a saber:
Aprendizagem e Desenvolvimento Humano;
Psicologia Escolar, Educação e Políticas Públicas;
Instituições Educacionais e Formação do Indivíduo;
Desenvolvimento e Avaliação Psicológica;
Psicanálise e Política: Cultura e Desenvolvimento Humano.

Vamos apresentar, agora, a estrutura curricular do Programa, juntamente com seus componentes e esta articulação com os objetivos e metas do Programa, além da articulação com as linhas de pesquisa, já citada anteriormente.
A estrutura curricular e as ementas das disciplinas oferecidas pelo programa reconhecem e valorizam a diversidade de campos teórico-metodológicos que compõem essas linhas do Programa, que são as bases de trabalho e produção, tanto para o Plano de Formação quanto para a Estrutura Curricular.
As linhas, então, oferecem esse espaço necessário para que um Plano de Formação Específico para cada aluno, reconhecendo e respeitando as especificidades dos objetos de pesquisa, bem como as linhas também fazem a gestão de uma série de disciplinas e atividades que visam desenvolver competências gerais e específicas, de modo a atingir os objetivos do programa.
As competências a serem alcançadas através do nosso Plano de Formação, reconhecem, portanto, as especificidades de cada aluno e de cada pesquisa, e são oito competências

1º Domínio básico de epistemologia da ciência;
2º Domínio da metodologia utilizada na pesquisa;
3º Domínio do estado da arte do tema da pesquisa na perspectiva teórica utilizada;
4º Formação pedagógica para ministrar aulas;
5º  Capacidade de desenvolver pesquisas;
6º Capacidade de orientar pesquisas;
7º Capacidade de divulgação do conhecimento científico, seja através de produção bibliográfica, produtos técnicos e tecnológicos, ações de inserção social) seja em termos do domínio das ferramentas das tecnologias de informação e comunicação para a pesquisa;
8º Conhecimento de diferentes perspectivas teórico-metodológicas dentro da área Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

Nosso Plano de Formação ainda prevê:
Em primeiro lugar, que o aluno escolha cursar as disciplinas que tornem possível desenvolver as competências que ele precisa para o desenvolver para a construção de seu projeto de pesquisa, levando em conta sua formação, maturidade, e os instrumentos que precisa para execução de seu projeto;
Para isto, o aluno deverá, junto com seu orientador, elaborar um Plano Específico de Formação, logo no início de seu ingresso na pós-graduação, cursando uma disciplina criada justamente para este fim: o Seminário Avançado de Pesquisa (SAP), oferecido por diversos professores do programa.
A partir desta disciplina o aluno é orientado não só a dedicar-se à bibliografia necessária à sua pesquisa, mas também a cursar disciplinas e a realizar um conjunto de atividades que lhe permita construir as competências devidas ao seu plano de formação.

A lista de todas as disciplinas que são oferecidas pelo programa, assim como cada competência por elas desenvolvidas, o número de créditos-disciplinas que cada mestrando ou doutorando deve obter, além de informações gerais sobre estágios para docência e práticas de orientação, estão disponíveis tanto junto a cada orientador, na própria secretaria do programa, no regulamento do programa, e também há momentos específicos em que a própria comissão de pós-graduação faz reuniões para expor e reiterar essas informações (no ingresso do aluno no curso de pós-graduação, por exemplo).