Processo de seleção para ano – 2025

 

Resultado das proficiências aplicada pelo Centro Interdepartamental de Língua da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (CIL-FFLCH-USP)

INGLÊS (clique aqui realizado em 2023) – (clique aqui realizado em 2024)

ESPANHOL (clique aqui realizado em 2023) – (clique aqui realizado em 2024)

FRANCÊS (clique aqui realizado em 2023) – (clique aqui realizado em 2024)

Nota: Você poderá baixar o resultado de 2023 ou 2024 para utilizar na inscrição do Processo seletivo desse ano. Ao final do processo de seleção, a comissão de validação final, vai verificar se o documento baixado confere com o publicado.

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

A prova de língua estrangeira, exigida pelo regimento da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, busca avaliar a capacidade do(a) candidato(a) de leitura do material bibliográfico da referência teórica que embasa seu Projeto de Pesquisa, bem como suas habilidades para participar de congressos, intercâmbios e estágios no exterior.

A apresentação de documento que comprove proficiência em língua estrangeira é condição necessária, insubstituível e improrrogável, para realização da inscrição. Sob nenhuma hipótese, haverá dispensa da comprovação de proficiência em língua estrangeira.

Seu nome deve constar na relação de aprovados em 26/agosto/2024 ou 28/agosto/2023, na relação de aprovados em emitido pelo Centro Interdepartamental de Línguas, FFLCH – estará dispensado da apresentação.

O(A)s candidato(a)s a Mestrado devem comprovar proficiência em inglês.

O(A)s candidato(a)s a Doutorado e Doutorado Direto devem comprovar proficiência em inglês e, também, em um segundo idioma, que poderá ser francês, espanhol, italiano ou alemão.

O(A)s candidato(a)s estrangeiro(a)s deverão comprovar proficiência em língua portuguesa, com exceção do(a)s candidato(a)s estrangeiro(a)s vindos de nações lusófonas.

Resultados das proficiências: 26/agosto/2024 – Aqui no site da Pós-Graduação do IPUS

VENCIMENTO DO BOLETO: data limite estipulada no próprio boleto na hora do preenchimento.

 

PROFICIÊNCIA EM INGLÊS

A proficiência em inglês será avaliada por meio de prova realizada e aplicada pelo Centro Interdepartamental de Língua da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (CIL-FFLCH-USP), com resultado expresso por meio da menção “Suficiente” ou “Insuficiente”.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 01 de julho a 01 de agosto/2024

PROVA DO INGLÊS: 06/ago/2024

– Para obter o calendário completo e os procedimentos para inscrição e realização das provas o candidato deve acessar o edital da prova desejada nas páginas das Equipes de Proficiência

Proficiência em Inglês: http://clinguas.fflch.usp.br/proficiencia-ingles

Para solicitar isenção da realização desta prova de proficiência em inglês o(a)s candidato(a)s deverão enviar para o endereço eletrônico (pospsc@usp.br), no período de 17 a 28/junho de 2024, ao menos um dos certificados emitidos pelas instituições listadas abaixo:

TOEFL (Test of English as a Foreign Language), com pontuação mínima de 523 no PBT (Paper Based Test) ou 392 no IPT (Institutional Testing Program), emitidos no período de 2021 a 2024: IELTS (Internacional English Language Testing System), com pontuação mínima de 5,5 emitidos no período de 2021 a 2024:

Cambridge: PET (mínimo B1), FCE, CAE ou CPE, emitidos em qualquer período.

Obs: Aos aprovados, na ocasião da matrícula, deverão apresentar o certificado original junto com os demais documentos.

Se o candidato a Doutorado comprovar que obteve aprovação na prova de proficiência em Inglês para o curso de Mestrado da Universidade de São Paulo, será dispensado da prova de Inglês no Doutorado e fará apenas o exame de proficiência em francês, espanhol, italiano ou alemão, desde que o término do seu Mestrado tenha ocorrido, no máximo, três anos antes da inscrição para seleção.

 

PROFICIÊNCIA EM FRANCÊS

A proficiência em francês poderá ser comprovada por meio de prova realizada e aplicada pelo Centro Interdepartamental de Língua da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (CIL-FFLCH-USP), com resultado expresso por meio da menção “Suficiente” ou “Insuficiente”.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 02/07/2024 a 02/08/2024

PROVA DO FRANCÊS: 14/ago/2024

– Para obter o calendário completo e os procedimentos para inscrição e realização das provas o candidato deve acessar o edital da prova desejada nas páginas das Equipes de Proficiência

Proficiência em Francês: http://clinguas.fflch.usp.br/frances-proficiencia

Para solicitar isenção da realização desta prova de proficiência em francês o(a)s candidato(a)s deverão enviar para o endereço eletrônico (pospsc@usp.br), no período de 17 a 28/junho de 2024, ao menos um dos certificados emitidos pelas instituições listadas abaixo:

Aliança Francesa do Brasil para a CAPES, com pontuação mínima de 70 pontos, emitidos no período de 2021 a 2024. Aliança Francesa: DALF ou DELF, mínimo = B1, emitidos em qualquer período

Obs: Aos aprovados, na ocasião da matrícula, deverão apresentar o certificado original junto com os demais documentos.

 

PROFICIÊNCIA EM ESPANHOL

A proficiência em espanhol poderá ser comprovada por meio de prova realizada e aplicada pelo Centro Interdepartamental de Língua da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (CIL-FFLCH-USP), com resultado expresso por meio da menção “Suficiente” ou “Insuficiente”.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 01 de julho a 01 de agosto/2024  – Humanidades

PROVA DO ESPANHOL:  08/Ago/2024

– Para obter o calendário completo e os procedimentos para inscrição e realização das provas o candidato deve acessar o edital da prova desejada nas páginas das Equipes de Proficiência

Proficiência em Espanhol: http://clinguas.fflch.usp.br/espanhol

Para solicitar isenção da realização desta prova de proficiência em espanhol o(a)s candidato(a)s deverão enviar para o endereço eletrônico (pospsc@usp.br), no período de 17 a 28/junho de 2024, o certificado emitido pelas instituições listadas abaixo:

  1. a) Instituto Miguel Cervantes, DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira, com pontuação mínima B2 = apto, emitido no período de 2021 a 2024.

Obs: Aos aprovados, na ocasião da matrícula, deverão apresentar o certificado original junto com os demais documentos.

 

PROFICIÊNCIA EM ALEMÃO

Para solicitar isenção da realização desta prova de proficiência em alemão o(a)s candidato(a)s deverão enviar para o endereço eletrônico (pospsc@usp.br), no período de 17 a 28/junho de 2024, o certificado emitido pelas instituições listadas abaixo:

– Instituto Goethe, com pontuação mínima A2, Fit in Deutsch, emitido no período de 2021 a 2024 Obs: Aos aprovados, na ocasião da matrícula, deverão apresentar o certificado original junto com os demais documentos.

 

PROFICIÊNCIA EM ITALIANO

Para solicitar isenção da realização desta prova de proficiência em italiano o(a)s candidato(a)s deverão enviar para o endereço eletrônico (pospsc@usp.br), no período de 17 a 28/junho de 2024, o certificado emitido pelas instituições listadas abaixo:

– Sociedade Dante Alighieri, PLIDA – Progetto Lingua Italiana Dante Alighieri, mínimo B2, emitido no período de 2021 a 2024.

Obs: Aos aprovados, na ocasião da matrícula, deverão apresentar o certificado original junto com os demais documentos.

 

PROFICIÊNCIA EM PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

A proficiência em português para estrangeiros (de nações não-lusófanas).

