Créditos Especiais

O aluno de Mestrado poderá receber até 4 créditos, como créditos especiais, pelas seguintes atividades:

• Publicação de trabalho completo em anais (ou similares) do qual o interessado é autor (1 crédito). O trabalho deverá estar ligado à área de investigação durante o curso;
  • Livro ou capítulo de livro de reconhecido mérito na área de conhecimento (1 crédito);
  • Participação em seminários ou eventos promovidos pelo Instituto de Psicologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IP USP, desde que demonstre apresentação de trabalho;
  • Trabalho completo publicado em revista indexada de circulação nacional ou internacional (2 créditos).

O aluno de Doutorado e Doutorado Direto poderá receber até 8 créditos, como créditos especiais, pelas seguintes atividades:

• Publicação de trabalho completo em anais (ou similares) do qual o interessado é autor (1 crédito) O trabalho deverá estar ligado a área de investigação durante o curso;
  • Participação em seminários ou eventos promovidos pelo Instituto de Psicologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IP USP, desde que demonstre apresentação de trabalho (1 crédito);

Nos cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto 50% dos créditos devem ser obtidos em disciplinas oferecidas pelo Programa.

Disciplinas Obrigatórias

As disciplinas obrigatórias para Mestrado são: Metodologia de Pesquisa em Psicologia Clínica
As disciplinas obrigatórias para o Doutorado e Doutorado Direto são: Metodologia de Pesquisa em Psicologia Clínica  / Epistemologias em Psicologia Clínica

Toda publicação decorrente da pesquisa realizada durante o curso de pós-graduação deverá ser em co-autoria com o orientador e/ou coorientador desde que haja anuência dos mesmos.

Formas adicionais de avaliação de alunos

Relatórios: Os estudantes serão avaliados anualmente através de seus relatórios de atividades. O relatório deverá conter a evolução ou avanços da pesquisa de campo e/ou bibliográfica, histórico escolar e as disciplinas cursadas (sistema janus) e os créditos adquiridos, dados sobre o exame de qualificação, se ocorreu, publicações ou textos que estão sendo elaborados e participação em eventos relativos a sua pesquisa. Descrever as atividades que serão realizadas no próximo período. É necessário anexar o currículo lattes atualizado. O relatório deve ser entregue até o último dia útil do mês de novembro. A forma de avaliação contará com 5 pontos para o avanço na pesquisa e cinco pontos para o histórico escolar, currículo e produções. A produções terão peso 2 para publicações e peso 1 para participação em eventos científicos. Em caso de reprovação do relatório dado a baixo desempenho do aluno o pós-graduando terá 60 (sessenta) dias para apresentar outro relatório. Se não apresentar e/ou for novamente reprovado, o aluno será desligado, com direito aos créditos.

Projeto de Pesquisa: Todos os alunos devem submeter seus projetos depesquisa em até 120 dias a contar da primeira primeira matrícula, para avaliação e aprovação pela CCP. Conforme previsto no regulamento deste Programa, os alunos que não tiverem seus projetos de pesquisa aprovados em caráter definitivo dentro do prazo de 180 dias a contar da primeira matrícula serão desligados do programa.

Avaliação escrita no julgamento das dissertações ou teses

A defesa se constituirá de avaliação oral e escrita do trabalho apresentado; esta última em formulário fornecido pelo Programa. A comissão examinadora deverá elaborar um parecer sucinto sobre o Mérito do Trabalho com os itens:

• Considerações sobre o mérito do trabalho;
  • Aspecto formal (digitação, formatação, ortografia, etc);
  • Conclusão final.

O parecer será entregue junto com o Relatório Final da comissão examinadora.

Idiomas permitidos para redação e defesa de dissertações e teses

Atendendo o artigo 89 do Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, todas as Dissertações e Teses deverão conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês.
As Dissertações e Teses poderão ser redigidas e defendidas em português ou inglês, desde que em um mesmo idioma.

Nomenclatura do título

O estudante de mestrado que cumprir todas as exigências do curso receberá o Título de “Mestre em Ciências”, no Programa de Psicologia Clínica.
O estudante de Doutorado ou Doutorado Direto que cumprir todas as exigências do curso receberá o Título de “Doutor em Ciências”, no Programa de Psicologia Clínica.