Propomos, agora, a apresentar a Estrutura do Programa, sua Área de Concentração e suas Linhas de Pesquisa.

As temáticas contemporâneas relacionadas à formação do indivíduo (subjetivo e objetivo), às estratégias de avaliação e intervenção junto aos escolares e à comunidade escolar, os fatores e dimensões da aprendizagem e do desenvolvimento, os direitos sociais e humanos, os embates do preconceito, da violência, da exclusão, o papel das instituições na formação do indivíduo, o desenvolvimento de estratégias, instrumentos e técnicas de avaliação psicológica, são as principais temáticas investigadas pelas linhas de pesquisa que constituem o Programa, estruturando a organização do Programa dentro de sua área de concentração

 

O Programa está organizado em 5 linhas de pesquisas:

Desenvolvimento e Aprendizagem
Psicologia Escolar, Educação e Políticas Públicas
3.       Psicologia, Instituições E Sociedade, Desenvolvimento Psicológico Nas Instituições E Na Sociedade

Desenvolvimento e Avaliação Psicológica
Psicanálise e Política: Cultura e Desenvolvimento Humano
Linhas que passamos a descrever:

1. Linha Desenvolvimento e Aprendizagem  

Dedica-se a estudos de aspectos teóricos e empíricos dos processos de aprendizagem, de subjetivação, de desenvolvimento psicológico e neuropsicológico.

Composição:

Maria. Thereza C. C. de Souza (Titular) (coordenadora)

Maria Isabel da Silva Leme (Titular);

Rogério Lerner (Associado);

Leopoldo Fulgencio (Associado)

Luciana Maria Caetano (Associada),

Fraulein V. de Paula (Doutora)

Betania Dell´Agli (Dra. colaboradora),

 

Para acesso a informações mais detalhadas sobre a composição das Linhas, seus membros e projetos específicos em desenvolvimento, clique em https://youtu.be/jbD9VXNmWhw

 

2. Linha Psicologia Escolar, Educação e Políticas Públicas 

Dedica-se a estudos de temas relacionados aos processos de escolarização, de inclusão social e educacional, de medicalização e patologização; à formação de profissionais nos campos da educação, saúde e assistência; à análise e intervenção no âmbito das políticas públicas.

Composição:

Marilene Proença Rebello de Souza (Titular) (coordenadora)

Adriana Marcondes Machado (Associada)

Marie Claire Sekkel (Associada)

Marcia Helena da Silva Melo (Associada)

Para acesso a informações mais detalhadas sobre a composição das Linhas, seus membros e projetos específicos em desenvolvimento, clique em https://youtu.be/F_QcrBEeLk8

 

3. Linha Psicologia, Instituições E Sociedade, Desenvolvimento Psicológico Nas Instituições E Na Sociedade 

 

Dedica-se a estudos no âmbito das instituições sociais (como as de saúde, educação, serviço social, jurídicas, entre outras), visando à pesquisa das práticas psicológicas, das subjetividades que nelas se constituem e da própria psicologia como instituição do conhecimento e da prática profissional. Está nesses âmbitos e alvos a contrapartida para pensar determinantes do desenvolvimento (humano) que, como recortes outros, nos permitem contribuir com diferentes perspectivas conceituais e metodológicas para o que se põe como desenvolvimento psicológico.

Composição:  Marlene Guirado, Lineu Norio Kohatsu, Pedro Fernando da Silva, Henriette T. P. Morato, Maria Julia Kovács, Laura Villares de Freitas

 

Para acesso a informações mais detalhadas sobre a composição das Linhas, seus membros e projetos específicos em desenvolvimento, clique em  https://youtu.be/ftL22Cx5SO8

 

4. Linha Desenvolvimento e Avaliação Psicológica

Dedica-se a estudos sobre várias técnicas e procedimentos de avaliação psicológica.

Composição: Helena R. Rosa, Iraí Cristina B. Alves, Antonio de Padua Serafim

Para acesso a informações mais detalhadas sobre a composição das Linhas, seus membros e projetos específicos em desenvolvimento, clique em https://youtu.be/l1vFnhFZGtk

 

5. Linha Psicanálise e Política: Cultura e Desenvolvimento Humano

Esta linha pretende criar condições para a realização de um espectro de produções, na rede de articulação entre pesquisa, ensino e extensão, alojadas no campo delimitado pela definição de “desenvolvimento humano”, na perspectiva teórico-metodológica da psicanálise.

Composição: Ana Maria Loffredo, Paulo Cesar Endo, Maria Cristina Machado Kupfer, Miriam Debieux Rosa

Para acesso a informações mais detalhadas sobre a composição das Linhas, seus membros e projetos específicos em desenvolvimento, clique em XXXX

 

A abordagem desses diferentes temas pelas respectivas linhas de pesquisa, confere identidade e coerência ao Programa, como resposta coerente e responsável à efetiva consideração da complexidade da área Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, utilizando diferentes vertentes teórico-metodológicas, com a valorização da interdisciplinaridade e diversidade de paradigmas.

 

O projeto de pesquisa do docente em nosso Programa é espaço de confluência entre a linha de pesquisa, entre o objeto de pesquisa de cada orientador e os problemas de pesquisa de seus orientandos.

 

A consistência entre o objeto de pesquisa dos orientadores e o conjunto de suas atividades se manifesta igualmente nas linhas de pesquisa, nos projetos de pesquisa desenvolvidos, nos produtos bibliográficos, técnicos e de Inovação, nas disciplinas oferecidas, nas ações de internacionalização, nas interfaces com a graduação,  nos projetos de extensão, bem como nas atividades complementares promovidas pelos laboratórios, seus respectivos de grupos de estudos e pesquisa e em todas as atividades de prestação de serviço à comunidade e inserção social.