A inscrição de candidatos para o exame de seleção aos cursos de Mestrado e Doutorado é aberta por meio de edital publicado na página da Pós-Graduação, anualmente, no mês de julho. Para que a inscrição seja feita é necessário que o candidato apresente todos os documentos solicitados pelo edital.

Processo Seletivo: https://www.ip.usp.br/site/pos_graduacao/programa-de-pos-psicologia-escolar-e-do-desenvolvimento-psa/

Comprovação De Proficiência Em Língua Estrangeira

Apresentação de documento que comprove proficiência em língua estrangeira (tal como descrito neste edital) é condição necessária, insubstituível e improrrogável, para realização da inscrição.

A comprovação de proficiência em língua estrangeira, exigida pelo regimento da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, busca avaliar a capacidade do (a) candidato (a) de leitura do material bibliográfico da referência teórica que embasará sua pesquisa, bem como suas habilidades para participar de congressos, intercâmbios e estágios no exterior.

INGLÊS
Paper Based Test (PBT) com o resultado mínimo de 450 pontos – TOEFL
Internet Based Test (IBT) com o resultado mínimo de 60 pontos – TOEFL
Institutional Testing Program (ITP) com resultado mínimo de 470 pontos – TOEFL
Test of English for International Communication –TOEIC (mínimo de 450 pontos)
International English Language Test – IELTS (mínimo de 5,5 pontos)

FRANCÊS
Diploma DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française) ou DELF (Diplôme d’Études en Langue Française) –nível B1 (com uma nota de 80/100)
TCF – TP (tout public) (Test de Connaissance du Français) somente as provas obrigatórias – (score de 380 pontos)

ESPANHOL
DELE – Nível Intermediário, emitido pelo Instituto Cervantes
Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (CIL-FFLCH-USP), conforme orientações a seguir:

Os editais para exame de Proficiência (Francês, Inglês e Espanhol) serão divulgados pelo próprio Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (CIL-FFLCH-USP)

CL – CENTRO INTERDEPARTAMENTAL DE LÍNGUAS (FFLCH-USP).https://clinguas.fflch.usp.br/

Proficiência em Inglês https://clinguas.fflch.usp.br/proficiencia-ingles

Proficiência em Francês https://clinguas.fflch.usp.br/frances

Proficiência em Espanhol https://clinguas.fflch.usp.br/espanhol

Elaboração do plano de trabalho

O candidato à uma vaga no Mestrado do PPG PSA, deverá elaborar o Plano de Trabalho, seguindo formatação e contendo as informações, conforme descrito no roteiro abaixo:

Texto com no máximo 10 páginas, escrito em fonte Times New Roman 12, com espaço 1,5 entre as linhas, arquivo em PDF;
• Indicação do nome do candidato;
• Indicação da Linha de Pesquisa do Programa escolhida, na qual o projeto se enquadra (ver item I – Das Linhas de Pesquisa);
• Indicação dos motivos para cursar a Pós-Graduação neste programa e disponibilidade do candidato para estudo e pesquisa;
• Seguir os aspectos formais tais como, boa redação, clareza de ideias e organização da exposição;
• Indicação do problema de pesquisa/pergunta;
• Definição dos objetivos a serem atingidos;
• Indicação dos elementos norteadores do referencial teórico que sustenta a pergunta;
• Um esboço do método;
• Uma argumentação sobre a necessidade de realização da pesquisa proposta;
• Referências bibliográficas.

Observação: Aspectos formais, tais como redação, clareza de ideias e organização da exposição serão levados em conta.

Elaboração do Projeto de Pesquisa

O candidato à uma vaga no Doutorado ou Doutorado Direto do IP USP, deverá elaborar um Projeto de Pesquisa, conforme o roteiro abaixo:

Texto com no máximo 20 páginas, escrito em fonte Times New Roman 12, com espaço 1,5 entre as linhas, arquivo PDF;
• Indicação do nome do candidato;
• Linha de Pesquisa do Programa escolhida, na qual o projeto se enquadra (ver Linhas de Pesquisa e Orientadores);
• Indicação do problema/pergunta da pesquisa;
• Definição do objetivo a ser alcançado;
• Indicação da fundamentação teórica que sustenta a pergunta ou a enunciação do problema de pesquisa do candidato;
• Indicação do método a ser utilizado para chegar aos objetivos propostos, articulando-os à fundamentação teórica e ao problema de pesquisa;
• Referências bibliográficas.

Observação: Aspectos formais, tais como redação, clareza de ideias e organização da exposição serão levados em conta.

Formação acadêmica

No formulário constarão as indicações do que os candidatos devem apresentar e computar para a avaliação de seus currículos, bem como os pesos dados a cada atividade ou produção do candidato. Caberá ao próprio candidato pontuar, no próprio Formulário de Avaliação Acadêmica, as informações adicionadas para que os avaliadores possam, então, averiguar a pontuação visando estabelecer a pontuação final e a nota desse quesito.

Cada informação preenchida deverá ser acompanhada de documento comprovatório, devidamente identificado e rigorosamente ordenado (seguindo-se a sequência do Formulário de Avaliação Acadêmica).

SOMENTE AS INFORMAÇÕES COMPROVADAS POR DOCUMENTOS, SERÃO COMPUTADAS. NENHUMA INFORMAÇÃO SEM DOCUMENTO SERÁ COMPUTADA, EM NENHUMA HIPÓTESE.

A pontuação informada pelo candidato será conferida pelos avaliadores que, ao final desta conferência, indicarão a pontuação do currículo a ser efetivamente considerada para o processo seletivo, cujo valor não poderá ser inferior a 7,0 (sete). Não está previsto neste edital a possibilidade de acesso ou revisão à nota e pontuações do formulário de avaliação acadêmica