O Exame de Qualificação é exigido tanto no curso de Mestrado quanto no curso de Doutorado.
A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do estudante e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo regulamento deste Programa.
O exame deverá ser realizado no máximo 60 dias após a inscrição. O estudante de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do programa, conforme Regimento de Pós-Graduação da USP.
A comissão examinadora deve ser constituída por três membros, com titulação mínima de doutor: o Orientador, um membro examinador do programa ou externo e o terceiro membro examinador externo ao Programa, que pode ser da Unidade.

Mestrado

O(A) estudante de Mestrado deverá inscrever-se no referido exame num período máximo de 13 (treze) meses após sua primeira matrícula no curso, obedecendo o calendário estabelecido pelo programa e divulgado na página do programa na Internet. O candidato poderá se submeter ao Exame de Qualificação do Mestrado após integralizar 16 (dezesseis) unidades de créditos em disciplinas.
A composição da comissão examinadora, deverá ser encaminhada pelo(a) Orientador(a) na inscrição do referido exame.
O objetivo do exame de qualificação no mestrado é avaliar o conhecimento adquirido em disciplinas e sobre o tema de seu projeto, além da capacidade do(a) estudante em executar seu projeto de pesquisa.
No Mestrado, o exame de qualificação consistirá de uma monografia de no mínimo quarenta e no máximo oitenta páginas e uma exposição oral sobre o projeto de pesquisa.
A monografia deverá ser entregue na CCP em quatro cópias por ocasião da inscrição do(a) estudante no referido exame.
A Comissão Examinadora facultará ao candidato a possibilidade de expor seu projeto durante, no máximo, 30 minutos, seguida de arguição pela comissão examinadora, na qual cada membro terá no máximo 30 minutos para arguir com o mesmo tempo máximo de resposta do candidato. A comissão examinadora será composta pelo Orientador, um membro examinador do programa ou externo e o terceiro membro examinador externo ao Programa, que pode ser da Unidade, designados pela CCP. A duração total da arguição pela comissão examinadora será de no mínimo 60 minutos e máximo 180 minutos. Na realização do Exame de Qualificação poderá haver, a critério da CCP, participação de apenas um membro por meio de vídeo-conferência exceto o presidente da comissão examinadora.
A Comissão Examinadora, enviará à CCP, para homologação, o relatório de aprovação ou reprovação do candidato.

Doutorado

O(A) estudante de Doutorado deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 21 meses após o início da contagem do prazo no curso. O candidato poderá se submeter ao Exame de Qualificação do Doutorado após integralizar 24 (vinte e quatro) unidades de créditos em disciplinas.
O objetivo do exame de qualificação no Doutorado é avaliar a capacidade do(a) candidato(a) de desenvolver, de forma independente, o seu projeto de tese, dentro de sua área de pesquisa.
Para o Doutorado, no Exame de Qualificação, a Comissão Examinadora arguirá sobre o projeto de tese, a descrição das etapas percorridas na realização do projeto, os resultados alcançados e as tarefas remanescentes. A Comissão Examinadora facultará ao candidato a possibilidade de expor seu projeto durante, no máximo, 30 minutos, sendo seguida de arguição pela Comissão Examinadora, na qual cada membro terá no máximo 30 minutos para arguir com o mesmo tempo máximo de resposta do candidato. A comissão examinadora será composta pelo Orientador, um membro examinador do programa, ou externo, e o terceiro membro examinador externo ao Programa, que pode ser da Unidade designados pala CCP. A duração total da comissão será de no mínimo 60 minutos e máximo 180 minutos. Na realização do Exame de Qualificação poderá haver, a critério da CCP, participação de apenas um membro por meio de vídeo-conferência exceto o presidente da Comissão Examinadora.

Doutorado Direto

O estudante de Doutorado Direto deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 27 meses após o início da contagem do prazo no curso. O candidato poderá se submeter ao Exame de Qualificação do Doutorado Direto após integralizar 48 (quarenta e oito) unidades de créditos em disciplinas.
O objetivo do exame de qualificação no Doutorado Direto é o mesmo do Doutorado. O Exame será realizado de acordo com as normas do Doutorado.
O estudante que for reprovado no exame de qualificação poderá repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar novo exame no prazo máximo de até 90 dias após a realização do primeiro exame. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.