Os candidatos estrangeiros serão dispensados da proficiência em Língua portuguesa, desde que apresentem anuência do orientador pretendido, com exceção dos candidatos estrangeiros que comprovem a condição de nacionais de nações lusófonas (países que têm o português como idioma oficial), nos termos do item V.2.1. do Regulamento do Programa.

a


a

Sugestões para elaboração do Memorial

O objetivo é a explanação da trajetória acadêmico-profissional, tendo como base os dados do Curriculum LATTES, mas não deve conter só informações objetivas. Em parte é uma autobiografia em que predomina a narrativa em forma reflexiva. Permite perceber o conjunto de atividades desenvolvidas e, principalmente, as impressões do autor sobre essas atividades, evidenciando seu amadurecimento profissional. Sua finalidade é inserir o projeto de pesquisa que, no momento, o motiva em sua trajetória acadêmica mais ampla, passada e de médio prazo. Devem ficar claras as conexões entre a trajetória acadêmica e o tema do projeto de pesquisa, bem como com a respectiva área de concentração e linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica. ESTRUTURA BÁSICA (arial 12 para texto e espaço de 1,5 linhas): Capa e folha de rosto, contendo nome, título (Memorial) local e ano. Sumário: enumeração das seções na mesma ordem e grafia em que aparecem no documento. Corpo do Memorial: um cabeçalho com o título e os dados subdivididos em seções apresentadas na forma narrativa, podendo incluir: Formação: Graduação, Pós-Graduação, indicar tema de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, monografia, dissertação, etc., a instituição onde concluiu o grau acadêmico e o nome do orientador. Formação Complementar: outros cursos relevantes para a formação acadêmica e, em especial, na consolidação da área ou do projeto de pesquisa. Idiomas (indicar com franqueza e razões o grau de domínio). Atividades docentes: aulas e/ou cursos ministrados, orientações de dissertações, monografias, estagiários, bolsistas de iniciação científica ou aperfeiçoamento. Atividades de Pesquisa: indicar participação em projetos de iniciação científica e similares, bem como experiências comprovadas com pesquisa e participação em grupos de estudos. Citar atividades de pesquisa citando Linhas de pesquisas atuais, Projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, obtenção de bolsas/auxílios em instituições de fomento à pesquisa. Produção científica: artigos em periódicos nacionais e internacionais arbitrados, livros, capítulos de livro, organização de livro. Trabalhos completos em anais de eventos científicos. Participação em mesas redondas, colóquios (moderador ou debatedor), coordenação (mesas redondas, sessões de temas livres ou posters, cursos ou conferências), participação como conferencista ou palestrante, participação em comissões organizadoras e/ou científicas.

Conclusão: Síntese e perspectivas futuras.

O que será avaliado no Memorial

Exposição do percurso de formação do candidato até o momento

Explicitação de momentos significativos na formação acadêmica e na formação como pesquisador

Apresentação da relação entre o percurso e a intenção de ingresso no Programa, com a contextualização e a justificativa do problema de pesquisa que consta no Projeto de Pesquisa entregue no ato de inscrição.

Capacidade de organizar as ideias com clareza, objetividade e perspectiva crítica: redação e linguagem.

a


a

Sugestão de roteiro para elaboração do Projeto de Pesquisa

O Projeto de Pesquisa deverá ser apresentado de forma clara e resumida, e ocupar, no máximo, 20 páginas, contando com a capa, digitadas em espaço duplo. Deverá apresentar: Título, Resumo, Introdução (problemática) e justificativa, com síntese da Bibliografia fundamental (os principais autores que já trataram do assunto e o estado da arte a respeito do tema); Objetivos; Método; Forma de análise dos resultados; Análise dos aspectos éticos; Plano de Trabalho e Cronograma de sua execução; Referências Bibliográficas. Na última página deve-se indicar explicitamente a linha de pesquisa do Programa na qual o Projeto está inserido e o orientador pretendido.

O que será avaliado no Projeto de Pesquisa

Apresentação da justificativa e relevância do problema de pesquisa apresentado para a comunidade científica

Apresentação de fundamentação teórica para abordar o tema escolhido

Apresentação dos objetivos de modo claro e factível

Apresentação do método e viabilidade do mesmo

Apresentação dos procedimentos para análise de resultados

Capacidade de organizar as ideias com clareza, objetividade e perspectiva crítica: redação e linguagem

Aguarde que o Edital será disponibilizado em breve. Nele teremos todas as etapas após as proficiências em idiomas.