MEMORIAL: sugestões para elaboração(mestrado, doutorado, doutorado direto)

O objetivo é a explanação da trajetória acadêmico-profissional, tendo como base os dados do Curriculum LATTES, mas não deve conter só informações objetivas. Em parte é uma autobiografia em que predomina a narrativa simultaneamente reflexiva. Permite perceber o conjunto de atividades desenvolvidas e, principalmente, as impressões do autor sobre essas atividades, evidenciando seu amadurecimento profissional.Sua finalidade é inserir o projeto de pesquisa que no momento o motiva em sua trajetória acadêmica mais ampla, passada e de médio prazo.Devem ficar claras as conexões entre a trajetória acadêmica e o tema do projeto de pesquisa, bem como com a respectiva área de concentração e linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica.

ESTRUTURA BÁSICA (arial 12 para texto e espaço de 1,5 linhas):
Capa e folha de rosto, contendo nome, título (Memorial) local e ano.
Sumário: enumeração das seções na mesma ordem e grafia em que aparecem no documento.
Corpo do Memorial: um cabeçalho com o título e os dados subdivididos em seções apresentadas na forma narrativa, podendo incluir:
Formação:Graduação, Pós-Graduação, indicar tema de TCC, monografia, dissertação,etc., a instituição onde concluiu o grau acadêmico e o nome do orientador.
Formação Complementar: outros cursos relevantes para a formação acadêmica e, em especial, na consolidação da área ou do projeto de pesquisa.
Idiomas(indicar com franqueza e razões o grau de domínio).
Atividades docentes: aulas e/ou cursos ministrados, orientações de dissertações, monografias, estagiários, bolsistas de iniciação científica ou aperfeiçoamento.
Atividades de Pesquisa:indicar participação em projetos de iniciação científica e similares, bem como experiências comprovadas com pesquisa e participação em grupos de estudos.Citar atividades de pesquisa citando Linhas de pesquisas atuais, Projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, obtenção de bolsas/auxílios em instituições de fomento à pesquisa.
Produção científica: artigos em periódicos nacionais e internacionais arbitrados, livros, capítulos de livro, organização de livro. Trabalhos completos em anais de eventos científicos. Participação em mesas redondas, colóquios (moderador ou debatedor), coordenação (mesas redondas, sessões de temas livres ou posters, cursos ou conferências), participação como conferencista ou palestrante, participação em comissões organizadoras e/ou científicas.

Conclusão:Síntese e perspectivas futuras.