– Os Estudantes deverão demonstrar a proficiência em inglês tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado e Doutorado Direto.

Para Doutorado e Doutorado Direto deverão demonstrar proficiência em um segundo idioma que poderá ser francês ou espanhol ou Italiano ou alemão.

O exame constará de provas de proficiência em língua estrangeira que poderão ser de compreensão ou tradução que serão planejadas, aplicadas e organizadas por centros de línguas de reconhecida competência aceitos pelo Programa.

Aos alunos estrangeiros, além da proficiência em idiomas, é exigida também a proficiência em língua portuguesa.

PROVAS EM IDIOMAS –

As provas de proficiência em língua estrangeira, que poderão ser de compreensão e/ou tradução, serão planejadas e aplicadas pelo CL – CENTRO INTERDEPARTAMENTAL DE LÍNGUAS (FFLCH-USP).

Para obter o calendário completo e os procedimentos para inscrição e realização das provas o candidato deve acessar o edital da prova desejada nas páginas das Equipes de Proficiência: Buscar no anexo Cronograma

Proficiência em Português:

Proficiência em Francês: