A integralização dos estudos de Pós-Graduação é expressa em unidades de créditos. Cada crédito corresponde a 15 horas de uma ou mais dentre as seguintes atividades programadas: aulas, seminários, trabalhos de laboratório ou de campo, pesquisa, atividades de monitoria e estudo ou preparo de tese ou dissertação. Considerando-se que cada disciplina regular corresponde a 8 unidades de crédito, o aluno tem que cursar 4 disciplinas no Mestrado, 6 disciplinas no Doutorado e 12 no Doutorado Direto, no mínimo 50% das disciplina deverão ser da área de concentração, Além disso, nossos alunos também recebem créditos pela publicação de artigos, livros e capítulos de livros.

Mestrado

O candidato ao grau de Mestre deverá integralizar pelo menos 96 (noventa e seis) unidades de crédito, assim distribuídas:
I – no mínimo 32 (trinta e dois) créditos em disciplinas, sendo no mínimo 50% deles obtidos em
disciplinas do Programa no qual o aluno está matriculado.

II – 64 (sessenta e quatro) créditos na elaboração da dissertação.

Doutorado

O candidato ao Doutorado, portador do título de Mestre pela USP ou com equivalência do referido título por ela reconhecido, deverá integralizar pelo menos 160 (cento e sessenta) unidades de crédito, assim distribuídas:
I – no mínimo 32 (trinta e dois) créditos em disciplinas, sendo no mínimo 50% deles obtidos em
disciplinas do Programa no qual o aluno está matriculado.

II – 128 (cento e vinte e oito) créditos na elaboração da tese.

Doutorado Direto
O candidato ao grau de Doutorado Direto deverá integralizar pelo menos 192 (cento e noventa e dois) unidades de crédito, assim distribuídas:
I – no mínimo 64 (sessenta e quatro) créditos em disciplinas, sendo no mínimo 50% deles obtidos
em disciplinas do Programa no qual o aluno está matriculado.

II – 128 (cento e vinte e oito) créditos na elaboração da tese.

Créditos especiais
O aluno poderá receber créditos, como créditos especiais:
Do Mestrado até 4 créditos;
Do Doutorado e Doutorado Direto até 8 créditos.
Pelas seguintes atividades:

1. Publicação de trabalho completo em anais (ou similares) do qual o interessado é autor (1 crédito)

2. Livro ou capítulo de livro de reconhecido mérito na área de conhecimento (1 crédito)

3. Participação em seminários ou eventos promovidos pelo Instituto de Psicologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP, desde que demonstre apresentação de trabalho (1 crédito)

4. Trabalho completo publicado em revista indexada de circulação nacional ou internacional (2 créditos)

Observação

Os alunos de Mestrado e de Doutorado cursam as mesmas disciplinas, já que o docente do Programa tem, no mínimo, o título de Doutor. Pelo Regimento de Pós-Graduação da USP, a diferença existente entre os dois níveis caracteriza-se pela conceituação do que é uma dissertação e do que é uma tese. A dissertação de Mestrado é o estudo aprofundado de um campo do saber. Considera-se tese de Doutorado o trabalho de investigação que represente contribuição original ao estado da arte do tema tratado. O Doutorado visa tanto o produtor de conhecimento, quanto o desenvolvimento do pesquisador e formador de futuros pesquisadores.