O Programa inclui dois níveis de treinamento, o Mestrado e o Doutorado, diferenciados pela amplitude e profundidade dos estudos. Seguindo o Estatuto da USP, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica consiste em um conjunto de atividades programadas, avançadas e individualizadas, acompanhadas por um conselheiro que carrega, pelo menos, o título de Doutor. Essas atividades incluem e privilegiam o ensino e a pesquisa, buscando sempre a integração do conhecimento. O Programa é entendido como um sistema de formação intelectual e, ao mesmo tempo, de produção de conhecimento na área de Psicologia Clínica.
Doutorado Direto
O aluno regularmente matriculado no curso de mestrado pode solicitar, com o consentimento do conselheiro, a passagem do curso de Mestrado para Doutorado, se aprovado no Exame de Qualificação de Mestrado, no qual o Comitê Examinador, por meio de uma opinião circunstância, a relevância do pedido para a passagem do mestrado para o doutorado direto.
O pedido deve ser enviado ao CCP, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a partir da data da aprovação no exame de qualificação, acompanhado de uma justificativa detalhada do conselheiro, o parecer detalhado da Comissão Examinante, o projeto de pesquisa apropriado para o nível de Doutorado, o currículo de Lattes e o histórico escolar do candidato. Todos os documentos devem ser enviados em 3 (três) maneiras.
A candidatura do candidato será avaliada por uma comissão de julgamento que será constituída por três examinadores, sob a presidência de um professor de orientação do Programa ao qual o aluno pertence e sem a participação do conselheiro. O Presidente do Comitê Examinador, depois de ouvir os outros membros, pode convocar o candidato para a acusação.
A Comissão Examinadora será nomeada pelo CCP, e o conselheiro poderá sugerir o nome de seus componentes.
A Comissão avaliadora avaliará o treinamento do aluno observando os seguintes itens:
– Desempenho académico do aluno, que deve ser excelente;
– Adequação do projeto de mestrado para o curso de doutorado pretendido e
– Lattes Curriculum, verificando:
a) demonstração da participação do candidato na área de pesquisa de seu projeto;
b) prova da participação do candidato em reuniões científicas, em que divulgou os resultados de suas investigações;
c) existência de pelo menos dois artigos publicados e / ou aceitos, após o registro do candidato no Programa, em um jornal indexado e focado na área de pesquisa do candidato.
Para a formalização da aprovação no Doutorado Direto, o candidato, além da aprovação antes da segunda Comissão Examinadora, deve apresentar a aprovação na segunda língua (francês, espanhol ou alemão ou italiano) até o prazo de 90 (noventa) dias a partir de da data de aprovação no exame da Comissão, nos termos do artigo V-Língua estrangeira do presente regulamento. Em caso de falha, o candidato terá até 30 (trinta) dias para realizar uma nova prova de idioma.
O curso dura 55 (cinquenta e cinco) meses, os assuntos são oferecidos semestralmente, no período do dia (das 8h às 12h ou das 14h às 18h) e não há aulas aos sábados. Para a conclusão dos créditos, o aluno precisa obter 64 créditos em disciplinas estudadas, até a data do depósito da tese, sendo obrigatório as disciplinas:
“Metodología da Pesquisa em Psicología Clínica”
“Epistemologías en Psicología Clínica”.
“Introdução à Pós-Graduação: Ensino e Pesquisa”
“Práticas de orientação de Projetos”
No curso de Doutorado Direto em Psicologia Clínica, juntamente com o depósito da tese, é necessária a verificação da aceitação da apresentação ou publicação de dois artigos em co-autoria com o conselheiro, relacionado à tese, em revista nacional e / ou internacional .
Consulta ao Banco de Teses e Dissertação – Psicología Clínica