O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo foi fundado em 1970 (mestrado) e 1974 (doutorado). À época, o reitor Miguel Reale assinou a autorização do documento em 16 de junho 1970 e a resolução pôde ser publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) por meio do Processo n. 4108/7010 em 19 de junho de 1970. O nível de doutorado, por outro lado, foi aprovado em 21 de janeiro de 1974.
São 52 anos de história e desenvolvimento, com a reconfiguração e o aprimoramento das propostas e perspectivas de pesquisa, acompanhadas da renovação do corpo docente. Esse processo implica desde discussões e elaboração internas, elaboração do processo de formação, ampliação das atividades com cursos de extensão e práticas de intervenção social, realização de ações de internacionalização, participação nas agências de fomento e até mesmo o diálogo crítico com as instâncias superiores de apreciação e avaliação dos programas de pós-graduação do país. Desde então, aproximadamente, 30 professores já finalizaram seu percurso acadêmico-intelectual como professores permanentes do nosso programa, contribuindo para o seu desenvolvimento e consolidação.
Ao longo de sua trajetória, o Programa estabeleceu-se como um centro de produção e referência na área da Psicologia Escolar, Educacional e do Desenvolvimento Humano, formando a maior parte dos docentes e pesquisadores que hoje atuam nessa área nos mais variados programas de pós-graduação no Brasil, tanto em universidades públicas, quanto no setor privado.
Os mestres e doutores aqui formados vieram de todas as regiões do Brasil, bem como de vários países da América Latina e de Moçambique, na África. No site do Programa está disponível um arquivo com os resumos das teses e dissertações orientadas por cada docente de 1970 a 2010. De 2010 em diante, como a maioria das produções estão disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (http://www.teses.usp.br/), o Programa mantém no site apenas a lista das defesas realizadas em cada ano, com o nome do(a) autor(a) e do trabalho.